dc.creator.ID |
SANTOS, S. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0559740602664118 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MONTEIRO, Vivian. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MONTEIRO, V. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0044203978779488 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
BARRETO FILHO, Ricardo Rios. |
|
dc.contributor.referee2 |
OLIVEIRA, Maria Angélica de Oliveira. |
|
dc.description.resumo |
A sociedade capitalista é conhecida, dentre outras coisas, pelo estímulo ao consumismo, muitas
vezes desenfreado, e pelo culto à determinado padrão estético. Nas publicidades de roupas da
campanha be stupid da Diesel, objeto de estudo de nossa pesquisa, nota-se que há a imposição
sutil ao consumidor de um padrão ousado e descolado: o padrão Diesel. Diante disso, esta
pesquisa tem como objetivo principal compreender como estudantes de Língua Inglesa (LI)
interpretavam textos publicitários e em que medida eles acreditavam que esses textos poderiam
auxiliá-los na compreensão leitora do idioma. No que tange à importância do outro na
publicidade, a autodestruição do corpo e a ideologia no texto publicitário, nos baseamos em
Saflate (2010). Para o conceito de ideologia nos coadunamos com Fernandes (2008), quando
afirma que a esta é uma concepção de mundo do sujeito inserido num determinado grupo social.
No que concerne o estudo da publicidade em geral, seu conceito e suas técnicas, nos baseamos
primordialmente em Sant’Anna (2005), além de outros autores que discorrem sobre os
elementos constituintes de um anúncio. Quanto às publicidades da Diesel nos respaldamos em
Maia (2011) e Santos e Monteiro (2015). Referente ao conceito de leitura em língua estrangeira
nos fundamentamos em Monteiro (2003). Esta é uma pesquisa qualitativa do tipo exploratório.
Como instrumentos de coleta de dados, foram utilizados dois questionários (pré-teste e pós -
teste) e a transcrição de uma de aula ministrada para 21 alunos de uma turma Inglês Básico de
Ensino Superior da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Os dados coletados
foram analisados qualitativamente buscando compreender como os estudantes de LI
interpretavam textos publicitários e em que medida eles acreditavam que esses textos poderiam
auxiliá-los no desenvolvimento de uma compreensão leitora mais crítica. Como resultado,
pudemos perceber que a maioria dos alunos-leitores apresentou uma leitura mais crítica em
relação ao texto publicitário em inglês. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
Publicidade de roupas da diesel na aula de língua inglesa: por que ser um ‘Smart’ num mundo de ‘Stupids’.. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
Capitalist society is known by its eagerness to stimulate consumerism, often unbridled, and by
its devotion to venerate certain aesthetic standards. In the clothing advertising of Diesel’s
campaign, named be stupid, object of this research, it has been observed that there is a subtle
imposition of an audacious and cool pattern to the audience: the Diesel standard. Therefore, the
aim of this research is to reflect upon the importance of analyzing some resources employed by
Diesel in their advertisements to sell their products in order to raise a more critical
consciousness in the reader and student of English Language (EL). Regarding the importance
of the Other in the advertising, the self-destruction of the body and the role of ideology in
advertising, the main theoretical basis is Saflate (2010). The concept of ideology is primarily
based on Fernandes’ (2008) assumptions, as for him, ideology is a world’s view of the subject
within a particular social group. Considering the study of advertising in general, its concept and
its techniques, this investigation is relied basically on Sant'Anna (2005), but other authors are
also considered. In terms of Diesel advertising, the most prominent support is the contributions
of Maia (2011) and Santos and Monteiro (2015). The concept of reading in a foreign language
is taken from Monteiro (2003). It is an exploratory qualitative research. Considering data
collection, it was used two types of instruments: questionnaires (pre-test and post-test) and the
transcript of an English for Special Purposes class. The class was lectured to 21 undergraduate
students from different courses of the Universidade Federal de Campina Grande (in English:
Federal University of Campina Grande). The collected data were analyzed qualitatively seeking
to understand how EL students interpreted advertising texts and to what extent they believed
that these texts could assist them in developing a more critical reading comprehension. As a
result, it has been realized that most of the students seemed to show a more critical attitude
concerning reading advertising in English. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18006 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-08T19:29:02Z |
|
dc.date.available |
2021-04-08 |
|
dc.date.available |
2021-04-08T19:29:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua inglesa |
pt_BR |
dc.subject |
Diesel - marca de roupas - aula de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Campanha de roupas - Diesel |
pt_BR |
dc.subject |
Textos publicitários - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade - ensino de inglês |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia - texto publicitário |
pt_BR |
dc.subject |
Autodestruição do corpo - publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Publicidade da Diesel |
pt_BR |
dc.subject |
Ideologia e Publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
Campanha Be Stupid |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e publicidade |
pt_BR |
dc.subject |
English language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Diesel - clothing brand - english class |
pt_BR |
dc.subject |
Campaign clothing - Diesel |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising texts - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Advertising - teaching English |
pt_BR |
dc.subject |
Ideology - advertising text |
pt_BR |
dc.subject |
Self-destruction of the body - advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Diesel Advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Ideology and Advertising |
pt_BR |
dc.subject |
Be Stupid Campaign |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and advertising |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Sarah da Cunha. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Advertising for diesel clothes in the English language class: why be a ‘Smart’ in a world of ‘Stupids’ .. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Sarah Cunha. Publicidade de roupas da diesel na aula de língua inglesa: por que ser um ‘Smart’ num mundo de ‘Stupids’..2016. 148f. Referência:
(Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Inglesa, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18006 |
pt_BR |