DSpace/Manakin Repository

O papel da L1 na aquisição de vocabulário de L2 na pré-escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, E. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6531148454222559 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Cleydstone Chaves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, C. C. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0225728973112649 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como finalidade apresentar uma discussão sobre aquisição oral de segunda língua (L2) por crianças da pré-escola mediada por sua língua mãe (L1). Apresentaremos os pressupostos teóricos do nosso trabalho baseados nos estudo de Vygotsky (1984) e outros pesquisadores que estudam a língua mãe em contextos bilíngues ( Atkinson, 1987; Auerbach, 1993; Cook, 1999; Mello, 2004; Mello 2009). A análise será feita através de uma investigação a respeito da frequência do uso da L1 durante a aquisição de L2, levando em consideração dois aspectos importantes: com que propósitos a língua materna foi usada durante as interações ocorridas em sala de aula l2 e as implicações causadas por este uso. Os resultados obtidos através da análise corroboram com nossa hipótese que a L1, de forma positiva, interfere na aquisição de uma segunda língua de crianças que estão na pré-escola. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title O papel da L1 na aquisição de vocabulário de L2 na pré-escola. pt_BR
dc.date.issued 2010
dc.description.abstract This research aims to present a discussion on oral acquisition of second language (L2) by preschool children mediated by their mother language (L1). We will present the theoretical assumptions of our work based on the studies of Vygotsky (1984) and other researchers who study the mother tongue in bilingual contexts (Atkinson, 1987; Auerbach, 1993; Cook, 1999; Mello, 2004; Mello 2009). The analysis will be made through an investigation regarding the frequency of the use of L1 during the acquisition of L2, taking into account two important aspects: for what purposes the mother tongue was used during the interactions that occurred in classroom l2 and the implications caused for this use. The results obtained through the analysis corroborate our hypothesis that L1, in a positive way, interferes with the acquisition of a second language of children who are in preschool. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17950
dc.date.accessioned 2021-04-06T20:04:32Z
dc.date.available 2021-04-06
dc.date.available 2021-04-06T20:04:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Língua materna - importância para a segunda língua pt_BR
dc.subject Segunda língua - aprendizado pt_BR
dc.subject Aquisição de vocabulário - segunda língua pt_BR
dc.subject Contextos bilíngues - aprendizagem pt_BR
dc.subject Aquisição oral de segunda língua pt_BR
dc.subject Língua mãe em contextos bilíngues pt_BR
dc.subject Teoria da mediação pt_BR
dc.subject Disposição de aprender - criança pt_BR
dc.subject Criança e disposição de aprender pt_BR
dc.subject Zona de Desenvolvimento Proximal pt_BR
dc.subject Língua inglesa como segunda língua pt_BR
dc.subject Inglês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Mother tongue - importance for the second language pt_BR
dc.subject Second language - learning pt_BR
dc.subject Vocabulary acquisition - second language pt_BR
dc.subject Bilingual contexts - learning pt_BR
dc.subject Oral acquisition of second language pt_BR
dc.subject Mother tongue in bilingual contexts pt_BR
dc.subject Mediation theory pt_BR
dc.subject Willingness to learn - child pt_BR
dc.subject Child and willingness to learn pt_BR
dc.subject Proximal Development Zone pt_BR
dc.subject English as a second language pt_BR
dc.subject English as a foreign language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Emmeline Milene Firmino de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The role of L1 in the acquisition of L2 vocabulary in preschool. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Emmeline Milene Firmino de. O papel da L1 na aquisição de vocabulário de L2 na pré-escola. 2010. 40f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17950 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta