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Análise de atividades de compreensão oral para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) em ambientes virtuais.

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dc.creator.ID SOUZA, A. A. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7947617568605649 pt_BR
dc.contributor.advisor1 NÓBREGA, Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.
dc.contributor.advisor1ID NÓBREGA, C. V. A. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5325092221947739 pt_BR
dc.contributor.referee1 CORREIA NETO, Lino Dias.
dc.description.resumo Este trabalho de pesquisa analisa atividades de Compreensão Oral encontradas em sites de ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo. O objetivo desta pesquisa é observar como a competência de Compreensão Oral é concebida e trabalhada nas atividades disponíveis nos sites analisados, e se a concepção de ensino subjacente atende à demanda principal da atual Perspectiva Acional, que concebe o aluno como agente social e visa estabelecer situações de ação e interação interpessoais entre aprendizes da língua alvo. A base teórica acerca da Compreensão Oral são os estudos de Cornaire (1998), Cuq (2003), Desmoms (2005), Cuq e Gruca (2005), Groux (2011), Wachs (2011), entre outros. Sobre a inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) no ensino de línguas estrangeiras, recorremos às pesquisas realizadas por Dejean-Thircuir e Nissen (2013), Ollivier e Puren (2013), Mangenot (2013) e Kim (2014). A análise do corpus foi organizada em duas partes principais. Primeiramente, observamos a natureza das atividades propostas, baseando-nos nas considerações de Goh (2003) sobre tipos de atividades voltadas ao ensino da Compreensão oral. Em seguida, analisamos qual a relação dessas atividades com os pressupostos da Perspectiva Acional. Nossa análise nos permitiu constatar que: 1) os sites de ensino de FLE observados apresentam um modelo mais tradicional de atividades de compreensão oral; e 2) essas atividades não apresentam influência significativa de abordagens mais recentes na didática de ensino de Línguas Estrangeiras. Concluímos que o que acontece é a mudança de suporte, que não é mais um manual impresso, e sim um ambiente virtual, mas prevalece o mesmo tipo de conteúdo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Análise de atividades de compreensão oral para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) em ambientes virtuais. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17906
dc.date.accessioned 2021-04-01T17:18:59Z
dc.date.available 2021-03-31
dc.date.available 2021-04-01T17:18:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua francesa pt_BR
dc.subject Francês como língua estrangeira - ensino pt_BR
dc.subject Língua francesa pt_BR
dc.subject Compreensão oral - francês pt_BR
dc.subject Ambientes virtuais de aprendizagem - francês pt_BR
dc.subject Sites de ensino de francês pt_BR
dc.subject TV5 Monde pt_BR
dc.subject Perspectiva Acional - Educação pt_BR
dc.subject Tecnologias de Informação e Comunicação - ensino de línguas pt_BR
dc.subject Podcast Français Facile pt_BR
dc.subject Apprendre le français avec TV5 Monde pt_BR
dc.subject Site Bonjour de France pt_BR
dc.subject Enseignement de la langue française pt_BR
dc.subject French language teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza del idioma francés pt_BR
dc.subject Formación en francés pt_BR
dc.subject French language training pt_BR
dc.subject Enseignement de la langue française pt_BR
dc.subject Écoute - Français pt_BR
dc.subject Listening - French pt_BR
dc.subject Escuchar - Francés pt_BR
dc.subject Entornos virtuales de aprendizaje: francés pt_BR
dc.subject Virtual Learning Environments - French pt_BR
dc.subject Environnements d'apprentissage virtuels - Français pt_BR
dc.subject Sites d'enseignement du français pt_BR
dc.subject French teaching sites pt_BR
dc.subject Sitios de enseñanza de francés pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Arlley Antonio de Melo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Analyse des activités de compréhension orale pour l'enseignement du français langue étrangère (FLE) dans des environnements virtuels. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Arlley Antonio de Melo. Análise de atividades de compreensão oral para o ensino de francês como língua estrangeira (FLE) em ambientes virtuais. 2017. 65f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17906 pt_BR
dc.description.resume Cette recherche analyse des activités de compréhension orale trouvées dans des sites de l'enseignement du français comme langue étrangère (FLE). Il s’agit d’une recherche descriptive, de caractère qualitatif. L’objectif de cette recherche c’est celui de regarder comment la compétence de Compréhension Orale est perçue et travaillée dans les activités disponibles dans les sites analysés, et si la conception d’enseignement sous-jacente répond à la demande principal de l’actuel Perspective Actionnelle, qui voit l’apprenant comme un acteur social et a pour but d’établir des situations d’action et interaction interpersonnelles entre les apprenants d’une langue cible. La base théorique par rapport à la Compréhension Orale sont les études de Cornaire (1998), Cuq (2003), Desmoms (2005), Cuq e Gruca (2005), Groux (2011), Wachs (2011), entre autres. Par rapport à l’insertion des Technologies d’Information et Communication (TIC’s) dans l’enseignement des langues étrangères, nous avons observé les recherches réalisées par Dejean-Thircuir e Nissen (2013), Ollivier e Puren (2013), Mangenot (2013) et Kim (2014). L’analyse du corpus fut organisée en deux parties principals. D’abord, nous avons observé la nature des activités proposées, en observant les considérations de Goh (2003) sur les genres d’activités de l’enseignement de la Compréhension Orale. Ensuite, nous avons analysé quelle est la relation de ces activités avec les présuppositions de la Perspective Actionnel. Notre analyse nous a permis de remarquer que: 1) les sites d’enseignement de FLE observés présentent un modèle plus traditionnel d’activité de compréhension orale; et 2) ces activités ne présentent pas d’influence significative des approches plus actuelles dans la didactique de l’enseignement de Langues Étrangères. Nous avons conclu que ce qui arrive c’est le changement de support, qui n’est plus un manuel imprimé, mais un environnement virtuelle, mais prévaut le même genre de contenu. pt_BR


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