dc.creator.ID |
OLIVEIRA, A. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2240060632575284 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
COSTA, M. A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Normando de Brito de. |
|
dc.description.resumo |
O ensino de língua inglesa para crianças tem sido bastante discutido nos nossos dias. Alguns
autores afirmam que estamos vivenciando o ressurgimento dessa área e que há uma pressão
para que a aprendizagem de línguas ocorra na infância, uma vez que pode haver facilidade em
aprender um novo idioma durante esta fase da vida. A facilidade que as crianças têm no
aprendizado de línguas estrangeiras e a minha vivência no acompanhamento do planejamento
das aulas da 1ª turma do “Estágio de Língua Inglesa: Educação Infantil e 1º e 2º ciclos do
Ensino Fundamental”, assim como o nosso próprio interesse pelo ensino de inglês para
crianças, motivou-nos a realizar esta pesquisa. Este estudo focaliza atividades com aspectos
lúdicos em 18 planos de aulas e trechos de professores-estagiários retirados de três relatórios
que foram elaborados em um estágio supervisionado no ano de 2013. Esta pesquisa tenciona
responder a duas questões: (1) Quais atividades lúdicas são utilizadas por professores estagiários
de Língua inglesa na Educação Infantil na UAEI e com que frequência essas
atividades ocorrem? e (2) Qual é avaliação dos estagiários a respeito das atividades
desenvolvidas durante o período de regência de aulas? Os resultados revelam que das 28
atividades que foram analisadas e classificadas como atividades lúdicas 17 são atividades com
brincadeiras realizadas em sala de aula; 7 são atividades realizadas com músicas mostradas
em vídeos com imagens e 4 são atividades realizadas com contação de histórias com o uso de
fantoches ou cenário com imagens. Após esta categorização foi feita uma reflexão a partir dos
excertos retirados dos três relatórios elaborados no estágio supervisionado e um dos
resultados da análise é que a criança necessita da brincadeira e ela aprende brincando, pois se
por um lado as crianças passam certo tempo interagindo entre si, ao mesmo tempo
desenvolvem especificidades linguísticas no idioma em aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The English language teaching for children has been widely discussed today. Some authors
say that we are experiencing a resurgence of this area and that there is a pressure that
language learning occurs in childhood, since it can be easy to learn a new language during this
time of life. The facility that children have for learning foreign languages and my experience
in monitoring the planning of the classes of the 1st class of the "English Language Training:
Kindergarten and 1st and 2nd cycles of Basic Education", as well as our own interest in
teaching English to children, motivated us to conduct this research. This study focuses on
playful activities in 18 lesson plans and excerpts of teachers-trainees removed from three
reports were drawn up in a supervised training in 2013. This research intends to answer two
questions: (1) What playful activities are used by English-speaking teachers-treinee in
kindergarten in UAEI and how often do these activities take place? and (2) What is the
evaluation of trainees about the activities developed during the period of conducting classes?
The results show that among 28 activities that were analyzed and classified as playful
activities, 17 are activities with games performed in the classroom; 7 are activities with songs
shown in videos with images and 4 are activities with storytelling using puppets or backdrop
with images. After this categorization was made a reflection from the excerpts taken from the
three reports prepared in supervised training and one of the test results is that the child needs
the joke and she learns by playing, because if on one hand children spend some time
interacting with each other, at the same time they develop linguistic specificities during the
language learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-06T18:32:34Z |
|
dc.date.available |
2021-04-06 |
|
dc.date.available |
2021-04-06T18:32:34Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa - crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Educação infantil - língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Educação lúdica |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades lúdicas - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua estrangeira - inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de inglês para crianças |
pt_BR |
dc.subject |
Contação de histórias - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa na educação infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Ludicidade - ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Multiletramentos e multimodalidades |
pt_BR |
dc.subject |
Estágio supervisionado em língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Unidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI UFCG - Estágio |
pt_BR |
dc.subject |
English Language Teaching - Children |
pt_BR |
dc.subject |
Early childhood education - English language |
pt_BR |
dc.subject |
Playful education |
pt_BR |
dc.subject |
Playful activities - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Foreign Language Teaching - English |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching English to Children |
pt_BR |
dc.subject |
Storytelling - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
English language in early childhood education |
pt_BR |
dc.subject |
Playfulness - English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Multi-tools and multimodalities |
pt_BR |
dc.subject |
Supervised internship in English |
pt_BR |
dc.subject |
Academic Unit of Early Childhood Education - UAEI UFCG - Internship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
OLIVEIRA, Arthur Costa de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
English language teaching to children through play activities. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
OLIVEIRA, Arthur Costa de. O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. 2016. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945 |
pt_BR |