DSpace/Manakin Repository

Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go!

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CAETANO, G. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2316185069609813 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Normando de Brito.
dc.contributor.referee2 COSTA, Marcos Antônio Margarido.
dc.description.resumo Diante das mudanças no cenário globalizante no qual vivemos, as formas de nos comunicarmos e compartilharmos informação sofreram modificações que não podem passar despercebidas no âmbito educacional. No contexto de ensino regular, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) constituem um documento oficial destinado a fornecer parâmetros para guiarem os professores nas suas práticas pedagógicas. Considerando o ensino de línguas estrangeiras, as habilidades sugeridas pelas OCEM a serem trabalhadas no ensino médio são a compreensão e a produção escrita e oral, todas pautadas pelas novas teorias sobre o letramento. No âmbito de nossa pesquisa, nos voltaremos para a investigação de atividades de produção escrita, pois consideramos que, apesar de os documentos oficiais atribuírem a esta habilidade a mesma importância que conferem à oralidade, ela acaba sendo menos privilegiada nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto do ensino público. Dessa maneira, por reconhecermos a importância da escrita na aprendizagem de LI, propusemos como objetivo deste estudo verificar em que medida as propostas de produção escrita para quatro unidades do livro Way to Go!3, estão em consonância com os as teorias dos Novos Letramentos preconizados pelas OCEM. Para tanto, nos fundamentamos em Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), entre outros que constituem nosso aporte teórico. A metodologia dessa pesquisa é de cunho qualitativo, pois os dados são verificados de forma interpretativa, e também documental, pois o corpus de análise é em si um documento. Os resultados encontrados mostram que dentre as quatro unidades analisadas, duas apresentam práticas baseadas nos novos letramentos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Considering all the changes the world has been facing in the current globalized scenario, the way we communicate and share information have also modified, and such fact cannot be neglected in the educational context. OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is an official document directed to provide parameters to the teachers in their pedagogical practices. Regarding the foreign language teaching, the skills of reading, writing, listening and oral communication should be developed through the new perspectives of literacy in High School. In this research, we aim at analyzing activities that focus on writing skill, taking into consideration that, even though the official documents consider the development of writing skills as relevant as the development of oral skills, the writing process is still less emphasized in the English classes of the public school context. Thus, recognizing the importance of this skill for English learning, the main objective of this study is to analyze the activities of the writing production section of four units in the textbook Way to Go!3 in order to verify in what extent they dialogue with the proposals of new literacies recommended by OCEM. To do so, we are theoretically based on the assumptions of Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), among others. This is a qualitative study, since data is interpreted, and it can also be qualified as documentary, because the aforementioned textbook is a document. The results reveal that, among the four writing activities, two of them correspond to the assumptions of the new literacies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892
dc.date.accessioned 2021-03-30T18:06:55Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T18:06:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Análise de livro didático - inglês pt_BR
dc.subject Livro de inglês - análise pt_BR
dc.subject Ensino de línguas estrangeiras pt_BR
dc.subject Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM pt_BR
dc.subject Atividades de produção escrita - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Novos letramentos pt_BR
dc.subject Compreensão - língua estrangeira pt_BR
dc.subject Produção escrita e oral - língua estrangeira pt_BR
dc.subject Textbook Analysis - English pt_BR
dc.subject English Book - Analysis pt_BR
dc.subject Foreign language teaching pt_BR
dc.subject Written production activities - teaching English pt_BR
dc.subject Written and oral production - foreign language pt_BR
dc.subject New literacies pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CAETANO, Gilmara Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy and writing: analysis of activities in the English book Way to go! pt_BR
dc.identifier.citation CAETANO, Gilmara Pereira. Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! 2018. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta