DSpace/Manakin Repository

A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID FARIAS, A. P. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3264406307533642 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 pt_BR
dc.contributor.referee1 NÓBREGA , Carmen Verônica de Almeida Ribeiro.
dc.contributor.referee2 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.description.resumo Professores de inglês comumente adotam músicas em suas aulas, porém os alunos podem ter dificuldade de compreensão do vocabulário das canções; então, se as atividades que as envolvem não forem sistematizadas sob o alicerce de um embasamento teórico, correm o risco de enveredarem pelo caminho do ludismo, não proporcionando aprendizagem efetiva. Uma alternativa de sistematização das atividades de vocabulário para a compreensão da letra da canção é a sequência de atividades didáticas (SAD), oriunda do termo sequência didática (SD), cunhado por Schneuwly e Dolz (2004). A presente pesquisa, portanto, visa a investigar quais as possíveis contribuições de uma autorreflexão da prática docente de uma professora em formação durante a aplicação de uma SAD com a música Price Tag para a compreensão de vocabulário em língua inglesa por alunos do Ensino Médio de uma escola pública paraibana. Os principais autores do aporte teórico são Murphey (1990), Dantas e Félix (2006), Costa- Hübes e Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani e Coscarelli (2016), entre outros. A abordagem desta pesquisa é qualitativa (GIL, 2002), pois houve na pesquisadora a preocupação de interpretar e compreender comportamentos e opiniões da população objeto da investigação. Como também quantitativa (GIL, op.cit.) pois a pesquisadora documentou parte dos dados obtidos em gráficos estatísticos. Trata-se de um estudo de caso porque volta-se para a investigação de um único objeto, no caso, uma SAD aplicada por uma estagiária em uma turma. Os resultados mostram que, em geral, a SAD envolveu questões pertinentes e não pertinentes ao aporte teórico que a fundamentava; as ações da estagiária demonstravam avanços e recuos em direção a um ensino de vocabulário mais contemporâneo e os alunos responderam positivamente à abordagem de ensino da estagiária, mesmo diante das dificuldades. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-10
dc.description.abstract English teachers commonly use songs in their classes; however, students may find it difficult to understand the vocabulary of the songs; so, if the activities that involve them are not systematized under a theoretical foundation, teachers are at risk of lecturing for entertainment, not providing effective learning. An alternative for systematizing vocabulary activities to understand the lyrics of the song is a Sequence of Didactic Activities (SDA), originating from the term Didactic Sequence (DS), coined by Schneuwly and Dolz (2004). The present research, therefore, aims to investigate the possible contributions of a self-reflection of the teaching practice of a teacher in training during the application of a SDA with a song called the Price Tag song to help high school students from a public school located in Paraíba understand vocabulary in English. The main authors of the theoretical foundation are Murphey (1990), Dantas and Félix (2006), Costa-Hübes and Simioni (2014), Oliveira (2015), Cani and Coscarelli (2016), among others. The approach of this research is qualitative (GIL, 2002), as there was a concern in the researcher to interpret and understand the behavior and opinions of the population object of the investigation. As well, it is quantitative (GIL, op.cit.) because the researcher documented part of the data obtained in statistical graphs. It is a case study because it focuses on the investigation of a single object, in this case, the SDA applied by an intern to a group of students. The results show that, in general, the SDA involved pertinent and nonpertinent questions according to the theory that supported it; the intern's actions showed advances and setbacks towards a more contemporary vocabulary teaching, and the students responded positively to the intern's teaching approach, even in the face of difficulties. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937
dc.date.accessioned 2021-04-05T20:16:09Z
dc.date.available 2021-04-05
dc.date.available 2021-04-05T20:16:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Música e ensino de inglês pt_BR
dc.subject Ensino de inglês pt_BR
dc.subject Música como recurso didático pt_BR
dc.subject Sequências didáticas - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Música na sala de aula pt_BR
dc.subject Music and English teaching pt_BR
dc.subject Teaching English pt_BR
dc.subject Music as a teaching resource pt_BR
dc.subject Teaching sequences - teaching English pt_BR
dc.subject Music in the classroom pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator FARIAS, Ana Paula Barbosa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music as an instrument for learning vocabulary in English: experience with a sequence of didactic activities in a high school class. pt_BR
dc.identifier.citation FARIAS, Ana Paula Barbosa. A música como instrumento de aprendizagem de vocabulário em língua inglesa: experiência com uma sequência de atividades didáticas em uma turma do ensino médio. 2020. 78f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17937 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta