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Inteligibilidade do falar inglês do brasileiro: um estudo com ouvintes camaroneses.

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dc.creator.ID OLIVEIRA, D. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1201546978512854 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CRUZ, Neide de Fátima Cesar da.
dc.contributor.advisor1ID CRUZ, N. F. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2508232872883509 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Normando de Brito.
dc.description.resumo A expansão da língua inglesa no mundo, segundo Jenkins (2003), é discutida levando em consideração três grupos de usuários da referida língua: os falantes de Inglês como Língua Nativa (ILN), os falantes de Inglês como Segunda Língua (ISL), e os falantes de Inglês como Língua Estrangeira (ILE). A ausência de estudos em inteligibilidade do falar em inglês do brasileiro envolvendo ouvintes de ISL, bem como a presença de um aluno camaronês, falante de ISL, no curso de Letras/Inglês da Unidade Acadêmica de Letras (UAL) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), motivaram a realização do presente estudo, que tem os seguintes objetivos: (1) identificar na fala espontânea de graduandos de Letras/Inglês da UFCG os aspectos de pronúncia que caracterizam o falar em inglês do brasileiro; (2) investigar quais desses aspectos afetam a inteligibilidade da fala desses graduandos para dois ouvintes camaroneses de inglês: um familiarizado com o falar em inglês dos brasileiros e outro não familiarizado; e (3) investigar a influência da familiaridade (ou da falta dela) na inteligibilidade das amostras para ambos os ouvintes participantes do estudo. A fim de atingir nossos objetivos, utilizamos em nosso estudo o conceito de inteligibilidade de Smith e Nelson (1985); discutimos sobre as variáveis relacionadas ao ouvinte utilizando Field (2003); descrevemos as características do falar em inglês do brasileiro apoiados nas teorias de Mascherpe (1970), Lessa (1985), Lieff e Nunes (1993) Rebello (1997), Baptista (2001) e Silva (2005); e fizemos uso de Atechi (2004) para descrever alguns dos aspectos do inglês camaronês. A fim de coletar dados, graduandos brasileiros foram áudio-gravados falando livremente sobre dois tópicos selecionados pelos mesmos. Amostras de suas falas contendo aspectos de pronúncia que caracterizam o falar em inglês do brasileiro foram selecionadas e em seguida apresentadas a dois ouvintes camaroneses, que foram solicitados a escrever o que ouviram e identificar as palavras que consideraram difícil, muito difícil ou impossível de entender. Os resultados apontaram que, com base nas amostras analisadas, a acentuação de vocábulo foi o aspecto que mais afetou a inteligibilidade da fala dos graduandos brasileiros para os ouvintes camaroneses. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Inteligibilidade do falar inglês do brasileiro: um estudo com ouvintes camaroneses. pt_BR
dc.date.issued 2017-09-05
dc.description.abstract The worldwide spread of the English language, according to Jenkins (2003), is discussed considering three groups of users: the speakers of English as a Native Language (ENL), the speakers of English as a Second Language (ESL), and the speakers of English as a Foreign Language (EFL). The absence of studies on intelligibility of the Brazilian way of speaking English involving ESL listeners, as well as the fact of having of a Cameroonian student, speaker of ESL, as an English major at UAL/UFCG led to the present study, which has the following objectives: (1) identify pronunciation aspects that characterize the Brazilian way of speaking English in spontaneous utterances of Brazilian English majors from UFCG; (2) investigate which of these aspect affects the speech of the English majors to two Cameroonian listeners, of which one is familiarized with the Brazilian way of speaking English and the other is not; (3) investigate the influence of the familiarity (or the lack of it) on the intelligibility of the speech of the Brazilians to both listeners who participated in this study. In order to reach our objectives, the concept of intelligibility by Smith and Nelson (1985) was used; variables related to the listener were discussed using Field (2003); the Brazilian way of speaking English was described using Mascherpe (1970), Lessa (1985), Lieff and Nunes (1993) Rebello (1997), Baptista (2001) and Silva (2005); and Atechi (2004) was used so as to describe some aspects of the Cameroonian English. In order to collect data, the undergraduates were audio-recorded talking freely about two topics of their choice. Samples of their utterances, which had pronunciation aspects that characterize the Brazilian way of speaking English, were selected and then introduced to the Cameroonian listeners, who were requested to write what they had heard, and identify the words that they considered hard, very hard, or impossible to understand. Considering the samples that were analyzed, the results showed that word stress was the aspect which hindered the most the utterances of the Brazilian undergraduates to the Cameroonian listeners. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17912
dc.date.accessioned 2021-04-03T20:34:32Z
dc.date.available 2021-04-03
dc.date.available 2021-04-03T20:34:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Inglês como segunda língua pt_BR
dc.subject Brasileiros falando inglês pt_BR
dc.subject Inteligibilidade - inglês falado por brasileiros pt_BR
dc.subject Língua inglesa por brasileiros pt_BR
dc.subject Camoroneses - compreensão do inglês dos brasileiros pt_BR
dc.subject Inglês camaronês - acentuação pt_BR
dc.subject Falante brasileiro do inglês pt_BR
dc.subject Inglês - falantes brasileiros pt_BR
dc.subject Inglês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Falar em inglês do brasileiro pt_BR
dc.subject Ouvinte - língua inglesa pt_BR
dc.subject English as a second language pt_BR
dc.subject English speaking Brazilians pt_BR
dc.subject Intelligibility - English spoken by Brazilians pt_BR
dc.subject English language by Brazilians pt_BR
dc.subject Camoroneses - understanding of the English of Brazilians pt_BR
dc.subject Cameroonian English - accentuation pt_BR
dc.subject Brazilian English speaker pt_BR
dc.subject English - Brazilian speakers pt_BR
dc.subject English as a foreign language pt_BR
dc.subject Speak English in Brazilian pt_BR
dc.subject Listener - English language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Deywhildson Luiz de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Intelligibility of English speaking Brazilian: a study with Cameroonian listeners. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Deywhildson Luiz de. Inteligibilidade do falar inglês do brasileiro: um estudo com ouvintes camaroneses. 2017. 43f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17912 pt_BR


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