dc.creator.ID |
BARBOSA, E. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9569889137035250 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Nyeberth Emanuel Pereira dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, N. E. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0705308395568913 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Maria Rennally Soares da. |
|
dc.description.resumo |
Durante anos, a Didática de Línguas (DDL) propôs e adaptou várias abordagens,
métodos e metodologias para o ensino de línguas visando, entre outras coisas, o pleno
desenvolvimento das habilidades comunicativas do aprendiz. Para tanto, buscou
respaldo em diversas áreas, a exemplo da fonética e da fonologia, ciências importantes
no processo de aquisição da língua, para dar a base necessária para que o aprendiz possa desenvolver suas aptidões linguísticas no processo de aquisição de uma língua
estrangeira. Respaldados nos princípios teóricos e nos estudos de Troubetzkoi (1970);
Cuq e Gruca (2005), Martinez (2006), Germain (1998), Silva (2012), nossa pesquisa se
caracteriza como bibliográfica, documental, interpretativista e, para tanto, temos como
objetivo geral: analisar as implicações dos exercícios fonéticos, em manuais de FLE,
para o tratamento das vogais nasais francesas. Como ponto de partida, então, fizemos o
seguinte questionamento: por que as vogais nasais do francês podem ser um problema
de surdez fonológica para aprendizes brasileiros de FLE? Para entendermos este
processo, nos baseamos em atividades/exercícios de manuais de língua francesa
utilizados nas escolas e cursos de idiomas, da cidade de Campina Grande-PB, quais
sejam: os três manuais da coleção Alter Ego Plus, correspondentes aos níveis A1, A2,
B1; Latitudes: méthode de français, livros 1 e 2 e a coleção Tendances: méthode de
français, níveis A1, A2, B1. Nos resultados, observamos que a maioria do corpus
analisado foca unicamente em atividades de distinção fonética a partir do
reconhecimento do par mínimo, de sensibilização sonora a partir da escuta e reprodução
das vogais nasais e que as atividades analisadas se apresentaram em número reduzido
nos manuais supracitados, mostrando-se assim insatisfatórios. Verificamos, ainda, que
embora todos os manuais apresentem em seu conteúdo atividades/exercícios, para que o
aprendiz adquira a consciência fonológica das vogais nasais, elas não são exploradas
com profundidade. Notamos que, no caso da coleção Latitudes e Tendances, esse
problema foi solucionado ao longo de todas as lições nas quais eram trabalhadas as
vogais nasais, visto que a recorrência do som segue uma contextualização de modo que
permite ao aprendiz estar numa situação de imersão linguística. Concluímos, portanto,
que ainda é necessário que os professores invistam em atividades/exercícios de
fonética/fonologia complementares, além dos disponíveis nos manuais analisados, de
maneira que possam dar um suporte efetivo ao aprendiz nas primeiras fases de aquisição
fonológica da língua alvo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-30T16:10:37Z |
|
dc.date.available |
2021-03-30 |
|
dc.date.available |
2021-03-30T16:10:37Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Fonologia |
pt_BR |
dc.subject |
Crivo fonológico |
pt_BR |
dc.subject |
Fonética |
pt_BR |
dc.subject |
Vogais nasais francesas |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de francês - fonética |
pt_BR |
dc.subject |
Francês como língua estrangeira - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Percepção de vogais - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizes brasileiros - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Exercícios fonéticos - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais de FLE |
pt_BR |
dc.subject |
Coleção Alter Ego Plus |
pt_BR |
dc.subject |
Latitudes: méthode de français |
pt_BR |
dc.subject |
Tendances: méthode de français |
pt_BR |
dc.subject |
Sensibilização sonora - língua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Manuais de francês - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Língua estrangeira - ensino aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Phonology |
pt_BR |
dc.subject |
Fonología |
pt_BR |
dc.subject |
Phonologie |
pt_BR |
dc.subject |
Voyelles nasales françaises |
pt_BR |
dc.subject |
Vocales nasales francesas |
pt_BR |
dc.subject |
French nasal vowels |
pt_BR |
dc.subject |
French teaching - phonetics |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del francés - fonética |
pt_BR |
dc.subject |
Enseignement du français - phonétique |
pt_BR |
dc.subject |
Français langue étrangère - enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Francés como lengua extranjera - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
French as a foreign language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Perception of vowels - French language |
pt_BR |
dc.subject |
Percepción de las vocales - lengua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Perception des voyelles - langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Exercices phonétiques - langue française |
pt_BR |
dc.subject |
Ejercicios fonéticos - lengua francesa |
pt_BR |
dc.subject |
Phonetic exercises - French language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOSA, Edvânia Aguiar. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Les implications des exercices de phonétique pour la perception des voyelles nasales françaises par les apprenants brésiliens de FLE. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The implications of phonetics exercises for the perception of French nasal vowels by Brazilian FLE learners. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOSA, Edvânia Aguiar. As implicações dos exercícios de fonética para percepção das vogais nasais francesas por aprendizes brasileiros do FLE. 2020. 80f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17889 |
pt_BR |
dc.description.resume |
Pendant des années, la Didactique des Langues (DDL) a proposé et a adapté plusieurs
approches, méthodes et méthodologies pour l‟enseignement des langues visant, entre
autres, le plein développement des compétences communicatives de l‟apprenant. Pour
ce faire, elle a recherché des soutiens dans divers domaines, comme la phonétique et la
phonologie, sciences importantes dans le processus d‟acquisition de la langue, pour
fournir la base nécessaire pour que l‟apprenant puisse développer ses aptitudes
linguistiques dans le processus d‟acquisition d‟une langue étrangère. Soutenues par les
principes théoriques et les études de Troubetzkoi (1970); Cuq e Gruca (2005), Martinez
(2006), Germain (1998), Silva (2012), notre recherche se caractérise comme
bibliographique, documentaire, interprétative, et, pour cela nous avons comme objectif
général : analyser les implications des exercices phonétiques, dans des manuels de FLE,
pour le traitement des voyelles nasales françaises. Comme point de départ, nous avons
donc posé la question suivante : pourquoi les voyelles nasales du français peuvent-elles
être un problème de surdité phonologique pour les apprenants brésiliens de FLE ? Pour
comprendre ce processus, nous nous basons sur les activités/exercices des manuels de
langue française utilisés par les écoles et les cours de langues de la ville de Campina
Grande-PB, qui sont les trois manuels de la collection Alter Ego Plus correspondant aux
niveaux A1, A2, B1; Latitudes : méthode de français, livres 1 et 2 et la collection
Tendances : méthode de francais, niveaux A1, A2, B1. Dans les résultats, nous
observons que la majorité du corpus analysé se concentre uniquement sur les activités
de distinction phonétique à partir de la reconnaissance de la paire minimale, de
sensibilisation sonore à partir de l‟écoute et de la reproduction des voyelles nasales et,
encore, que les activités analysées se sont présentées en nombre réduit dans les manuels
corpus de cette recherche, se montrant ainsi insatisfaisants. Nous constatons aussi que si
tous les manuels présentent dans leur contenu des activités/exercices, pour que
l‟apprenant acquière la conscience phonologique des voyelles nasales, elles ne sont pas
explorées en profondeur. Nous remarquons que, dans le cas de la collection Latitudes et
Tendances, ce problème a été résolu tout au long de la leçon dans laquelle les voyelles
nasales étaient travaillées, car la récurrence du son suit un contexte qui permet à
l‟apprentissage d‟être dans une situation d‟immersion linguistique. Nous concluons
donc qu‟il est encore nécessaire que les enseignants investissent dans des
activités/exercices de phonétique/phonologie complémentaires, en plus de ceux
disponibles dans les manuels analysés, de sorte qu‟ils puissent apporter un soutien
effectif à l‟apprenant aux premiers niveaux d‟acquisition phonologique de la langue
cible. |
pt_BR |