DSpace/Manakin Repository

Os diários descritivos como suporte no processo de formação do professor reflexivo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVEIRA, M. S. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4805449738021980 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marcos Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.referee2 ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.description.resumo Atualmente muito se discute sobre a necessidade de instrumentos que auxiliem professores em formação inicial na reflexão de sua prática. Através do que discute Schön (1987), a reflexão somada a uma ação faz com que os professores reflexivos tenham um diferencial em sua sala de aula, uma vez que através da reflexão, direcionada para um contexto e situações específicas, a forma de exercer a prática torna-se mais completa e diferenciada, trabalhando diretamente com a necessidade de cada indivíduo. À medida que um professor em formação inicial reflete sobre o que escuta, uma visão sobre seu eu na ação é criada. Tendo isto como base, pode-se entender a prática reflexiva como experiência fundamental para conhecimento de crenças, culturas e de quem o professor é neste ambiente em que exerce sua prática. Ampliando esta reflexão e voltando-se para a reflexão crítica da prática, Liberali (2012) sugere que tal ação acontece a partir da reflexão a respeito de um grupo social específico e suas necessidades, que movem e transformam as ações dos diversos participantes deste mesmo grupo. Pensando no contexto do estágio na formação inicial, uma reflexão crítica seria voltada para mudança da escolha de algumas práticas para certos ambientes ou momentos do ensino. O presente trabalho visa identificar, na escrita de diários reflexivos de alunos estagiários do curso de Letras – Língua Inglesa dos anos 2013 e 2016, a construção desta identidade reflexiva e de como o instrumento diário auxilia de forma mais completa na visualização do contexto em que estão inseridos durante a regência na educação infantil Pensando, inicialmente, no contexto do estágio para, em seguida, voltar-se para a identidade reflexiva do professor de modo geral, a análise será realizada considerando uma perspectiva de reflexão crítica que se concretiza em quatro formas de ação: descrever, informar, confrontar e reconstruir propostas por Freire (1970) e aprofundadas por Bartllet (1990) e Smyth (1992), conforme esclarece Liberali (2012). Aspectos específicos dos trabalhos também serão levados em consideração, tais como a época e a forma em que foram escritos. Alguns resultados nos permitem identificar a importância desses diários para uma reflexão mais completa sobre a prática e como auxiliaram o planejamento das aulas de estágio, bem como a necessidade, de modo geral, de instrumentos que permitam a reflexividade sobre o ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Os diários descritivos como suporte no processo de formação do professor reflexivo. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract Nowadays we see discussions about the importance and need of instruments that help teachers in initial formation to reflect about their practice. Regarding what Schön (1987) discusses about the reflection in addition to an action make the difference in reflexive teachers classes, once that reflection directed to a specific context and situations, are complete and differentiated, because considers the need of each individual student. As an early teacher education reflects on what he or she hears, an insight into his own is created. Based on this, one can understand a reflexive practice as a fundamental experience for knowledge of beliefs, cultures and of whom the teacher is in the context that exercises its practice. Thinking about reflection profoundly, we are faced with what is thought by critical education, which addresses the critical reflection of practice, Liberali (2012) suggests that such action happens from reflection on a specific social group and its company, that move and transform like actions of the diverse participants of this same group. Thinking in the context of the stage in the initial formation, a critical reflection, would be directed to change the choice of some practices for certain moments of teaching. The present work aims to identify, in the writing of reflexive diaries of trainee students of the course of Letras – Língua Inglesa of the years 2013 and 2016, a construction of this reflective identity and of how the auxiliary daily instrument (journals) in a complete form pictured in the context in which we are and which methods are most appropriate during early childhood educationInitially thinking about the context of the internship and then about the reflexive identity of the teacher in general, the analysis is performed considering a perspective of critical reflection that takes place in four different forms of action: describe, inform, confront and reconstruct, developed by Freire (1970) and expanded by Bartllet (1990) and Smyth (1992), according to Liberali (2012). Specific aspects of the journals are also taken into consideration, such as the time and the way they were written. Some results are simplest about a practice and as support to the planning of the internship classes, as well as a general need for tools that allow a reflexivity about teaching. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17899
dc.date.accessioned 2021-03-30T19:56:07Z
dc.date.available 2021-03-30
dc.date.available 2021-03-30T19:56:07Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor reflexivo pt_BR
dc.subject Diários descritivos - formação de professores pt_BR
dc.subject Professor iniciante pt_BR
dc.subject Diários reflexivos pt_BR
dc.subject Estagiários - Curso de Letras - Língua Inglesa UFCG pt_BR
dc.subject Diário como gênero pt_BR
dc.subject Formação docente - inglês pt_BR
dc.subject Reflective teacher pt_BR
dc.subject Descriptive diaries- teacher training pt_BR
dc.subject Reflective diaries pt_BR
dc.subject Teacher training - English pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVEIRA, Marina Soares Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Descriptive diaries as a support in the process of formation of the reflective teacher. pt_BR
dc.identifier.citation SILVEIRA, Marina Soares Duarte. Os diários descritivos como suporte no processo de formação do professor reflexivo. 2018. 72f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17899 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta