DSpace/Manakin Repository

As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOSA, E. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9569889137035250 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, N. E. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0705308395568913 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Maria Rennally Soares da.
dc.description.resumo Durante anos, a Didática de Línguas (DDL) propôs e adaptou várias abordagens, métodos e metodologias para o ensino de línguas visando, entre outras coisas, o pleno desenvolvimento das habilidades comunicativas do aprendiz. Para tanto, buscou respaldo em diversas áreas, a exemplo da fonética e da fonologia, ciências importantes no processo de aquisição da língua, para dar a base necessária para que o aprendiz possa desenvolver suas aptidões linguísticas no processo de aquisição de uma língua estrangeira. Respaldados nos princípios teóricos e nos estudos de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), nossa pesquisa se caracteriza como bibliográfica, documental, interpretativista e, para tanto, temos como objetivo geral: analisar as implicações dos exercícios fonéticos, em manuais de FLE, para o tratamento das vogais nasais francesas. Como ponto de partida, então, fizemos o seguinte questionamento: por que as vogais nasais do francês podem ser um problema de surdez fonológica para aprendizes brasileiros de FLE? Para entendermos este processo, nos baseamos em atividades/exercícios de manuais de língua francesa utilizados nas escolas e cursos de idiomas, da cidade de Campina Grande-PB, quais sejam: os três manuais da coleção Alter Ego Plus, correspondentes aos níveis A1, A2, B1; Latitudes: méthode de français, livros 1 e 2 e a coleção Tendances: méthode de français, níveis A1, A2, B1. Nos resultados, observamos que a maioria do corpus analisado foca unicamente em atividades de distinção fonética a partir do reconhecimento do par mínimo, de sensibilização sonora a partir da escuta e reprodução das vogais nasais e que as atividades analisadas se apresentaram em número reduzido nos manuais supracitados, mostrando-se assim insatisfatórios. Verificamos, ainda, que embora todos os manuais apresentem em seu conteúdo atividades/exercícios, para que o aprendiz adquira a consciência fonológica das vogais nasais, elas não são exploradas com profundidade. Notamos que, no caso da coleção Latitudes e Tendances, esse problema foi solucionado ao longo de todas as lições nas quais eram trabalhadas as vogais nasais, visto que a recorrência do som segue uma contextualização de modo que permite ao aprendiz estar numa situação de imersão linguística. Concluímos, portanto, que ainda é necessário que os professores invistam em atividades/exercícios de fonética/fonologia complementares, além dos disponíveis nos manuais analisados, de maneira que possam dar um suporte efetivo ao aprendiz nas primeiras fases de aquisição fonológica da língua alvo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889
dc.date.accessioned 2021-03-30T16:10:37Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T16:10:37Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Fonologia pt_BR
dc.subject Crivo fonológico pt_BR
dc.subject Fonética pt_BR
dc.subject Vogais nasais francesas pt_BR
dc.subject Ensino de francês - fonética pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject Percepção de vogais - língua francesa pt_BR
dc.subject Aprendizes brasileiros - língua francesa pt_BR
dc.subject Exercícios fonéticos - língua francesa pt_BR
dc.subject Manuais de FLE pt_BR
dc.subject Coleção Alter Ego Plus pt_BR
dc.subject Latitudes: méthode de français pt_BR
dc.subject Tendances: méthode de français pt_BR
dc.subject Sensibilização sonora - língua francesa pt_BR
dc.subject Manuais de francês - análise pt_BR
dc.subject Língua estrangeira - ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Phonology pt_BR
dc.subject Fonología pt_BR
dc.subject Phonologie pt_BR
dc.subject Voyelles nasales françaises pt_BR
dc.subject Vocales nasales francesas pt_BR
dc.subject French nasal vowels pt_BR
dc.subject French teaching - phonetics pt_BR
dc.subject Enseñanza del francés - fonética pt_BR
dc.subject Enseignement du français - phonétique pt_BR
dc.subject Français langue étrangère - enseignement pt_BR
dc.subject Francés como lengua extranjera - enseñanza pt_BR
dc.subject French as a foreign language - teaching pt_BR
dc.subject Perception of vowels - French language pt_BR
dc.subject Percepción de las vocales - lengua francesa pt_BR
dc.subject Perception des voyelles - langue française pt_BR
dc.subject Exercices phonétiques - langue française pt_BR
dc.subject Ejercicios fonéticos - lengua francesa pt_BR
dc.subject Phonetic exercises - French language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOSA, Edvânia Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Les implications des exercices de phonétique pour la perception des voyelles nasales françaises par les apprenants brésiliens de FLE. pt_BR
dc.title.alternative The implications of phonetics exercises for the perception of French nasal vowels by Brazilian FLE learners. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOSA, Edvânia Aguiar. As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. 2020. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889 pt_BR
dc.description.resume Pendant des années, la Didactique des Langues (DDL) a proposé et a adapté plusieurs approches, méthodes et méthodologies pour l‟enseignement des langues visant, entre autres, le plein développement des compétences communicatives de l‟apprenant. Pour ce faire, elle a recherché des soutiens dans divers domaines, comme la phonétique et la phonologie, sciences importantes dans le processus d‟acquisition de la langue, pour fournir la base nécessaire pour que l‟apprenant puisse développer ses aptitudes linguistiques dans le processus d‟acquisition d‟une langue étrangère. Soutenues par les principes théoriques et les études de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), notre recherche se caractérise comme bibliographique, documentaire, interprétative, et, pour cela nous avons comme objectif général : analyser les implications des exercices phonétiques, dans des manuels de FLE, pour le traitement des voyelles nasales françaises. Comme point de départ, nous avons donc posé la question suivante : pourquoi les voyelles nasales du français peuvent-elles être un problème de surdité phonologique pour les apprenants brésiliens de FLE ? Pour comprendre ce processus, nous nous basons sur les activités/exercices des manuels de langue française utilisés par les écoles et les cours de langues de la ville de Campina Grande-PB, qui sont les trois manuels de la collection Alter Ego Plus correspondant aux niveaux A1, A2, B1; Latitudes : méthode de français, livres 1 et 2 et la collection Tendances : méthode de francais, niveaux A1, A2, B1. Dans les résultats, nous observons que la majorité du corpus analysé se concentre uniquement sur les activités de distinction phonétique à partir de la reconnaissance de la paire minimale, de sensibilisation sonore à partir de l‟écoute et de la reproduction des voyelles nasales et, encore, que les activités analysées se sont présentées en nombre réduit dans les manuels corpus de cette recherche, se montrant ainsi insatisfaisants. Nous constatons aussi que si tous les manuels présentent dans leur contenu des activités/exercices, pour que l‟apprenant acquière la conscience phonologique des voyelles nasales, elles ne sont pas explorées en profondeur. Nous remarquons que, dans le cas de la collection Latitudes et Tendances, ce problème a été résolu tout au long de la leçon dans laquelle les voyelles nasales étaient travaillées, car la récurrence du son suit un contexte qui permet à l‟apprentissage d‟être dans une situation d‟immersion linguistique. Nous concluons donc qu‟il est encore nécessaire que les enseignants investissent dans des activités/exercices de phonétique/phonologie complémentaires, en plus de ceux disponibles dans les manuels analysés, de sorte qu‟ils puissent apporter un soutien effectif à l‟apprenant aux premiers niveaux d‟acquisition phonologique de la langue cible. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta