dc.creator.ID |
CAETANO, G. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2316185069609813 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTEIRO, V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Normando de Brito. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Marcos Antônio Margarido. |
|
dc.description.resumo |
Diante das mudanças no cenário globalizante no qual vivemos, as formas de nos
comunicarmos e compartilharmos informação sofreram modificações que não podem passar despercebidas no âmbito educacional. No contexto de ensino regular, as Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) constituem um documento oficial destinado a fornecer parâmetros para guiarem os professores nas suas práticas pedagógicas. Considerando o ensino de línguas estrangeiras, as habilidades sugeridas pelas OCEM a serem trabalhadas no ensino médio são a compreensão e a produção escrita e oral, todas pautadas pelas novas teorias sobre o letramento. No âmbito de nossa pesquisa, nos voltaremos para a investigação de atividades de produção escrita, pois consideramos que, apesar de os documentos oficiais atribuírem a esta habilidade a mesma importância que conferem à oralidade, ela acaba sendo menos privilegiada nas aulas de Língua Inglesa (LI) no contexto do ensino público. Dessa maneira, por reconhecermos a importância da escrita na aprendizagem de LI, propusemos
como objetivo deste estudo verificar em que medida as propostas de produção escrita para quatro unidades do livro Way to Go!3, estão em consonância com os as teorias dos Novos Letramentos preconizados pelas OCEM. Para tanto, nos fundamentamos em Kern (2000), Dourado (2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), entre outros que constituem nosso aporte teórico. A metodologia dessa pesquisa é de cunho qualitativo, pois os dados são verificados de forma interpretativa, e também documental, pois o corpus de análise é em si um documento. Os resultados encontrados mostram que dentre as quatro unidades analisadas, duas apresentam práticas baseadas nos novos letramentos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Considering all the changes the world has been facing in the current globalized
scenario, the way we communicate and share information have also modified, and such fact
cannot be neglected in the educational context. OCEM (in English: Curriculum Guidelines for
High School) is an official document directed to provide parameters to the teachers in their
pedagogical practices. Regarding the foreign language teaching, the skills of reading, writing,
listening and oral communication should be developed through the new perspectives of
literacy in High School. In this research, we aim at analyzing activities that focus on writing
skill, taking into consideration that, even though the official documents consider the
development of writing skills as relevant as the development of oral skills, the writing process
is still less emphasized in the English classes of the public school context. Thus, recognizing
the importance of this skill for English learning, the main objective of this study is to analyze
the activities of the writing production section of four units in the textbook Way to Go!3 in
order to verify in what extent they dialogue with the proposals of new literacies recommended
by OCEM. To do so, we are theoretically based on the assumptions of Kern (2000), Dourado
(2000), Soares (2003), Souza (2011), Duboc (2016), among others. This is a qualitative study,
since data is interpreted, and it can also be qualified as documentary, because the
aforementioned textbook is a document. The results reveal that, among the four writing
activities, two of them correspond to the assumptions of the new literacies. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892 |
|
dc.date.accessioned |
2021-03-30T18:06:55Z |
|
dc.date.available |
2021-03-30 |
|
dc.date.available |
2021-03-30T18:06:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Livro de inglês - análise |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de línguas estrangeiras |
pt_BR |
dc.subject |
Orientações Curriculares para o Ensino Médio - OCEM |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades de produção escrita - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Novos letramentos |
pt_BR |
dc.subject |
Compreensão - língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Produção escrita e oral - língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Analysis - English |
pt_BR |
dc.subject |
English Book - Analysis |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Written production activities - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Written and oral production - foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
New literacies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CAETANO, Gilmara Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and writing: analysis of activities in the English book Way to go! |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CAETANO, Gilmara Pereira. Letramento e escrita: análise de atividades no livro de inglês Way to go! 2018. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17892 |
pt_BR |