dc.creator.ID |
FARIAS, A. P. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3264406307533642 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTEIRO, V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NÓBREGA , Carmen Verônica de Almeida Ribeiro. |
|
dc.contributor.referee2 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.description.resumo |
Professores de inglês comumente adotam músicas em suas aulas, porém os alunos podem ter
dificuldade de compreensão do vocabulário das canções; então, se as atividades que as
envolvem não forem sistematizadas sob o alicerce de um embasamento teórico, correm o risco
de enveredarem pelo caminho do ludismo, não proporcionando aprendizagem efetiva. Uma
alternativa de sistematização das atividades de vocabulário para a compreensão da letra da
canção é a sequência de atividades didáticas (SAD), oriunda do termo sequência didática (SD),
cunhado por Schneuwly e Dolz (2004). A presente pesquisa, portanto, visa a investigar quais
as possíveis contribuições de uma autorreflexão da prática docente de uma professora em
formação durante a aplicação de uma SAD com a música Price Tag para a compreensão de
vocabulário em língua inglesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública paraibana.
Os principais autores do aporte teórico são Murphey (1990), Dantas e Félix (2006), Costa-
Hübes e Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani e Coscarelli (2016), entre outros. A abordagem
desta pesquisa é qualitativa (GIL, 2002), pois houve na pesquisadora a preocupação de
interpretar e compreender comportamentos e opiniões da população objeto da investigação.
Como também quantitativa (GIL, op.cit.) pois a pesquisadora documentou parte dos dados
obtidos em gráficos estatísticos. Trata-se de um estudo de caso porque volta-se para a
investigação de um único objeto, no caso, uma SAD aplicada por uma estagiária em uma turma.
Os resultados mostram que, em geral, a SAD envolveu questões pertinentes e não pertinentes
ao aporte teórico que a fundamentava; as ações da estagiária demonstravam avanços e recuos
em direção a um ensino de vocabulário mais contemporâneo e os alunos responderam
positivamente à abordagem de ensino da estagiária, mesmo diante das dificuldades. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-10 |
|
dc.description.abstract |
English teachers commonly use songs in their classes; however, students may find it difficult
to understand the vocabulary of the songs; so, if the activities that involve them are not
systematized under a theoretical foundation, teachers are at risk of lecturing for entertainment,
not providing effective learning. An alternative for systematizing vocabulary activities to
understand the lyrics of the song is a Sequence of Didactic Activities (SDA), originating from
the term Didactic Sequence (DS), coined by Schneuwly and Dolz (2004). The present research,
therefore, aims to investigate the possible contributions of a self-reflection of the teaching
practice of a teacher in training during the application of a SDA with a song called the Price
Tag song to help high school students from a public school located in Paraíba understand
vocabulary in English. The main authors of the theoretical foundation are Murphey (1990),
Dantas and Félix (2006), Costa-Hübes and Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani and Coscarelli
(2016), among others. The approach of this research is qualitative (GIL, 2002), as there was a
concern in the researcher to interpret and understand the behavior and opinions of the
population object of the investigation. As well, it is quantitative (GIL, op.cit.) because the
researcher documented part of the data obtained in statistical graphs. It is a case study because
it focuses on the investigation of a single object, in this case, the SDA applied by an intern to a
group of students. The results show that, in general, the SDA involved pertinent and nonpertinent
questions according to the theory that supported it; the intern's actions showed
advances and setbacks towards a more contemporary vocabulary teaching, and the students
responded positively to the intern's teaching approach, even in the face of difficulties. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-05T20:16:09Z |
|
dc.date.available |
2021-04-05 |
|
dc.date.available |
2021-04-05T20:16:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Música e ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Música como recurso didático |
pt_BR |
dc.subject |
Sequências didáticas - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Música na sala de aula |
pt_BR |
dc.subject |
Music and English teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Music as a teaching resource |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching sequences - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Music in the classroom |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FARIAS, Ana Paula Barbosa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Music as an instrument for learning vocabulary in English: experience with a sequence of didactic activities in a high school class. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FARIAS, Ana Paula Barbosa. A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. 2020. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937 |
pt_BR |