dc.creator.ID |
BARBOZA, L. M. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1684481142066315 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, José Hélder Pinheiro. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, J. H. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PINHEIRO-MARIZ , Josilene. |
|
dc.contributor.referee2 |
MONTEIRO, Júlio César Neves. |
|
dc.description.resumo |
Nesta pesquisa, apresentamos uma experiência de leitura com poemas de Sérgio Capparelli que têm o adolescente como eu lírico em uma turma da primeira série do ensino médio. Em um contexto de pouca produção poética voltada para leitores jovens (Pinheiro, 2018) e (Silva, 2009), a obra de Sérgio Capparelli destaca-se pela qualidade estética e pela temática. Para isso, apoiamo-nos em uma perspectiva metodológica mais interativa da relação entre o texto poético e o leitor, utilizando, principalmente, o método performático, sistematizado por Oliveira (2018) a partir dos estudos de performance de Zumthor (2018). Lançamos mão das reflexões de Jauss e Iser (1979) sobre a recepção de textos literários e nos apropriamos da concepção do método recepcional de Aguiar e Bordini (1988). Dessa forma, tivemos como objetivo geral analisar uma experiência de leitura utilizando o método performático, enquanto jogo vocal e corporal, com poemas juvenis de Sérgio Capparelli. Nossos objetivos específicos foram: discutir sobre a poesia juvenil na literatura brasileira; apresentar a obra poética de Sérgio Capparelli voltada para o jovem; refletir sobre os efeitos de vocalização e de movimentação corporal na descoberta de possíveis sentidos, a partir do encontro dos alunos com o texto poético enquanto jogo. Fundamentamo-nos ainda nos estudos de Antunes (2013), Cademartori (2012) e Souza (2001) sobre a literatura juvenil, assim como Salles (2012) e Machado (2012) ao refletirem sobre a poesia infantil e juvenil. Encontramos na abordagem
performática uma aproximação com a poesia que foi bem vinda pelos alunos, os quais
acolheram os textos poéticos em seus movimentos e discussões revelando assim que tiveram uma experiência estética condizente com aquilo que Jauss (1979) chama de poiesis, em que os leitores recriam os poemas como seus de acordo com suas vivências e reflexões. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Linguagem |
pt_BR |
dc.title |
“Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-10-30 |
|
dc.description.abstract |
In this research, we present an experience of reading with poems by Sérgio Capparelli that has the teenager as the lyrical subject in a class of the first grade of high school. In a context of few poetic productions aimed at young readers (Pinheiro, 2018) and (Silva, 2009), Sérgio Capparelli's work stands out for its aesthetic quality and the theme. To that end, we rely on a more interactive methodological perspective of the relationship between the poetic text and the reader, using mainly the performance method, systematized by Oliveira (2018) based on Zumthor's (2018) performance studies. We used Jauss and Iser's (1979) reflections about the reception of literary texts, and we also appropriated the conception of the reception method by Aguiar and Bordini (1988). Thus, our main objective was to analyze a reading experience that uses the performance method, as a vocal and corporal game, with juvenile poems by Sérgio Capparelli. Our specific objectives were: to discuss juvenile poetry in Brazilian literature; to present Sérgio Capparelli's poetic piece aimed at young people; to reflect upon the effects of vocalization and body movement in the discovery of possible meanings of the poetic text, as a game, by the encounter of the students with it. We based on the studies of Antunes (2013),
Cademartori (2012), and Souza (2001) about youth literature, as well as the reflections of
Salles (2012) and Machado (2012) about children and juvenile poetry. We found in the
performative approach a poetic approximation that was welcomed by the students, who
entertained the poetic texts in their movements and discussions. Thus revealing they had a consistent aesthetic experience with what Jauss (1979) calls poiesis, in which readers recreate the poems as theirs according to their experiences and reflections. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-05T14:09:46Z |
|
dc.date.available |
2021-04-05 |
|
dc.date.available |
2021-04-05T14:09:46Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia Juvenil |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Poesia |
pt_BR |
dc.subject |
Poesia em Performance |
pt_BR |
dc.subject |
Sérgio Capparelli |
pt_BR |
dc.subject |
Juvenile Poetry |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Poetry in Performance |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARBOZA, Lívia Marbelle Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
“I didn't know I could do this”: poetry in performance in the training of teen readers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARBOZA, L. M. O. “Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920 |
pt_BR |