DSpace/Manakin Repository

Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos planos das disciplinas do eixo docente do Curso de Letras Inglês da UFCG.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID RANGEL, J. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6706030844728098 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marcos Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 MAIA, Angélica Araújo de Melo.
dc.contributor.referee2 PINHEIRO-MARIZ, Josilene.
dc.description.resumo Formação de professores e educação inclusiva são temáticas que devem estar sempre em discussão no âmbito escolar e acadêmico, pois ambos possuem uma considerável importância para a melhoria da sociedade, mesmo que para esses temas ainda não sejam atribuídos o merecido valor. Nessa perspectiva, o presente trabalho teve como objetivo analisar de que forma as disciplinas de formação docente presentes no Projeto Pedagógico do curso de Letras – língua inglesa, na modalidade licenciatura da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contribuem para a formação inicial dos alunos no trato com a educação inclusiva. Para alcançar esse objetivo, realizamos uma pesquisa de cunho documental, com uma abordagem descritivo-interpretativista que se desenvolveu por meio da verificação das ementas, dos objetivos, e dos conteúdos programáticos nas disciplinas que compõem o eixo docente do curso, a fim de identificar se ou em que espaços a educação inclusiva é trabalhada. Para isso, utilizamos como fundamentação teórico-metodológicas autores como Medrado (2014), Serpa (2015), Silva e Costa (2017), Skliar (2006), Silva (2001), as Leis que regem a educação do país e os documentos oficiais que regularizam os cursos de Letras. Para organizar nossas análises, dividimos as disciplinas em duas categorias (bloco das disciplinas que propiciam oportunidades para o trabalho com a educação inclusiva e bloco das disciplinas que aparentam propiciar oportunidades para o trabalho com a educação inclusiva). As análises nos mostram que apesar de não termos palavras que nos indiquem o trabalho relacionado à educação inclusiva nas disciplinas de eixo docente, os professores responsáveis pela condução das aulas podem criar meios que possibilitem o acesso dos alunos a conteúdos e práticas que condizem com a educação inclusiva, de maneira que os instruam para a profissão de professores e as diversas nuances que podem acontecer durante a prática do ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras pt_BR
dc.title Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos planos das disciplinas do eixo docente do Curso de Letras Inglês da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-08
dc.description.abstract Teacher education and inclusive education are themes that are always under discussion in the school and academic scope, since both have a degree of importance for the improvement of society, even if, for these subjects, the merited value is not yet attributed. From this perspective, the present work had as objective to analyze how the given disciplines of teacher education present in the Pedagogical Project of the course of English language teaching, of the Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contribute to the initial training of students for working with inclusive education. To achieve this goal, we conducted a documentary research, with a descriptive-interpretative approach that was developed through the verification of the course description, objectives, and program content in the disciplines that make up the teaching axis of the course, to identify if, and in what spaces inclusive education is approached out. For this, we use as theoretical foundation authors as Medrado (2014), Serpa (2015), Silva e Costa (2017), Skliar (2006), Silva (2001), the laws that govern the education of the country, and the official documents that regulate the ELT courses. To organize our analyzes, we divide the disciplines into two categories (the ensemble of disciplines that provide opportunities for work with inclusive education and the ensemble of disciplines that appear to provide opportunities for work with inclusive education). The analysis shows to us that although we do not have words that indicate the work related to inclusive education in the disciplines of teaching, the teachers responsible for conducting the classes can create ways that give students access to contents and practices that are consistent with inclusive education, so that preparing them for the teaching nuances that may occur during the teaching practice. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17894
dc.date.accessioned 2021-03-30T18:38:45Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T18:38:45Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Formação docente - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Formação de professores - educação inclusiva pt_BR
dc.subject Curso de Licenciatura em Letras - Inglês - currículo pt_BR
dc.subject Cursos de letras - eixo docente pt_BR
dc.subject Legislação e inclusão - educação pt_BR
dc.subject História do Curso de Letras - Língua Inglesa UFCG pt_BR
dc.subject Análise curricular - curso de letras UFCG pt_BR
dc.subject Teacher training - inclusive education pt_BR
dc.subject Formación de profesores - educación inclusiva pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Educación inclusiva pt_BR
dc.subject Formación de profesores - educación inclusiva pt_BR
dc.subject Teacher training - inclusive education pt_BR
dc.subject Language Course - English - curriculum pt_BR
dc.subject Curso de idiomas - Inglés - plan de estudios pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator RANGEL, Jéssica Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Initial teacher education from the perspective of inclusive education: an analysis of the plans of the disciplines of the teaching axis of the English Language Course at Universidade Federal de Campina Grande - UFCG - Brazil. pt_BR
dc.identifier.citation RANGEL, Jéssica Dantas. Formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: uma análise dos planos das disciplinas do eixo docente do Curso de Letras Inglês da UFCG. 2018. 52f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17894 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta