DSpace Repository

Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso.

Show simple item record

dc.creator.ID ALMEIDA, V. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Normando Brito de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, N. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7086998010231073 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA, Marco Antônio Margarido.
dc.contributor.referee2 SILVA, Suênio Stevenson Tomaz da.
dc.description.resumo Este trabalho monográfico constitui-se de um estudo realizado com uma adolescente de escola privada em Campina Grande, a qual tem vivido a experiência de inclusão digital, como aprendiz de inglês através de aplicativo, e exercendo sua autonomia em aprimorar sua competência na Língua Inglesa. A opção por esse estudo surgiu a partir do nosso interesse de investigar os efeitos na aprendiz provenientes dos diversos recursos oferecidos pela hipermídia através da Internet. Primeiro, traçamos um percurso histórico para demonstrar que a tecnologia e o ensino de língua têm uma relação conjunta, contribuindo para a otimização do ensino à distância, com o auxílio de aparelhos eletrônicos, abrindo portas para que cada vez mais as pessoas utilizem tais aparelhos e tenham a acessibilidade na palma da mão. Em segundo lugar, construímos o aporte teórico respaldado nos seguintes conceitos: a importância da inclusão digital na educação do indivíduo (COSCARELLI, 2007); o conceito de hipermídia (GOSCIOLA , 2003); a reflexão de como a linguagem e o pensamento estabelecem uma relação de múltiplos significados dentro da hipermídia (LÉVY, 1993) ; a descrição do Sistema de Hipermídia Adaptativo Educacional, tomando por base o aplicativo W língua, através dos estudos de Leiva (2003) e Palazzo (2000); o conceito de aprendiz autônomo citado por Dickinson (1987) e o relato a respeito da aprendizagem autônoma segundo Paiva (2009). A pesquisa é de cunho qualitativo, descritivo e exploratório, nos termos de Richardson (1999). Ao finalizarmos a análise, constatamos que a aprendiz apresentou aspectos de autonomia, assiduidade no ambiente digital e interesse de expandir seus conhecimentos da língua inglesa. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. pt_BR
dc.date.issued 2020
dc.description.abstract This monographic work consists of a study carried out with a teenager from a private school in Campina Grande, who has lived the experience of digital inclusion, as an English learner through an application, and exercising her autonomy in improving her English language competence.The choice for this study arose from our interest in investigating the effects on the learner from the various resources offered by hypermedia through the internet. First, we trace a historical path to demonstrate that technology and language teaching have a joint relationship, contributing to the optimization of distance learning, with the aid of electronic devices, opening doors for more and more people to use such devices and have accessibility in the palm of their hands. Second, we built the theoretical support on the following concepts: the importance of digital inclusion in the education of the individual (COSCARELLI, 2007); the concept of hypermedia (GOSCIOLA, 2003); the reflection of how language and thought establish a relationship of multiple meanings within hypermedia (LÉVY, 1993); the description of the Educational Adaptive Hypermedia System, based on the Wlingua application, through the studies of Leiva (2003) and Palazzo (2000); the concept of autonomous apprentice cited by Dickinson (1987) and the account of autonomous learning according to Paiva (2009). The research is qualitative, descriptive and exploratory, in the terms of Richardson (1999). At the end of the analysis, we found that the learner presented aspects of autonomy, a constant presence in the digital environment and interest in expanding her knowledge of the E nglish language. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988
dc.date.accessioned 2021-04-07T21:46:42Z
dc.date.available 2021-04-07
dc.date.available 2021-04-07T21:46:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Hipermídia e estudo de língua estrangeira pt_BR
dc.subject Ensino aprensizagem de inglês pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Letramento digital pt_BR
dc.subject Aplicativo Wlingua pt_BR
dc.subject Autonomia da aprendizagem - inglês pt_BR
dc.subject Inglês por aplicativo pt_BR
dc.subject App de inglês pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Hypermedia pt_BR
dc.subject Autonomy in learning pt_BR
dc.subject Aprendizagem e-eletronica e m-learning pt_BR
dc.subject Hypermedia and foreign language study pt_BR
dc.subject Teaching English learning pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Digital literacy pt_BR
dc.subject Wlingua app pt_BR
dc.subject Learning autonomy - English pt_BR
dc.subject English by application pt_BR
dc.subject English app pt_BR
dc.subject E-electronic learning and m-learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Vanessa Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hypermedia and autonomy in learning English as a foreign language (ILE): a case study. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Vanessa Alves de. Hipermídia e autonomia na aprendizagem de inglês língua estrangeira (ILE): um estudo de caso. 2020. 48f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2020. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/17988 pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account