dc.creator.ID |
ARAÚJO, L. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3033702449248218 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALMEIDA, Normando Brito de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FILHO, Ricardo Rios Barreto. |
|
dc.description.resumo |
OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio) é um documento brasileiro
oficial voltado para as práticas pedagógicas do ensino médio. Este sugere, no caso específico
de língua estrangeira, que as habilidades de leitura, escrita e comunicação oral sejam
desenvolvidas por meio das perspectivas das novas formas de linguagem e letramento.
Todavia, durante as minhas práticas de estágio realizadas nos anos de 2015 e 2016, é possível
perceber que a habilidade de leitura é mais utilizada que as outras, devido a inúmeros fatores,
tais como falta de estrutura física, material pedagógico limitado, poucas aulas de língua
inglesa, sendo, portanto, escolhida como objeto para esta investigação. Outro ponto notado
durante os estágios de observação foi o fato de o livro didático ser uma fonte muita utilizada
nas aulas de inglês, e, no que tange às escolas públicas, eles podem ser o único material que
professor dispõe para o planejamento das aulas. Portanto, um livro didático que aborde os
textos e atividades que auxiliem o trabalho de letramento possui um elevado grau de
contribuição para que essas novas formas de ensino sejam inseridas, de fato, nas aulas de
língua inglesa. Dessa forma, unindo a habilidade mais utilizada no âmbito de ensino de
língua inglesa, com o material que é uma forte ferramenta nas aulas, o principal objetivo deste
trabalho é analisar as seções in power, in action e further action do livro didático Take Over,
com o intuito de verificar se estas dialogam com as propostas de letramentos abordadas na
OCEM. Tais seções correspondem ao texto e suas atividades de compreensão. Para tal, nos
basearemos nos autores Monteiro (2003), Koch e Elias (2011), Mattos (2011), Kleiman
(2012),Tilio (2012) entre outros. Esta pesquisa é considerada qualitativa, pois é uma
investigação detalhada sobre o conteúdo das seções, e documental, uma vez que o seu
parâmetro investigador é um documento oficial. Os resultados mostraram que os temas dos
textos e as seções further action do livro didático Take Over já dialogam com as propostas de
letramento postas nas OCEM. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
OCEM (in English: Curriculum Guidelines for High School) is a Brazilian official
document directed to pedagogical practices in high school. This suggests that, in foreign
language (FL) classes, reading, writing and oral communication should be developed through
the perspectives of new forms of language and literacy. However, during the teacher training
period it was perceived that the reading skill is more used than the other skills, due to a lot of
factors, and this is the reason why reading was chosen to be investigated in this research.
Another issue observed during the teacher training period was that the textbook is probably
the main source used in English classes, and, concerning to public schools, they may be the
only source teachers have for planning their lessons. Therefore, a textbook that comprises its
texts and activities in a literacy perspective seems to present a high level of contribution so
that these new forms of teaching can be addressed in English classes. Thus, considering
reading as the most used skill in the Brazilian setting of English language teaching, and the
textbook as the strongest tool in English classes, the main objective of this study is to analyse
the reading sections (called in power, in action and further action) of the textbook Take Over
in order to verify whether they dialogue with the proposals of literacies suggested by OCEM
or not. To do so, authors such as Monteiro (2003), Koch and Elias (2011), Mattos (2011),
Kleiman (2012), Tilio (2012), among others were used to support the theoretical background.
This research is considered qualitative, because it is a detailed research of the content of the
sections, and documentary, since the analysis parameter is the official document. The results
showed that the themes of the texts and the section entitled further action dialogue with the
proposals presented by OCEM.
Key |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-07T18:33:21Z |
|
dc.date.available |
2021-04-07 |
|
dc.date.available |
2021-04-07T18:33:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Língua inglesa - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento e livro didático - inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Análise de livro didático - inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Take Over - livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem e letramento |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura em língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
English language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
English textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Literacy and textbook - English |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook Analysis - English |
pt_BR |
dc.subject |
Take Over - textbook |
pt_BR |
dc.subject |
Language and literacy |
pt_BR |
dc.subject |
English language reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ARAÚJO, Laryssa Barros |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Literacy and the textbook Take Over: analysis of reading sections. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ARAÚJO, Laryssa Barros. O letramento e o livro didático Take Over: análise das seções de leitura. 2016. 66f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17975 |
pt_BR |