DSpace Repository

Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade.

Show simple item record

dc.creator.ID ROCHA, E. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9186148731092849 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CABRAL, Benedita Edina da Silva Lima.
dc.contributor.advisor1ID CABRAL, B. E. S. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7589519166746253 pt_BR
dc.contributor.referee1 GIBSON, Magnólia.
dc.contributor.referee2 EULÁLIO, Maria do Carmo Eulálio.
dc.description.resumo O presente trabalho é o resultado de minha pesquisa sobre as experiências de alfabetização para idosos beneficiados por políticas de inclusão e participação em grupos para terceira idade. A metodologia etnográfica baseou-se em observação direta da prática pedagógica no projeto de Educação de Jovens e Adultos realizado no Centro Municipal de Convivência do Idoso da Prefeitura Municipal de Campina Grande - PB, no período de 2006. As conclusões permitem mostrar que mesmo tardiamente a educação é benéfica, trazendo resultados positivos para os idosos. Além disso, verificou-se que a alfabetização contribuiu para qualificar o idoso, tornando-o um novo cidadão, consciente de seus direitos, melhor sintonizado com as transformações sociais e mais determinados a lutar contra preconceitos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAIS pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Sociais. pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. pt_BR
dc.date.issued 2007-12
dc.description.abstract he present paper is the result of my research about the experiences of alphabetization for old people benefited by polities of inclusion and participation in groups for the third age. The ethnographie methodology is based on direct observation of pedagogie practice in the project of Young and Adults Education realized at Centro Municipal de Convivência do idoso in Campina Grande Council, in 2006. The conclusions permit to show that even lately the education is benefíc, bringing positive results for the old people. Besides, it was observed that alphabetization contributed to qualify old peoplo, making them new citizens. conscious of their rights, aware to the social transformations and more determined to fight against prejudices pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792
dc.date.accessioned 2018-09-24T19:33:10Z
dc.date.available 2018-09-24
dc.date.available 2018-09-24T19:33:10Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Envelhecimento pt_BR
dc.subject Terceira idade pt_BR
dc.subject Alfabetização na terceira idade pt_BR
dc.subject Idoso pt_BR
dc.subject Educação de idosos pt_BR
dc.subject Aging pt_BR
dc.subject Old people pt_BR
dc.subject Education of the elderly pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROCHA, Elânia de Moura.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Individual experiences of aging: stigmata and literacy in old age. pt_BR
dc.identifier.citation ROCHA, Elânia de Moura. Experiências individuais de envelhecimento: estigmas e a alfabetização na terceira idade. 2007. 116f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2007. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1792 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account