DSpace/Manakin Repository

O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID OLIVEIRA, A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2240060632575284 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Normando de Brito de.
dc.description.resumo O ensino de língua inglesa para crianças tem sido bastante discutido nos nossos dias. Alguns autores afirmam que estamos vivenciando o ressurgimento dessa área e que há uma pressão para que a aprendizagem de línguas ocorra na infância, uma vez que pode haver facilidade em aprender um novo idioma durante esta fase da vida. A facilidade que as crianças têm no aprendizado de línguas estrangeiras e a minha vivência no acompanhamento do planejamento das aulas da 1ª turma do “Estágio de Língua Inglesa: Educação Infantil e 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental”, assim como o nosso próprio interesse pelo ensino de inglês para crianças, motivou-nos a realizar esta pesquisa. Este estudo focaliza atividades com aspectos lúdicos em 18 planos de aulas e trechos de professores-estagiários retirados de três relatórios que foram elaborados em um estágio supervisionado no ano de 2013. Esta pesquisa tenciona responder a duas questões: (1) Quais atividades lúdicas são utilizadas por professores estagiários de Língua inglesa na Educação Infantil na UAEI e com que frequência essas atividades ocorrem? e (2) Qual é avaliação dos estagiários a respeito das atividades desenvolvidas durante o período de regência de aulas? Os resultados revelam que das 28 atividades que foram analisadas e classificadas como atividades lúdicas 17 são atividades com brincadeiras realizadas em sala de aula; 7 são atividades realizadas com músicas mostradas em vídeos com imagens e 4 são atividades realizadas com contação de histórias com o uso de fantoches ou cenário com imagens. Após esta categorização foi feita uma reflexão a partir dos excertos retirados dos três relatórios elaborados no estágio supervisionado e um dos resultados da análise é que a criança necessita da brincadeira e ela aprende brincando, pois se por um lado as crianças passam certo tempo interagindo entre si, ao mesmo tempo desenvolvem especificidades linguísticas no idioma em aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The English language teaching for children has been widely discussed today. Some authors say that we are experiencing a resurgence of this area and that there is a pressure that language learning occurs in childhood, since it can be easy to learn a new language during this time of life. The facility that children have for learning foreign languages and my experience in monitoring the planning of the classes of the 1st class of the "English Language Training: Kindergarten and 1st and 2nd cycles of Basic Education", as well as our own interest in teaching English to children, motivated us to conduct this research. This study focuses on playful activities in 18 lesson plans and excerpts of teachers-trainees removed from three reports were drawn up in a supervised training in 2013. This research intends to answer two questions: (1) What playful activities are used by English-speaking teachers-treinee in kindergarten in UAEI and how often do these activities take place? and (2) What is the evaluation of trainees about the activities developed during the period of conducting classes? The results show that among 28 activities that were analyzed and classified as playful activities, 17 are activities with games performed in the classroom; 7 are activities with songs shown in videos with images and 4 are activities with storytelling using puppets or backdrop with images. After this categorization was made a reflection from the excerpts taken from the three reports prepared in supervised training and one of the test results is that the child needs the joke and she learns by playing, because if on one hand children spend some time interacting with each other, at the same time they develop linguistic specificities during the language learning. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945
dc.date.accessioned 2021-04-06T18:32:34Z
dc.date.available 2021-04-06
dc.date.available 2021-04-06T18:32:34Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa - crianças pt_BR
dc.subject Educação infantil - língua inglesa pt_BR
dc.subject Educação lúdica pt_BR
dc.subject Atividades lúdicas - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Ensino de língua estrangeira - inglês pt_BR
dc.subject Ensino de inglês para crianças pt_BR
dc.subject Contação de histórias - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Língua inglesa na educação infantil pt_BR
dc.subject Ludicidade - ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Multiletramentos e multimodalidades pt_BR
dc.subject Estágio supervisionado em língua inglesa pt_BR
dc.subject Unidade Acadêmica de Educação Infantil - UAEI UFCG - Estágio pt_BR
dc.subject English Language Teaching - Children pt_BR
dc.subject Early childhood education - English language pt_BR
dc.subject Playful education pt_BR
dc.subject Playful activities - teaching English pt_BR
dc.subject Foreign Language Teaching - English pt_BR
dc.subject Teaching English to Children pt_BR
dc.subject Storytelling - teaching English pt_BR
dc.subject English language in early childhood education pt_BR
dc.subject Playfulness - English language teaching pt_BR
dc.subject Multi-tools and multimodalities pt_BR
dc.subject Supervised internship in English pt_BR
dc.subject Academic Unit of Early Childhood Education - UAEI UFCG - Internship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Arthur Costa de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative English language teaching to children through play activities. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Arthur Costa de. O ensino de língua inglesa para crianças por meio de atividades lúdicas. 2016. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17945 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta