dc.creator.ID |
OLIVEIRA, H. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6615139269190455 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
RODRIGUES, Márcia Candeia. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
RODRIGUES, M. C. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9787353864767301 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este estudo teve como objetivos (I) refletir sobre o fazer docente em situação de estágio supervisionado, utilizando as noções de planejamento e de sequência didática que concretizam essa prática, além de (II) demonstrar como os estagiários articulam os eixos didáticos, a saber - leitura, escrita e análise linguística - na Sequência Didática elaborada pelos mesmos. Assim, essa pesquisa, qualitativa e de natureza interpretativista, elege o contexto de ensino de Língua Portuguesa como o locus de investigação e reflexão sobre o fazer docente e tem como corpus a sequência didática elaborada para um período de estágio supervisionado que dois estagiários do curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande – PB elaboraram para a ministração de suas aulas da disciplina Estágio de Língua Portuguesa: Ensino Fundamental. Esse estágio foi desenvolvido em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio situada na cidade de Campina Grande em uma turma do ensino fundamental I – 6o ano. Uma das vertentes a serem
desenvolvidas no estágio se constitui na preparação dos alunos daquela escola para
participarem das Olimpíadas de Língua Portuguesa que, no caso do 6o ano, o gênero
trabalhado foi o poema. As reflexões obtidas para a elaboração desse trabalho
monográfico foram fundamentadas a partir das contribuições teóricas e metodológicas
de: Pimenta e Lima (2004) sobre estágio, Araújo e Kemiac (2010), Bezerra e Reinaldo
(2010), Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Perrenoud (2002), Zabala (2010),
Bunzen (2004), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), Geraldi (1996, 1997, 2006),
Mendonça (2006), Moita-Lopes (2006), Godoy (1995) e Lüdke e André (1986). Sobre
os resultados obtidos da análise da SD, verificamos que a articulação dos eixos de
ensino foi realizada de maneira satisfatória tendo em vista que eles agiram em
consonância com os novos rumos pensados para o ensino-aprendizagem de uma LM. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-02T02:55:42Z |
|
dc.date.available |
2021-04-01 |
|
dc.date.available |
2021-04-02T02:55:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Sequência didática |
pt_BR |
dc.subject |
Eixos de ensino de língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado - língua portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento e prática docente |
pt_BR |
dc.subject |
Gêneros textuais - sequências didáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Pratique de l'enseignement - portugais |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practice - portuguese |
pt_BR |
dc.subject |
Práctica docente - portugués |
pt_BR |
dc.subject |
Stage supervisé - langue portugaise |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship - Portuguese language |
pt_BR |
dc.subject |
Pasantía supervisada - idioma portugués |
pt_BR |
dc.subject |
Planificación y práctica docente |
pt_BR |
dc.subject |
Planning and teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Planification et pratique de l'enseignement |
pt_BR |
dc.subject |
Genres textuels - séquences didactiques |
pt_BR |
dc.subject |
Textual genres - didactic sequences |
pt_BR |
dc.subject |
Géneros textuales - secuencias didácticas |
pt_BR |
dc.subject |
Secuencias didácticas |
pt_BR |
dc.subject |
Didactic sequences |
pt_BR |
dc.subject |
Séquences didactiques |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Heloisa Costa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Réflexions sur l'enseignement comme séquence d'enseignement en situation de stage. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Heloisa Costa de. Reflexões sobre o fazer docente em uma sequência didática em situação de estágio. 2017. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Francesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17909 |
pt_BR |