DSpace/Manakin Repository

“Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARBOZA, L. M. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1684481142066315 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Hélder Pinheiro.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. H. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2352905993796166 pt_BR
dc.contributor.referee1 PINHEIRO-MARIZ , Josilene.
dc.contributor.referee2 MONTEIRO, Júlio César Neves.
dc.description.resumo Nesta pesquisa, apresentamos uma experiência de leitura com poemas de Sérgio Capparelli que têm o adolescente como eu lírico em uma turma da primeira série do ensino médio. Em um contexto de pouca produção poética voltada para leitores jovens (Pinheiro, 2018) e (Silva, 2009), a obra de Sérgio Capparelli destaca-se pela qualidade estética e pela temática. Para isso, apoiamo-nos em uma perspectiva metodológica mais interativa da relação entre o texto poético e o leitor, utilizando, principalmente, o método performático, sistematizado por Oliveira (2018) a partir dos estudos de performance de Zumthor (2018). Lançamos mão das reflexões de Jauss e Iser (1979) sobre a recepção de textos literários e nos apropriamos da concepção do método recepcional de Aguiar e Bordini (1988). Dessa forma, tivemos como objetivo geral analisar uma experiência de leitura utilizando o método performático, enquanto jogo vocal e corporal, com poemas juvenis de Sérgio Capparelli. Nossos objetivos específicos foram: discutir sobre a poesia juvenil na literatura brasileira; apresentar a obra poética de Sérgio Capparelli voltada para o jovem; refletir sobre os efeitos de vocalização e de movimentação corporal na descoberta de possíveis sentidos, a partir do encontro dos alunos com o texto poético enquanto jogo. Fundamentamo-nos ainda nos estudos de Antunes (2013), Cademartori (2012) e Souza (2001) sobre a literatura juvenil, assim como Salles (2012) e Machado (2012) ao refletirem sobre a poesia infantil e juvenil. Encontramos na abordagem performática uma aproximação com a poesia que foi bem vinda pelos alunos, os quais acolheram os textos poéticos em seus movimentos e discussões revelando assim que tiveram uma experiência estética condizente com aquilo que Jauss (1979) chama de poiesis, em que os leitores recriam os poemas como seus de acordo com suas vivências e reflexões. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title “Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. pt_BR
dc.date.issued 2020-10-30
dc.description.abstract In this research, we present an experience of reading with poems by Sérgio Capparelli that has the teenager as the lyrical subject in a class of the first grade of high school. In a context of few poetic productions aimed at young readers (Pinheiro, 2018) and (Silva, 2009), Sérgio Capparelli's work stands out for its aesthetic quality and the theme. To that end, we rely on a more interactive methodological perspective of the relationship between the poetic text and the reader, using mainly the performance method, systematized by Oliveira (2018) based on Zumthor's (2018) performance studies. We used Jauss and Iser's (1979) reflections about the reception of literary texts, and we also appropriated the conception of the reception method by Aguiar and Bordini (1988). Thus, our main objective was to analyze a reading experience that uses the performance method, as a vocal and corporal game, with juvenile poems by Sérgio Capparelli. Our specific objectives were: to discuss juvenile poetry in Brazilian literature; to present Sérgio Capparelli's poetic piece aimed at young people; to reflect upon the effects of vocalization and body movement in the discovery of possible meanings of the poetic text, as a game, by the encounter of the students with it. We based on the studies of Antunes (2013), Cademartori (2012), and Souza (2001) about youth literature, as well as the reflections of Salles (2012) and Machado (2012) about children and juvenile poetry. We found in the performative approach a poetic approximation that was welcomed by the students, who entertained the poetic texts in their movements and discussions. Thus revealing they had a consistent aesthetic experience with what Jauss (1979) calls poiesis, in which readers recreate the poems as theirs according to their experiences and reflections. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920
dc.date.accessioned 2021-04-05T14:09:46Z
dc.date.available 2021-04-05
dc.date.available 2021-04-05T14:09:46Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Poesia Juvenil pt_BR
dc.subject Ensino de Poesia pt_BR
dc.subject Poesia em Performance pt_BR
dc.subject Sérgio Capparelli pt_BR
dc.subject Juvenile Poetry pt_BR
dc.subject Poetry Teaching pt_BR
dc.subject Poetry in Performance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARBOZA, Lívia Marbelle Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “I didn't know I could do this”: poetry in performance in the training of teen readers. pt_BR
dc.identifier.citation BARBOZA, L. M. O. “Eu não sabia que podia fazer isto”: poesia em performance na formação de leitores adolescentes. 2020. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17920 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta