DSpace/Manakin Repository

Norma and Norman Bates' relationship anf the advent of death in the TV Show Bates Motel thought adaptation and intersemiotic translation.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BEZERRA, K. K. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9209323522221534 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Danielle Dayse Marques de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, D. D. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9749512238325534 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Victoria Maria Santiago de.
dc.contributor.referee2 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.description.resumo No universo comunicativo, a tradução está presente em todos os lugares: outdoors, filmes e programas de TV também são formas de tradução (BASSNETT, 2002). Notando que adaptações de uma mídia para outra se tornaram cada vez mais populares e considerando que adaptação é uma forma de ajustar histórias por transcodificação, reinterpretação e recriação (HUTCHEON, 2011), este estudo apresenta a relação entre Norma e Norman Bates, bem como a análise da morte de Norma, como ela é representada nos dois contextos (Psycho e a série Bates Motel) e investiga: i) quais das descrições de cena e personagem no advento da morte de Norma Bates permanecem e quais são modificadas de Psycho para a série Bates Motel? Por que eles diferem e qual o propósito aparente? ii) a adaptação causa alguma mudança radical no motivo pelo qual Norman matou sua mãe? Mais especificamente, esse estudo: i) analisa a relação entre mãe e filho e o advento da morte de Norma em Psycho e nas Motel Bates; ii) identificar elementos intersemióticos na construção de Norma e Norman nas quatro primeiras temporadas da série de TV, comparando-o com o romance. Teoricamente, esse estudo apresenta: i) Da Tradução Textual à Intersemiótica (BASSNETT, 2002; BRANCO, 2016; GENTZLER, 2009; HUTCHEON, 2011; OUSTINOFF, 2011; PEIRCE, 2005; PLAZA, 2003; SANTAELLA, 2004); ii) Linguagem e Representação (BASSNETT, 2002; OUSTINOFF, 2011; PLAZA, 2003); iii) Adaptação (HUTCHEON, 2011; HUTCHEON; O'FLYNN, 2013); iv) Narrativa de Cinema (BERNADET, 2006; DIAZ CINTAS; REMAEL, 2007). Metodologicamente, esse estudo segue a tipologia da pesquisa conceitual (WILLIAMS; CHESTERMAN, 2002) e a metodologia descritiva e bibliográfica, considerando o paradigma interpretativo e a tipologia qualitativa (MOREIRA; CALEFFE, 2008). Os conceitos supracitados auxiliam na construção da análise e seleção do corpus, divididos em: i) seleção de dez (10) trechos de cenas e vinte e uma (21) imagens da primeira temporada; seleção de oito (08) trechos de cenas e quinze (15) imagens da segunda temporada; seleção de cinco (05) trechos de cenas e trinta e uma (31) imagens da terceira temporada; seleção de quinze (15) trechos de cenas e vinte e duas (22) imagens da quarta temporada; ii) seleção de quinze (15) passagens da narrativa de Psycho (1959). Todos os trechos de cenas foram selecionados usando o programa Bandicam, as cenas selecionadas das quatro primeiras temporadas de Bates Motel foram retiradas da Netflix. Os resultados mostram que: i) A morte de Norma é apresentada diferentemente, seguindo a Teoria de Adaptação (HUTCHEON, 2011; HUTCHEON, O'FLYNN, 2013): Em Psycho, Norman mistura estricnina com café, o que faz Norma sofrer em agonia, enquanto em Bates Motel, Norman mata a mãe em uma tentativa de se matar também, acendendo a fornalha quebrada que enche a casa com monóxido de carbono; ii) a adaptação não causa uma mudança radical no motivo pelo qual Norman matou sua mãe. O motivo é o mesmo em ambas as mídias: ele quer a mãe e não suporta a possibilidade de perdê-la. Este estudo é finalizado por um ponto de vista coerente e importante que reúne a influência de Norma e Norman Bates, um sobre o outro. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.subject.cnpq Artes. pt_BR
