DSpace/Manakin Repository

Publicidade de roupas da diesel na aula de língua inglesa: por que ser um ‘Smart’ num mundo de ‘Stupids’..

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, S. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0559740602664118 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MONTEIRO, Vivian.
dc.contributor.advisor1ID MONTEIRO, V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARRETO FILHO, Ricardo Rios.
dc.contributor.referee2 OLIVEIRA, Maria Angélica de Oliveira.
dc.description.resumo A sociedade capitalista é conhecida, dentre outras coisas, pelo estímulo ao consumismo, muitas vezes desenfreado, e pelo culto à determinado padrão estético. Nas publicidades de roupas da campanha be stupid da Diesel, objeto de estudo de nossa pesquisa, nota-se que há a imposição sutil ao consumidor de um padrão ousado e descolado: o padrão Diesel. Diante disso, esta pesquisa tem como objetivo principal compreender como estudantes de Língua Inglesa (LI) interpretavam textos publicitários e em que medida eles acreditavam que esses textos poderiam auxiliá-los na compreensão leitora do idioma. No que tange à importância do outro na publicidade, a autodestruição do corpo e a ideologia no texto publicitário, nos baseamos em Saflate (2010). Para o conceito de ideologia nos coadunamos com Fernandes (2008), quando afirma que a esta é uma concepção de mundo do sujeito inserido num determinado grupo social. No que concerne o estudo da publicidade em geral, seu conceito e suas técnicas, nos baseamos primordialmente em Sant’Anna (2005), além de outros autores que discorrem sobre os elementos constituintes de um anúncio. Quanto às publicidades da Diesel nos respaldamos em Maia (2011) e Santos e Monteiro (2015). Referente ao conceito de leitura em língua estrangeira nos fundamentamos em Monteiro (2003). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório. Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários (pré-teste e pós - teste) e a transcrição de uma de aula ministrada para 21 alunos de uma turma Inglês Básico de Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dados coletados foram analisados qualitativamente buscando compreender como os estudantes de LI interpretavam textos publicitários e em que medida eles acreditavam que esses textos poderiam auxiliá-los no desenvolvimento de uma compreensão leitora mais crítica. Como resultado, pudemos perceber que a maioria dos alunos-leitores apresentou uma leitura mais crítica em relação ao texto publicitário em inglês. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Publicidade de roupas da diesel na aula de língua inglesa: por que ser um ‘Smart’ num mundo de ‘Stupids’.. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract Capitalist society is known by its eagerness to stimulate consumerism, often unbridled, and by its devotion to venerate certain aesthetic standards. In the clothing advertising of Diesel’s campaign, named be stupid, object of this research, it has been observed that there is a subtle imposition of an audacious and cool pattern to the audience: the Diesel standard. Therefore, the aim of this research is to reflect upon the importance of analyzing some resources employed by Diesel in their advertisements to sell their products in order to raise a more critical consciousness in the reader and student of English Language (EL). Regarding the importance of the Other in the advertising, the self-destruction of the body and the role of ideology in advertising, the main theoretical basis is Saflate (2010). The concept of ideology is primarily based on Fernandes’ (2008) assumptions, as for him, ideology is a world’s view of the subject within a particular social group. Considering the study of advertising in general, its concept and its techniques, this investigation is relied basically on Sant'Anna (2005), but other authors are also considered. In terms of Diesel advertising, the most prominent support is the contributions of Maia (2011) and Santos and Monteiro (2015). The concept of reading in a foreign language is taken from Monteiro (2003). It is an exploratory qualitative research. Considering data collection, it was used two types of instruments: questionnaires (pre-test and post-test) and the transcript of an English for Special Purposes class. The class was lectured to 21 undergraduate students from different courses of the Universidade Federal de Campina Grande (in English: Federal University of Campina Grande). The collected data were analyzed qualitatively seeking to understand how EL students interpreted advertising texts and to what extent they believed that these texts could assist them in developing a more critical reading comprehension. As a result, it has been realized that most of the students seemed to show a more critical attitude concerning reading advertising in English. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18006
dc.date.accessioned 2021-04-08T19:29:02Z
dc.date.available 2021-04-08
dc.date.available 2021-04-08T19:29:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua inglesa pt_BR
dc.subject Diesel - marca de roupas - aula de inglês pt_BR
dc.subject Campanha de roupas - Diesel pt_BR
dc.subject Textos publicitários - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Publicidade - ensino de inglês pt_BR
dc.subject Ideologia - texto publicitário pt_BR
dc.subject Autodestruição do corpo - publicidade pt_BR
dc.subject Publicidade da Diesel pt_BR
dc.subject Ideologia e Publicidade pt_BR
dc.subject Campanha Be Stupid pt_BR
dc.subject Leitura e publicidade pt_BR
dc.subject English language teaching pt_BR
dc.subject Diesel - clothing brand - english class pt_BR
dc.subject Campaign clothing - Diesel pt_BR
dc.subject Advertising texts - teaching English pt_BR
dc.subject Advertising - teaching English pt_BR
dc.subject Ideology - advertising text pt_BR
dc.subject Self-destruction of the body - advertising pt_BR
dc.subject Diesel Advertising pt_BR
dc.subject Ideology and Advertising pt_BR
dc.subject Be Stupid Campaign pt_BR
dc.subject Reading and advertising pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Sarah da Cunha.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Advertising for diesel clothes in the English language class: why be a ‘Smart’ in a world of ‘Stupids’ .. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Sarah Cunha. Publicidade de roupas da diesel na aula de língua inglesa: por que ser um ‘Smart’ num mundo de ‘Stupids’..2016. 148f. Referência: (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18006 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta