Repositorio Dspace/Manakin

Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID LEITE, J. C. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4506987753727736 pt_BR
dc.contributor.advisor1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.advisor1ID COSTA, M. A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7215425152123749 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.description.resumo Este trabalho de conclusão de curso foi idealizado com base numa vivencia em sala de aula na qual se viu a falta de vontade nos alunos de línguas estrangeiras em aprender a língua inglesa, mesmo o professor(a) mostrando-os toda influencia do inglês no mundo contemporâneo. Com as varias pesquisas que se baseiam na opinião dos professores, resolvemos explorar o tema na perspectiva dos alunos. Com isso nosso objetivo e contribuir com algumas formas de representação da língua inglesa nos cursos de extensão da Universidade Federal de Campina Grande, apresentando algumas opiniões dos aprendizes de outras línguas estrangeiras sobre a língua inglesa e explorando algumas possíveis causas que constituem algumas dessas opiniões. Aplicou-se um questionário a 20 alunos de línguas estrangeiras dos cursos de extensão da UFCG e por meio desses questionários se organizou quatro tipos de repostas para a analise, cada conjunto de respostas foi analisado em suas questões linguísticas, discursivas e com base no conceito de representação social observadas nessas respostas, encontrando-se na fundamentação teórica conceitos de representação social para ajudar nessa analise, de autores como Jovchelovitch (1994) e Sá (1993). Por fim, chega-se a conclusão que alguns alunos apresentam uma representação social negativa acerca na língua inglesa criando uma barreira a sua aprendizagem e a nossa possível contribuição como professores para inverter essa situação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2009-12-11
dc.description.abstract This dissertation is designed on the basis of our experience in the classroom in which the unwillingness of the students of foreign languages in learning the English language was realized, even the teacher showing the influence of English throughout the contemporary world. We found in the searches for this work others of this theme that only base on the opinion of teachers, we decided to explore the issue from the perspective of the students. In order to contribute to some forms of representation of the English language in the extension courses at Universidade Federal de Campina Grande, with some opinions of other students of foreign languages on the English language and exploring some possible causes that contribute to some o f these reviews. We applied a questionnaire to 20 students o f foreign languages of the extension courses at UFCG and through these questionnaires four types of answers for analysis were organized, each set of responses was analyzed in its issues of linguistic, discursive and social representations observed in these responses, finding in the theoretical concepts of social representation to assist this analysis, of authors as Jovchelovitch (1994) and Sa (1993). Finally, one reaches the conclusion that some students have negative social representations about the English language by creating a barrier to their learning and our possible contribution as teachers to reverse this situation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974
dc.date.accessioned 2021-04-07T18:28:13Z
dc.date.available 2021-04-07
dc.date.available 2021-04-07T18:28:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cursos de extensão em línguas - UFCG pt_BR
dc.subject Representações da língua inglesa - UFCG pt_BR
dc.subject Extensão universitária - línguas pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Inglês como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Estudo de percepção - língua inglesa pt_BR
dc.subject Opiniões de alunos - língua inglesa pt_BR
dc.subject Language extension courses - UFCG pt_BR
dc.subject English language representations - UFCG pt_BR
dc.subject University Extension - Languages pt_BR
dc.subject University Extension - Languages pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject English as a foreign language pt_BR
dc.subject Perception study - English language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LEITE, Juliana Cordeiro Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A study on some representations of the English language in the UFCG extension courses. pt_BR
dc.identifier.citation LEITE, Juliana Cordeiro Farias. Um estudo sobre algumas representações da língua inglesa nos cursos de extensão da UFCG. 2009. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17974 pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta