DSpace/Manakin Repository

Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, H. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6615139269190455 pt_BR
dc.contributor.advisor1 RODRIGUES, Márcia Candeia.
dc.contributor.advisor1ID RODRIGUES, M. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 pt_BR
dc.description.resumo Este estudo teve como objetivos (I) refletir sobre o fazer docente em situação de estágio supervisionado, utilizando as noções de planejamento e de sequência didática que concretizam essa prática, além de (II) demonstrar como os estagiários articulam os eixos didáticos, a saber - leitura, escrita e análise linguística - na Sequência Didática elaborada pelos mesmos. Assim, essa pesquisa, qualitativa e de natureza interpretativista, elege o contexto de ensino de Língua Portuguesa como o locus de investigação e reflexão sobre o fazer docente e tem como corpus a sequência didática elaborada para um período de estágio supervisionado que dois estagiários do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – PB elaboraram para a ministração de suas aulas da disciplina Estágio de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Campina Grande em uma turma do ensino fundamental I – 6o ano. Uma das vertentes a serem desenvolvidas no estágio se constitui na preparação dos alunos daquela escola para participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa que, no caso do 6o ano, o gênero trabalhado foi o poema. As reflexões obtidas para a elaboração desse trabalho monográfico foram fundamentadas a partir das contribuições teóricas e metodológicas de: Pimenta e Lima (2004) sobre estágio, Araújo e Kemiac (2010), Bezerra e Reinaldo (2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Perrenoud (2002), Zabala (2010), Bunzen (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1996, 1997, 2006), Mendonça (2006), Moita-Lopes (2006), Godoy (1995) e Lüdke e André (1986). Sobre os resultados obtidos da análise da SD, verificamos que a articulação dos eixos de ensino foi realizada de maneira satisfatória tendo em vista que eles agiram em consonância com os novos rumos pensados para o ensino-aprendizagem de uma LM. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. pt_BR
dc.date.issued 2017
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909
dc.date.accessioned 2021-04-02T02:55:42Z
dc.date.available 2021-04-01
dc.date.available 2021-04-02T02:55:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Prática docente pt_BR
dc.subject Sequência didática pt_BR
dc.subject Eixos de ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado - língua portuguesa pt_BR
dc.subject Planejamento e prática docente pt_BR
dc.subject Gêneros textuais - sequências didáticas pt_BR
dc.subject Pratique de l'enseignement - portugais pt_BR
dc.subject Teaching practice - portuguese pt_BR
dc.subject Práctica docente - portugués pt_BR
dc.subject Stage supervisé - langue portugaise pt_BR
dc.subject Supervised internship - Portuguese language pt_BR
dc.subject Pasantía supervisada - idioma portugués pt_BR
dc.subject Planificación y práctica docente pt_BR
dc.subject Planning and teaching practice pt_BR
dc.subject Planification et pratique de l'enseignement pt_BR
dc.subject Genres textuels - séquences didactiques pt_BR
dc.subject Textual genres - didactic sequences pt_BR
dc.subject Géneros textuales - secuencias didácticas pt_BR
dc.subject Secuencias didácticas pt_BR
dc.subject Didactic sequences pt_BR
dc.subject Séquences didactiques pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Heloisa Costa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Réflexions sur l'enseignement comme séquence d'enseignement en situation de stage. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Heloisa Costa de. Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta