DSpace/Manakin Repository

Atividades de letramento: a retextualização do gênero textual peça teatral no 8º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, E. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3633583113672621 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Rose Maria Leite de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, R. M. L pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6107356708140208 pt_BR
dc.contributor.referee1 MOURA, Ana Célia Clementino.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo Esta dissertação apresenta uma discussão sobre o espaço e o tratamento oferecidos aos gêneros orais e escritos em sala de aula. Faz-se necessário um trabalho mais direcionado ao estudo de gêneros textuais para os alunos de Ensino Fundamental, pois os educandos, muitas vezes, não têm acesso aos usos da língua materna como lugar de interação, e os gêneros textuais são mediadores da construção e constituição da linguagem e do sujeito. As relações entre fala e escrita no ensino dos gêneros devem atuar como meio de aquisição de práticas sociais e na integração da língua materna. Nesse sentido, a presente pesquisa tem como objetivo principal tecer reflexões, partindo de uma situação real de ensino, sobre a importância da oralidade e da escrita da língua materna através do uso do gênero textual peça teatral, com vistas a confirmar tal gênero como terreno fértil para o trabalho com a Retextualização em sala de aula e ainda como meio que possibilita o trabalho em sala de aula com o Letramento. A metodologia é de natureza descritiva, qualitativa e de base etnográfica, tendo como aporte teórico: Marcuschi (2003), que teoriza sobre o processo de Retextualização, sobre a fala e a escrita nos usos da língua materna; as concepções de letramento apresentadas por Kleiman (1997); a relação entre oralidade e letramento segundo Street (1997, 1984, 2001); Rojo (2004, 2011) aborda letramento e oralidade; Schneuwly e Dolz (1995, 2004, 2011) o trabalho com os gêneros orais e escritos; os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa (1997, 1998) incentivam ao uso da oralidade e escrita em sala de aula; dentre outros. Os resultados apontaram para o fato de que ainda existe na escola uma resistência ao trabalho com a oralidade e a escrita que deve ser minimizada com trabalhos da natureza que apresentamos aqui, o que colaborou para a produção de uma proposta de intervenção, um Caderno Pedagógico, que traz atividades de integração e implica o contínuo da língua oral e língua escrita com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem do oral e da escrita em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Atividades de letramento: a retextualização do gênero textual peça teatral no 8º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This dissertation presents a discussion about the space and the treatment offered to the oral and written genres in the classroom. It is necessary to work more focused on the study of textual genres for elementary school students, because the students often do not have access to the uses of the mother tongue as a place of interaction, and textual genres are mediators of the construction and constitution Language and subject. The relations between speech and writing in gender teaching should act as a means of acquiring social practices and integrating the mother tongue. In this sense, the main objective of this research is to reflect on the importance of orality and writing of the mother tongue using the textual genre play, with a view to confirming this genre as a fertile ground for the work with the Retextualization in the classroom and as a medium that makes possible the work in the classroom with the Literature. The methodology is descriptive, qualitative and ethnographic based, with the theoretical contribution: Marcuschi (2003), who theorizes about the process of Retextualization, about the speech and writing in the uses of the mother tongue; The conceptions of literacy presented by Kleiman (1997); The relationship between orality and literacy according to Street (1997, 1984, 2001); Rojo (2004, 2011) addresses literacy and orality; Schneuwly and Dolz (1995, 2004, 2011) work with oral and written genres; The National Curriculum Parameters of Portuguese Language (1997, 1998) encourage the use of orality and writing in the classroom; among others. The results pointed to the fact that there is still a resistance in the school to work with orality and writing that should be minimized with the works of nature that we present here, which helped to produce an intervention proposal, a Pedagogical Notebook, which brings integration activities and implies the continuation of oral and written language with the objective of improving the teaching-learning process of oral and writing in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/179
dc.date.accessioned 2017-12-12T20:41:41Z
dc.date.available 2017-12-01
dc.date.available 2017-12-12T20:41:41Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gêneros oral e escrito pt_BR
dc.subject Peça teatral pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Letramento pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Ensino de língua portuguesa pt_BR
dc.subject Oral and written generes eng
dc.subject Play eng.
dc.subject Teaching-learning eng
dc.subject Literacy pt_BR
dc.subject Text Genre pt_BR
dc.subject Portuguese language teaching pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Eliana Ferreira dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Literacy activities: the retextualization of the textual genre play in the 8th grade of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Eliana Ferreira dos. Atividades de letramento: a retextualização do gênero textual peça teatral no 8º ano do ensino fundamental. 2016. 174f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras- PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta