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Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito.

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dc.creator.ID COSTA, A. M. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2727979932114915 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Maria Angélica de.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Garibaldi Dantas de.
dc.description.resumo O presente trabalho objetiva analisara(s) forma(s) como o sujeito mulher negra está representado em uma peça publicitária da campanha de produtos de cabelo intitulada Pantene Gold Series. Para tanto, foi selecionado um vídeo promocional da referida marca veiculado em língua inglesa e lançado em 2017, que, em sua composição, apresenta a mulher negra enquanto protagonista e principal público-alvo. Sob a ótica da teoria dos gêneros do discurso e da perspectiva dialógica da linguagem de Bakhtin (2016); dos conceitos de representação e identidade, sugeridos por Hall (1996; 2016), procuramos decompor o gênero discursivo anúncio publicitário e a (s) representação (ões) social (is) do sujeito mulher negra, nesse gênero de ampla circulação social. Nossa pesquisausa de descrições de Sandmann (1997) e Arens, Schaefer, Weigold (2013) sobre a linguagem e a estrutura do gênero discursivo publicidade; esclarecimentos de Tejon, Panzarani e Megido (2010) e Safatle (2008) acerca das novas estratégias de composição do texto publicitário, em especial, o atendimento de novos grupos sociais; além de indicações de Ribeiro (2018) e Braga (2015) a respeito da figura da mulher negra como pintada no imaginário social, e das posições ocupadas por esse sujeito em nossa sociedade. Através de uma abordagem metodológica qualitativa, nossa pesquisa é do tipo documental e interpretativista. Concluímos evidenciando que fatores como o recorte sociohistórico em que nos situamos e os objetivos do gênero do discurso em foco, contribuem para uma nova forma de representar deste sujeito. Notamos que a construção de significado para representar a mulher negra em meio a sociedade caminha para transformar o posicionamento dela, agora, enquanto protagonista, aspectos que contrariam o discurso hegemônico, visto com mais facilidade rotineiramente, e que provavelmente não seriam possíveis em outros recortes históricos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. pt_BR
dc.date.issued 2018-12-11
dc.description.abstract This research aims to analyze the way(s) of how black woman is represented in one piece of advertising of the campaign promoted by Pantene hairline products, entitled Gold Series. To do so, a promotional video of the previously pointed brand was selected. The video was published in English language in 2017, and it presents in its composition the black woman, as protagonist, as well as the target audience. Based on the speech genres theory and the dialogic perspective of language by Bakhtin (2016); the concepts of representation and identity, suggested by Hall (1996; 2016), we aim at decomposing the advertisement speech genre and the social representation (s) of the subject black woman in this genre of wide social reach. Our research also uses descriptions by Sandmann (1997) and Arens, Schaefer, Weigold (2013) to define language and the structure of the advertisement; explanations by Tejon, Panzarani, Megido (2010) and Safatle (2008) about the new strategies for composing the advertisement, specially the service to meet new social groups; and indications suggested by Ribeiro (2018) and Braga (2015) about the portrayal of the black woman in the social imaginary as well as the positions occupied by her in our society. Through a method that uses the qualitative approach, our research is categorized as of documentary and interpretive types. We conclude pointing out that factors, such as the sociohistorical environment that we are at and the speech genre’s goals, contribute to a new way of how this subject is represented. We note that the construction of meaning to represent the black woman in society moves towards a transformation of her status, now, as a protagonist, these aspects contradict the hegemonic speech, usually easier found, and that it would probably not be possible in another historical context. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890
dc.date.accessioned 2021-03-30T17:04:48Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T17:04:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Mulher negra - publicidade pt_BR
dc.subject Análise do discurso pt_BR
dc.subject Representação da mulher negra - publicidade pt_BR
dc.subject Gêneros do discurso pt_BR
dc.subject Protagonismo da mulher negra pt_BR
dc.subject Pantene Gold Series - campanha publicitária pt_BR
dc.subject Teoria dos gêneros do discurso pt_BR
dc.subject Perspectiva dialógica - linguagem de Bakhtin pt_BR
dc.subject Linguagem de Bakhtin pt_BR
dc.subject Identidades e representação - Hall pt_BR
dc.subject Gênero discursivo publicidade pt_BR
dc.subject Figura da mulher negra - imaginário social pt_BR
dc.subject Black woman - advertising pt_BR
dc.subject Speech analysis pt_BR
dc.subject Representation of black women - advertising pt_BR
dc.subject Speech genres pt_BR
dc.subject Protagonism of the black woman pt_BR
dc.subject Pantene Gold Series - advertising campaign pt_BR
dc.subject Theory of speech genres pt_BR
dc.subject Dialogical perspective - Bakhtin's language pt_BR
dc.subject Language of Bakhtin pt_BR
dc.subject Identities and representation - Hall pt_BR
dc.subject Discursive genre advertising pt_BR
dc.subject Black woman figure - social imaginary pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Anilaury Maria Batista da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Protagonism of black women in a contemporary advertising campaign: an analysis of the subject's representations. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Anilaury Maria Batista da. Protagonismo da mulher negra em campanha publicitária contemporânea: uma análise das representações do sujeito. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17890 pt_BR


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