dc.title Norma and Norman Bates' relationship anf the advent of death in the TV Show Bates Motel thought adaptation and intersemiotic translation. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract In the communicative universe, translation is present everywhere: outdoors, movies, and TV shows are also forms of translation (BASSNETT, 2002). Noting that adaptations from one media to another have become more and more popular and considering that adaptation is a form of adjusting stories by transcoding, reinterpreting and recreating (HUTCHEON, 2011), this study presents the relationship between Norma and Norman Bates as well as the analysis of Norma’s death and how it is represented in both contexts (novel Psycho and TV show Bates Motel) and investigates: i) which of scene and character descriptions in the advent of Norma Bates’ death remain and which ones are modified from Psycho to the TV show Bates Motel? why do they differ and with what apparent purpose?; ii) does the adaptation cause any radical change in the reason why Norman killed his mother? More specifically, this investigation attempts to: i) analyze the relationship of mother and son and the advent of Norma’s death in Psycho and in Bates Motel; ii) identify intersemiotic elements in Norma’s and Norman’s construction through the first four seasons of the TV show, comparing it with the novel. Theoretically, this paper presents: i) From Textual to Intersemiotic Translation (BASSNETT, 2002; BRANCO, 2016; GENTZLER, 2009; HUTCHEON, 2011; OUSTINOFF, 2011; PEIRCE, 2005; PLAZA, 2003; SANTAELLA, 2004); ii) Language and Representation (BASSNETT, 2002; OUSTINOFF, 2011; PLAZA, 2003); iii) Adaptation (HUTCHEON, 2011; HUTCHEON; O’FLYNN, 2013); iv) Cinema Narrative (BERNADET, 2006; DIAZ CINTAS; REMAEL, 2007). Methodologically, this research follows the conceptual research typology (WILLIAMS; CHESTERMAN, 2002) and the descriptive and bibliographic methodology, considering the interpretative paradigm and the qualitative typology (MOREIRA; CALEFFE, 2008). The concepts aforementioned help build the corpus analysis and selection, divided in: i) selection of ten (10) scenes excerpts and twenty-one (21) images from season one; selection of eight (08) scenes excerpts and fifteen (15) images from season two; selection of five (05) scenes excerpts and thirty-one (31) images from season three; selection of fifteen (15) scenes excerpts and twenty-two (22) images from season four; ii) selection of fifteen (15) passages from the narrative of Psycho (1959). All scenes excerpts have been selected using Bandicam program and the scenes selected from the first four seasons of Bates Motel have been taken from Netflix. The results show that: i) Norma’s death does have a different presentation, following adaptation theories used as theoretical background (HUTCHEON, 2011; HUTCHEON, O’FLYNN, 2013): In Psycho, Norman mixes strychnine with coffee, which makes Norma suffers in agony, whereas in Bates Motel, Norman killed his mother in an attempt to kill himself as well by lightning the broken furnace, filling the house with carbon monoxide; ii) the adaptation does not cause a radical change in the reason why Norman killed his mother. The reason is the same in both medias: he wants his mother and he cannot stand the possibility of losing her. This study is concluded by a coherent and important point of view that brings together Norma and Norman Bates’ influence upon each other. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17896
dc.date.accessioned 2021-03-30T19:20:38Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T19:20:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tradução intersemiótica pt_BR
dc.subject Bates Motel pt_BR
dc.subject Estudos de tradução pt_BR
dc.subject Adaptação literária para cinema pt_BR
dc.subject Série Bates Motel pt_BR
dc.subject Linguagem e representação pt_BR
dc.subject Narrativa de cinema pt_BR
dc.subject Psicose - Robert Bloch pt_BR
dc.subject Robert Bloch - Psycho pt_BR
dc.subject Adaptação de Psycho de Robert Bloch - TV pt_BR
dc.subject Adaptation of Psycho by Robert Bloch - TV pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BEZERRA, Kelly Karoline Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language eng pt_BR
dc.title.alternative A relação de Norma e Norman Bates e o advento da morte no programa de TV Bates Motel adaptação de pensamento e tradução intersemiótica. pt_BR
dc.identifier.citation BEZERRA, Kelly Karoline Oliveira. Norma and Norman Bates' relationship anf the advent of death in the TV Show Bates Motel thought adaptation and intersemiotic translation. 2018. 100f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17896 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta