dc.creator.ID |
PEDROZA, I. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6483161948675949 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Normando Brito de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, N. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BRANCO, Sinara de Oliveira. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar quais as crenças mais recorrentes de
professores de inglês de uma escola de idiomas da cidade de Campina Grande, no
tocante a Abordagem Comunicativa no ensino/aprendizagem de Língua Inglesa, bem
como relacionar essas crenças com as técnicas e estrategias de ensino desses
professores. A Abordagem Comunicativa tem sido objeto de estudo de diversos
trabalhos acadêmicos desde seu surgimento, visto que por se tratar de uma abordagem e
não de um método, como as formas de ensino que a precederam, a Abordagem
Comunicativa possui um conjunto de princípios que necessitam ser reconhecidos para
que possa ser utilizada adequadamente. Esse trabalho é classificado como pesquisa
descritiva, visto que a coleta de dados foi feita através de um questionário aplicado aos
professores que foi elaborado com o objetivo de diagnosticar as crenças mais
recorrentes com relação a AC por parte dos participantes da pesquisa. A fim de
propiciar uma melhor compreensão acerca do que e" a Abordagem Comunicativa, esse
trabalho apresenta os pressupostos teóricos e as principais características da referida
abordagem, juntamente com uma breve contextualização a respeito do que são crenças
no âmbito da Lingüística Aplicada. Ao realizar este trabalho, foi possível perceber que
as crenças com relação a Abordagem Comunicativa e as técnicas e estrategias de ensino
adotadas pelos professores em questão, em grande parte se harmonizam com os
pressupostos teóricos dessa abordagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the most recurrent English teachers' beliefs in a language
school located in Campina Grande, regarding the Communicative Approach and
considering the teaching learning process of English, by relating these beliefs to the
teachers' techniques and strategies of teaching. The Communicative Approach has been
the object of study of a variety of academic projects since it has come up as an
approach. By being an approach and not a method, unlike the forms of teaching that
preceded it, the Communicative Approach has a number of principles which need to be
recognized so that it can be used properly. This research is classified as descriptive
because it was performed through a questionnaire applied to the teachers that was
created to verify the most relevant teachers' beliefs who took part as volunteers about
the AC. In order to enable a better understanding of what the Communicative Approach
is, this work presents the theoretical assumptions and the main features of this approach,
along with a brief description about beliefs in the context of Applied Linguistics. While
doing this research, it was possible to notice that the beliefs related to the
Communicative Approach, as well as the techniques and teaching strategies adopted by
professors involved in this work to a great extent are in tune with the theoretical
assumptions of this approach. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-06T21:48:49Z |
|
dc.date.available |
2021-04-06 |
|
dc.date.available |
2021-04-06T21:48:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Crenças de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem comunicativa |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Linguística aplicada |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers' beliefs |
pt_BR |
dc.subject |
Communicative approach |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Applied Linguistics |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
PEDROZA, Ithyara Meneses. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teachers' beliefs about the Communicative Approach (CA). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
PEDROZA, Ithyara Meneses. Crenças dos professores acerca da Abordagem Comunicativa (AC). 2015. 60f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2015. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17956 |
pt_BR |