dc.creator.ID |
ALMEIDA, V. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALMEIDA, Normando Brito de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALMEIDA, N. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA, Marco Antônio Margarido. |
|
dc.contributor.referee2 |
SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente
de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital,
como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua
competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de
investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela
hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que
a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização
do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada
vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em
segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância
da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de
hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem
uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do
Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua,
através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo
citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva
(2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de
Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou
aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus
conhecimentos da língua inglesa. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020 |
|
dc.description.abstract |
This monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private
school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English
learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English
language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the
effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet.
First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a
joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of
electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have
accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the
following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual
(COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of
how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia
(LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the
Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of
autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning
according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the
terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented
aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding
her knowledge of the E nglish language. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-07T21:46:42Z |
|
dc.date.available |
2021-04-07 |
|
dc.date.available |
2021-04-07T21:46:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Hipermídia e estudo de língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino aprensizagem de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Letramento digital |
pt_BR |
dc.subject |
Aplicativo Wlingua |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomia da aprendizagem - inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Inglês por aplicativo |
pt_BR |
dc.subject |
App de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Hypermedia |
pt_BR |
dc.subject |
Autonomy in learning |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem e-eletronica e m-learning |
pt_BR |
dc.subject |
Hypermedia and foreign language study |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching English learning |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Digital literacy |
pt_BR |
dc.subject |
Wlingua app |
pt_BR |
dc.subject |
Learning autonomy - English |
pt_BR |
dc.subject |
English by application |
pt_BR |
dc.subject |
English app |
pt_BR |
dc.subject |
E-electronic learning and m-learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 |
pt_BR |