DSpace Repository

Protagonismo juvenil na Escola Cidadã Integral: da concepção às vivências.

Show simple item record

dc.creator.ID PEREIRA, R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1215453981116166 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PAULO, Maria de Assunção Lima de.
dc.contributor.advisor1ID PAULO, Maria de Assunçao Lima de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8362829612160567 pt_BR
dc.contributor.referee1 LADOSKY, Mário Henrique Guedes.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, José Marciano.
dc.description.resumo As políticas educacionais das últimas décadas, como o Plano Nacional de Educação – PNE, as mudanças na BNCC – Base Nacional Comum Curricular e a Reforma do Ensino Médio vêm contribuindo para transformações que influenciam cada vez mais o campo educacional brasileiro. A consolidação e ampliação das Escolas Cidadãs Integrais no Brasil se apresenta como um dos resultados dessas mudanças, as quais contribuem de forma substancial com o fortalecimento da lógica de mercado na gestão educacional. O Protagonismo Juvenil, enquanto metodologia e, juntamente com o componente curricular Projeto de Vida, constituem-se como eixos centrais no referido modelo de Escola. O objetivo desta pesquisa foi compreender a concepção de Protagonismo Juvenil para os/as jovens de uma Escola Cidadã Integral e Técnica – ECITE, assim como, analisar a abordagem dessa categoria pelo referido modelo de escola. Foram realizadas quatro entrevistas semiestruturadas e aplicados dezesseis questionários em uma Escola Cidadã Integral e Técnica - ECITE, em 2019, situada no município de João Pessoa/PB. Para análise e interpretação dos dados coletados, utilizamos a abordagem qualitativa da pesquisa social (MINAYO, 2016) e a análise de conteúdo, baseada em Bardin (1979) e Minayo (2016). Nosso trabalho trata de categorias, concepções e conceitos como Juventude, Protagonismo Juvenil, Educação e Escola Cidadã Integral. Partimos do pressuposto de pensar a categoria Juventude como construção social, utilizando como aporte teórico o autor BOURDIEU, 1983, assim como buscando compreender esses sujeitos sociais a partir de suas pluralidades e realidades vivenciadas, como parte de um processo mais amplo, em DAYRELL, 2003. Consideramos que, as ‘novas’ propostas educativas substituem o conceito de formação humana básica pela noção de competências individuais para o mercado, para isso, nos embasamos em FRIGOTTO; CIAVATTA, 2014. Verificamos que as instituições de ensino, inseridas nesse contexto, tendem a nortear suas ações neste sentido: o modelo educacional analisado, também é produto dessas mudanças e a Pedagogia das Competências, metodologia presente em seu pilar formativo, fundamenta essa afirmação. Observamos que o entendimento dos/as jovens a respeito do Protagonismo Juvenil está relacionado com a concepção neoliberal presente nos documentos e objetivos da Escola Cidadã Integral. Neste sentido, faz-se necessário reinterpretar o Protagonismo Juvenil a partir de uma abordagem mais enraizada de acordo com a origem do termo e contextualizá-la política, econômica e culturalmente, para além do espaço escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - CAMPINA GRANDE pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Sociologia pt_BR
dc.title Protagonismo juvenil na Escola Cidadã Integral: da concepção às vivências. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-22
dc.description.abstract The educational policies of the last decades, such as the National Education Plan - PNE, the changes in the BNCC - Common National Curriculum Base and the High School Reform have contributed to transformations that increasingly influence the Brazilian educational domain. The consolidation and expansion of Integral Citizen Schools in Brazil is one of the results of these changes, which contribute substantially to the strengthening of the market logic in educational management. Youth Protagonism, as a methodology and, together with the curricular component Project of Life, constitute central axes in the referred School model. The objective of this research was to understand the concept of Youth Protagonism for the young people of an integral and Technical Citizen School - ECITE, as well as to analyze the approach of this category by the referred school model. Four semi-structured interviews were conducted and sixteen questionnaires were applied to a Citizen Comprehensive and Technical School - ECITE, in 2019, located in the city of João Pessoa / PB. For analysis and interpretation of the collected data, we used the qualitative approach of social research (MINAYO, 2016) and content analysis, based on Bardin (1979) and Minayo (2016). Our work deals with categories, conceptions and concepts such as Youth, Youth Protagonism, Education and Integral Citizen School. We begin by basing the assumption of thinking the category Youth as a social construction, using the author BOURDIEU, 1983 as a theoretical contribution, as well as trying to understand these social subjects from their pluralities and experienced realities, as part of a broader process, in DAYRELL, 2003. We consider that the 'new' educational proposals replace the concept of basic human training with the notion of individual skills for the market, for this reason, we referral based is on FRIGOTTO; CIAVATTA, 2014. It was verfied that educational institutions inserted in this context tend to guide manner of actions within this same context: that is, the educational model analyzed is also a by-product of these envisaged changes and the Pedagogy of Competences, a methodology present in its formative pillar, supports this statement. It was observed that the young people's understanding of Youth Protagonism is related to the neoliberal conception present in the documents and objectives of the Escola Cidadã Integral. In this sense, it is necessary to reinterpret Youth Protagonism from a more grassroot approach according to the origin of the term and to contextualize it politically, economically and culturally, beyond the school premises. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17883
dc.date.accessioned 2021-03-30T12:24:04Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T12:24:04Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Integral Citizen School pt_BR
dc.subject Youth Protagonism pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.subject Youths pt_BR
dc.subject Escola Cidadã Integral pt_BR
dc.subject Escuela Integral Ciudadana pt_BR
dc.subject Protagonismo Juvenil pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Educación pt_BR
dc.subject Juventudes pt_BR
dc.subject Jóvenes pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA, Rosymere.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Youth protagonism in the Escola Cidadã Integral: (Brazil): from conception to experiences. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA, R. Protagonismo juvenil na Escola Cidadã Integral: da concepção às vivências.L: da concepção às vivências. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2020. pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account