DSpace/Manakin Repository

Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID PEDROZA, I. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6483161948675949 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, N. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRANCO, Sinara de Oliveira.
dc.contributor.referee2 SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os pressupostos teóricos dessa abordagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This research aims to analyze the most recurrent English teachers' beliefs in a language school located in Campina Grande, regarding the Communicative Approach and considering the teaching learning process of English, by relating these beliefs to the teachers' techniques and strategies of teaching. The Communicative Approach has been the object of study of a variety of academic projects since it has come up as an approach. By being an approach and not a method, unlike the forms of teaching that preceded it, the Communicative Approach has a number of principles which need to be recognized so that it can be used properly. This research is classified as descriptive because it was performed through a questionnaire applied to the teachers that was created to verify the most relevant teachers' beliefs who took part as volunteers about the AC. In order to enable a better understanding of what the Communicative Approach is, this work presents the theoretical assumptions and the main features of this approach, along with a brief description about beliefs in the context of Applied Linguistics. While doing this research, it was possible to notice that the beliefs related to the Communicative Approach, as well as the techniques and teaching strategies adopted by professors involved in this work to a great extent are in tune with the theoretical assumptions of this approach. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956
dc.date.accessioned 2021-04-06T21:48:49Z
dc.date.available 2021-04-06
dc.date.available 2021-04-06T21:48:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Crenças de professores pt_BR
dc.subject Abordagem comunicativa pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Linguística aplicada pt_BR
dc.subject Teachers' beliefs pt_BR
dc.subject Communicative approach pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Applied Linguistics pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEDROZA, Ithyara Meneses.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA). pt_BR
dc.identifier.citation PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta