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Contribuições ao estudo das propriedades de misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por adição de lignina.

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dc.creator.ID MENDONÇA, A. M. G. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7613871386733779 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, John Kennedy Guedes.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, J. K. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7834302744515283 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, José Bezerra da.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Danielle do Nascimento Silva.
dc.contributor.referee3 SILVA FILHO, Edmilson Dantas da.
dc.contributor.referee4 COSTA, Fabiana Xavier.
dc.description.resumo A utilização de modificadores em ligantes asfálticos e consequentemente em misturas asfálticas tem crescido consideravelmente nos últimos anos objetivando a melhoria do comportamento mecânico e consequentemente do desempenho funcional dos pavimentos, aumentando a resistência ao acúmulo de deformações permanente e ao aparecimento de trincas por fadiga e de contração térmica, retardando o envelhecimento prematuro. Devido às propriedades antioxidantes, a lignina tem sido utilizada como aditivo ao ligante asfáltico apresentando resultados promissores no que concerne ao aumento da resistência a deformações plásticas das misturas asfálticas. Assim, este estudo objetivou avaliar o desempenho de misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por adição de lignina proveniente da serragem de Pinus e Eucalipto nos teores de 3% ,6% e 9%. Foram realizados ensaios de caracterização física (penetração, ponto de amolecimento e índice susceptibilidade térmica) e reológica (viscosidade rotacional, Grau de Desempenho (PG), Fluência e Recuperação Sobre Tensão Múltipla – MSCR, Varredura de Amplitude Linear – LAS) do ligante puro, do AMP 55/75-E e do ligante modificado por adição de lignina Pinus e Eucalipto e caracterização mecânica das misturas produzidas com o ligante modificado por adição de lignina (Resistência a Tração – RT, Módulo de Resiliência – MR, Dano por Umidade Induzida – Lottman e Módulo Dinâmico – MD). Os resultados indicaram que a modificação do ligante contribuiu para melhoria das propriedades físicas, químicas e para o aumento da vida de fadiga, da resistência às deformações permanentes e retardaram o processo de envelhecimento. Quanto as propriedades das misturas asfálticas, observou-se que a modificação do ligante interferiu de maneira positiva nas propriedades mecânicas, contribuindo para obtenção de maior resistência a deformação permanente quando submetidos a altas temperaturas, maior resistência ao desgaste e menor susceptibilidade a umidade, destacando-se o teor de adição de 3% de Lignina Pinus, por proporcionar resultados mais promissores em termos de propriedades do ligante e das misturas asfálticas analisadas. Desse modo, o uso da lignina é uma opção viável do ponto de vista técnico, ambiental por reduzir o descarte inapropriado do material no meio ambiente e econômico por agregar valor comercial a um resíduo industrial que pode ser utilizado para a modificação de ligantes, indicando ainda que as misturas produzidas com esse polímero natural pode ser uma alternativa a misturas asfálticas convencionais, principalmente para regiões de clima tropical. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE PROCESSOS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia pt_BR
dc.title Contribuições ao estudo das propriedades de misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por adição de lignina. pt_BR
dc.date.issued 2020-02-28
dc.description.abstract The use of modifiers in asphaltic binders and, consequently, in asphaltic mixtures, has considerably increased aiming at the improvement of the mechanical behavior and functional performance of pavements, increasing the resistance to permanent deformations and to cracks by fatigue and thermal contraction, and also retarding premature aging. Due to the antioxidant properties, the lignin has been used as a modifier to the asphaltic binder, providing promising results regarding the improvement of resistance to plastic deformations of asphaltic mixtures. Thus, this study aimed at evaluating the performance of asphaltic mixtures produced with binder modified with lignin from the sawdust of pine and eucalyptus in the contents of 3% ,6%, and 9%. Physical (penetration, softening point, and thermal susceptibility) and rheological characterization tests (rotational viscosity, performance grade – PG, fluency and multiple stress creep recovery – MSCR, linear amplitude sweep – LAS) were performed on the pure binder, polymer modified asphalt (PMA) 55/75-E, and binder modified by lignin from pine and eucalyptus; mechanical characterization of the mixtures produced with the modified binder (tensile strength – TS, resilient modulus – RM, moisture-induced damage – Lottman, and dynamic modulus – DM) was also performed. The results indicated that the modified binder provided improvements to physical and chemical properties, increase in the fatigue life and resistance to permanent deformation, and delayed aging process. Regarding the properties of asphalt mixtures, the binder modification positively affected the mechanical properties, contributing to higher resistance to permanent deformation under high temperatures, high abrasion resistance, and lower susceptibility to humidity; the 3% content of pine lignin provided promising results regarding the properties of the binder and asphaltic mixtures analyzed. Therefore, the use of lignin is technically viable, environmentally friendly, as it enables reduction of the inappropriate discharge of material in the environment, and economically viable, as it adds commercial value to an industrial residue. Thus, the mixtures produced with natural polymer can be an alternative to conventional asphaltic mixtures, mainly in regions of tropical climate. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17886
dc.date.accessioned 2021-03-30T13:52:00Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T13:52:00Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Misturas Asfálticas pt_BR
dc.subject Modificador pt_BR
dc.subject Propriedades Mecânicas pt_BR
dc.subject Polímero Natural pt_BR
dc.subject Asphaltic Mixtures pt_BR
dc.subject Modifier pt_BR
dc.subject Mechanical Properties pt_BR
dc.subject Natural Polymer pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MENDONÇA, Ana Maria Gonçalves Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contributions to the study of the properties of asphalt mixtures produced with modified binder by adding lignin. pt_BR
dc.identifier.citation MENDONÇA, A. M. G. D. Contribuições ao estudo das propriedades de misturas asfálticas produzidas com ligante modificado por adição de lignina. 2020. 182 f. Tese (Doutorado em Engenharia de Processos) - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Processos, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17886 pt_BR


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