DSpace/Manakin Repository

Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, M. A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8231559979669731 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ROLDÃO, Michelle Melo Gurjão.
dc.contributor.advisor1ID ROLDÃO, M. M. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9572390067161871 pt_BR
dc.contributor.advisor2 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor2ID MONTEIRO, V. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAÚDE, Conceição de Maria Costa.
dc.contributor.referee2 SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.description.resumo O presente trabalho é um estudo de caso sobre a temática "Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos", cuja pesquisa de campo realizou-se em uma escola pública voltada para alunos surdos, localizada na cidade de Campina Grande- PB. O objetivo da investigação é analisar o ensino de língua inglesa na modalidade escrita destinada a alunos surdos por uma professora ouvinte. No primeiro capítulo, discutem-se os pressupostos teóricos da pesquisa, tendo como principais autores: Medeiros (2011), Sousa (2014 e 2015) Alves (2014), Sousa e Silveira (2016) e carvalho (2014). Os assuntos abordados de ensino; Estratégias metodológicas de ensino ao aluno surdo; Ensino e aprendizagem de língua estrangeira para surdos; Abordagem comunicativa no ensino de Língua Inglesa; O ensino da escrita em Língua Inglesa para surdos; Desafios do ensino de Língua Inglesa para surdos. Na metodologia, apresenta-se: a classificação da pesquisa; o contexto e os participantes; o corpus; o processo de geração de dados; e o processo de análise dos dados. Utiliza-se como instrumentos desta pesquisa a entrevista e um questionário com o objetivo de identificar e descrever os procedimentos metodológicos usados na sala de aula pela professora a fim de investigar as dificuldades encontradas por ela no que a professora se esforça para trazer metodologias e abordagens adequadas ao lecionar, como a utilização de dinâmicas, jogos e materiais visuais, bem como utilização da abordagem comunicativa e a pedagogia surda; porém, as barreiras físicas, como falta de materiais e instrumentos, e a dificuldade de conhecimento de mundo dos alunos foram alguns dos fatores que dificultaram o êxito das aulas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-09
dc.description.abstract This paper is a case study on the topic "Challenges and possibities of teaching English in written form for deaf people". The research was carried out in a public school for the deaf, located in the city of Campina Grande - PB. The aim of this research is to analyze the teaching of English in the written form for deaf students by a hearing teacher. The first chapter discusses the theoretical assumptions of the research, with the main authors: Medeiros (2011), Sousa (2014 and 2015) Alves (2014), Sousa and Silveira (2016) and Carvalho (2014). The subjects covered are: The context of deaf education in Brazil; Trajectory of deaf education and teaching and teaching approaches; Methodological strategies for teachinh deaf students; Foreign language teaching and learning for the deaf. Communicative approach in English language teaching of English language in written form for the deaf; Challenges of Teaching English for the Deaf. The topics covered in the methodology are: Research classification; context and participants; corpus; data generation process; and the process of data analysis. The interview and questionnaire are used as instruments of this research seeking at identifying and describing the methodological procedures used in the clasroom by the teacher in order to investigate the difficulties encountered by her with regard to her teaching and student learnig. The results reveal that the teacher managed to use appropriate methodologies and approaches to teach students, such as the use of dynamics, games and visual materials, as well as the use of communicative approach and deaf pedagogy, but physical barriers, such as lack of materials and instruments, and the limited world knowledge of the students were some of the factors that hindered the sucess of the classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985
dc.date.accessioned 2021-04-07T21:20:40Z
dc.date.available 2021-04-07
dc.date.available 2021-04-07T21:20:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Surdos - ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Educação de surdos pt_BR
dc.subject Educação especial - surdos pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa para surdos pt_BR
dc.subject Surdez e aprendizagem de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Inglês escrito para surdos pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa escrita - surdos pt_BR
dc.subject Abordagens de ensino - inglês pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem de sursos - língua inglesa pt_BR
dc.subject Deaf - English Language Teaching pt_BR
dc.subject Deaf education pt_BR
dc.subject Special Education - Deaf pt_BR
dc.subject English language teaching for the deaf pt_BR
dc.subject Deafness and foreign language learning pt_BR
dc.subject English written for the deaf pt_BR
dc.subject Teaching English Language Writing - Deaf People pt_BR
dc.subject Teaching approaches - English pt_BR
dc.subject Teaching and learning of deaf people - English language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria Aline da Conceição.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Challenges and possibilities of teaching written English to deaf people: a case study. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria Aline da Conceição. Desafios e possibilidades do ensino de língua inglesa escrita para surdos: um estudo de caso. 2020. 61f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17985 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta