DSpace/Manakin Repository

Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, M. R. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5740645351907279 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.contributor.advisor1ID PINHEIRO-MARIZ, J. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4945243844289619 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORREIA NETO, Lino Dias.
dc.contributor.referee2 COSTA, Marcos Antônio Margarido.
dc.description.resumo Muito se discute a respeito de qual seria o momento mais adequado para a aprendizagem de uma língua estrangeira (LE). Comumente se aponta a fase da infância como sendo a mais propícia; outros diriam ser a adolescência ou a fase adulta. A partir desse questionamento, pretendemos discutir, nesta pesquisa, qual seria o momento ideal para a aprendizagem de uma LE. Além disso, buscamos identificar quais principais fatores neurodidáticos motivam a aprendizagem do FLE (Francês como Língua Estrangeira) para crianças, averiguando como esses estímulos podem instigar o imaginário e o lúdico na criança. Feitas essas ponderações, sugerimos algumas propostas metodológicas para que esse processo seja ativado, no ensino da língua francesa para crianças. Assim, nesta pesquisa-ação, examinamos fundamentos teóricos sobre a aprendizagem e a aquisição de línguas estrangeiras para essa faixa etária, com foco no aprendizado do FLE em uma realidade exolíngue brasileira, a partir das reflexões de Reyes (2010), Lago (2011) e de Shaffer (2009), dentre outros estudiosos. Os participantes e colaboradores desta pesquisa foram crianças entre três e cinco anos de idade, matriculadas na Unidade de Educação Infantil (UEI), da Universidade Federal de Campina Grande, seus pais e/ ou responsáveis e as professoras/educadoras, responsáveis pela formação geral desses aprendizes de FLE. Como resultados obtidos, pode-se enfatizar a constatação de que há um período sensível da maturação cognitiva que favorece a aquisição de uma LE. Também constatamos que a partir da aplicação das sequências didáticas elaboradas para esta pesquisa e adequadas à faixa etária dos aprendizes, obtivemos resultados satisfatórios, uma vez que as crianças tiveram, claramente, seu acervo lexical ampliado a partir da participação nas atividades lúdicas propostas nesta pesquisa-ação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. pt_BR
dc.date.issued 2014
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888
dc.date.accessioned 2021-03-30T15:41:23Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T15:41:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aquisição da linguagem pt_BR
dc.subject Francês para crianças pt_BR
dc.subject Desenvolvimento cognitivo pt_BR
dc.subject Aprendizagem de língua estrangeira - crianças pt_BR
dc.subject Fatores neurodidáticos - aprendizagm do francês pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject Crianças - aprendizagem de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Aquisição de língua estrangeira - crianças pt_BR
dc.subject Unidade de Edycação Infantil - UEI - UFCG pt_BR
dc.subject Maturação cognitiva - aquisição de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Sequências didáticas - ensino de francês pt_BR
dc.subject Pesquisa-ação - ensino de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Language acquisition pt_BR
dc.subject Adquisición lingüística pt_BR
dc.subject Acquisition du language pt_BR
dc.subject Français pour les enfants pt_BR
dc.subject Francés para niños pt_BR
dc.subject French for children pt_BR
dc.subject Cognitive development pt_BR
dc.subject Desarrollo cognitivo pt_BR
dc.subject Développement cognitif pt_BR
dc.subject Apprentissage des langues étrangères - enfants pt_BR
dc.subject Aprendizaje de lenguas extranjeras: niños pt_BR
dc.subject Foreign language learning - children pt_BR
dc.subject Neurodidactic factors - learning French pt_BR
dc.subject Factores neurodidacticos - aprender francés pt_BR
dc.subject Facteurs neurodidactiques - Apprendre le français pt_BR
dc.subject Enfants - apprentissage des langues étrangères pt_BR
dc.subject Niños - aprendizaje de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Children - foreign language learning pt_BR
dc.subject Foreign language acquisition - children pt_BR
dc.subject Adquisición de lenguas extranjeras: niños pt_BR
dc.subject Acquisition d'une langue étrangère - enfants pt_BR
dc.subject Maturation cognitive - acquisition d'une langue étrangère pt_BR
dc.subject Maduración cognitiva - adquisición de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Cognitive maturation - foreign language acquisition pt_BR
dc.subject Action Research - Foreign Language Teaching pt_BR
dc.subject Investigación-acción - Enseñanza de lenguas extranjeras pt_BR
dc.subject Recherche-action - Enseignement des langues étrangères pt_BR
dc.subject Séquences pédagogiques - Enseignement du français pt_BR
dc.subject Secuencias didácticas - Enseñanza del francés pt_BR
dc.subject Teaching sequences - French teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Maria Rennally Soares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Aspects neurodidactiques impliqués dans l'acquisition / l'apprentissage de la langue française pour les enfants. pt_BR
dc.title.alternative Neurodidactic aspects involved in the acquisition / learning of the French language for children. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Maria Rennally Soares da. Aspectos neurodidáticos envolvidos na aquisição / aprendizagem da língua francesa para crianças. 2014. 86f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17888 pt_BR
dc.description.resume On discute beaucoup sur ce qui serait le moment le plus approprié pour l'apprentissage d'une langue étrangère (LE). Couramment on affirme qui la phase de l’enfance est la plus propice ; d’autres disent que c'est l’adolescencel'âge adulte. À partir de cette interrogation, nous avons l'intention de discuter, dans cette recherche, ce qui serait le moment idéal pour l'apprentissage d’une LE. De plus, nous cherchons à identifier quels sont les principaux facteurs neurodidactiques qui motivent l'apprentissage du FLE (Français langue étrangère) pour les enfants, en examinant comment ces stimuli peuvent susciter l'imagination et ludique chez les enfants. Compte tenu de ces considérations, on suggère quelques propositions méthodologiques pour que ce processus soit activé dans l'enseignement du français aux enfants. À cette fin, dans cette recherche-action nous avons étudié les fondements théoriques basés sur l'apprentissage et l'acquisition des langues étrangères pour les enfants, en mettant l'accent sur l'apprentissage du Français comme Langue Étrangère (FLE) dans une réalité brésilienne exolingue à travers les réflexions de Reyes (2010), Lago (2011) et de Shaffer (2009), parmi d’autres chercheurs. Les participants et/ou collaborateurs de cette recherche sont des enfants de trois à cinq ans, inscrits dans l’Unité d’Éducation Infantile (UEI)2, de l’Université Fédérale de Campina Grande, leurs parents respectifs et/ou tuteurs, ainsi que les enseignants/éducateurs, responsables de la formation générale de ces apprenants du FLE. Concernant les résultats obtenus, on peut observer notamment qu’il y a une période sensible de maturation cognitive qui favorise l'acquisition d'une langue étrangère. À partir de l'élaboration et de l'application des séquences didactiques appropriées au groupe d'âge des apprenants, nous avons eu des résultats satisfaisants, une fois que les enfants ont obtenu un approfondissement de leurs connaissances lexicales, par l'intermédiaire de leur participation à des activités ludiques proposées par cette recherche-action. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta