DSpace/Manakin Repository

Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. P pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7520906276405922 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MILREU, Isis.
dc.contributor.advisor1ID MILREU, I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes da.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro.
dc.description.resumo Selecionamos como corpus deste estudo o livro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015) de Nadia Fink, a primeira obra da coleção Antiprincesas, publicada pela editora Chirimbote. O objetivo geral do nosso trabalho é analisar como a vida e a obra de Frida Kahlo foram representadas na referida narrativa. Também pretendemos discutir o protagonismo feminino na literatura infantil, refletindo sobre a formação leitora de meninas e meninos. Para atingirmos nossos objetivos, seguimos alguns passos. Primeiro abordamos brevemente a história da literatura infantil, principalmente, a produzida na América Latina. Em seguida, discutimos algumas questões de gênero e sua relação com a literatura infantil contemporânea, particularmente, o modelo da princesa. À continuação, apresentamos a coleção Antiprincesas e a sua fortuna crítica. Depois, expomos o contexto histórico em que a pintora mexicana viveu, bem como elementos de sua biografia e de sua arte. Finalmente, analisamos como a biografia e a arte de Frida foram representadas no livro de Fink. A relevância deste estudo reside na necessidade de desconstruir os estereótipos de gênero presentes desde a infância. Nesse sentido, defendemos a importância de apresentar ao jovem leitor histórias como a de Frida Kahlo, a qual rompe com o tradicional modelo feminino. Na obra examinada, verificamos que a pintora é representada como uma antiprincesa ou princesa asteca, problematizando a representação da mulher na literatura infantil. Os referenciais teóricos utilizados foram: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS e GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO e PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) e ZOLIN (2009). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008
dc.date.accessioned 2021-04-08T21:18:42Z
dc.date.available 2021-04-08
dc.date.available 2021-04-08T21:18:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Literatura espanhola pt_BR
dc.subject Artistas mexicanos - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Literatura infantil mexicana pt_BR
dc.subject Coleção antiprincesas pt_BR
dc.subject Literatura infantil latinoamericana pt_BR
dc.subject Gêneros - esterótipos pt_BR
dc.subject Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Spanish Literature pt_BR
dc.subject Mexican artists - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Mexican children's literature pt_BR
dc.subject Anti-princess collection pt_BR
dc.subject Latin American children's literature pt_BR
dc.subject Genres - stereotypes pt_BR
dc.subject Literatura española pt_BR
dc.subject Artistas mexicanos - Frida Kahlo pt_BR
dc.subject Literatura infantil mexicana pt_BR
dc.subject Colección anti-princesas pt_BR
dc.subject Literatura infantil latinoamericana pt_BR
dc.subject Géneros - estereotipos pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Michelle Pocidônio de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.relation.references ARAÚJO, Michele Pocidônio de Araújo. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: pt_BR
dc.title.alternative Frida Kahlo para crianças: representações da vida e da obra da pintora mexicana. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Michelle Pocidônio. Frida Kahlo para chicas e chicos: representación de la vida y de la obra de la pintora mexicana. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18008 pt_BR
dc.description.resumen Seleccionamos como corpus de este estudio el libro Frida Kahlo para chicas y chicos (2015), de Nadia Fink, la primera obra de la colección Antiprincesas, publicada por la editora Chirimbote. El objetivo general de nuestro trabajo es analizar cómo está construida la representación de la vida y de la obra de Frida Kahlo en la referida narrativa. También nos proponemos a discutir la importancia de la protagonización femenina en la literatura infantil, reflexionando sobre la formación lectora de las chicas y de los chicos. Para alcanzar a nuestros objetivos, seguimos algunos pasos. Primero abordamos brevemente la historia de la literatura infantil, principalmente, la producida en América Latina. En seguida, discutimos algunas cuestiones de género y su relación con la literatura infantil contemporánea. En continuidad, presentamos a la colección Antiprincesas y a su fortuna crítica. Después, exponemos el contexto histórico en que la pintora mexicana vivió, así como elementos de su biografía y de su arte. Finalmente, analizamos como la biografía y el arte de Frida fueron representados en el libro de Fink. La relevancia de este estudio reside en la necesidad de deshacer los estereotipos de género presentes desde la infancia. En ese sentido, defendemos la importancia de presentar al joven lector historias como la de Frida Kahlo, la cual rompe con el tradicional modelo femenino. En la obra examinada, verificamos que la pintora es representada como una antiprincesa o princesa azteca, problematizando la representación de la mujer en la literatura infantil. Los referenciales teóricos utilizados fueron: ANTONINI (2016), ADICHIE (2015; 2017), BOUERI (2015), BUENO (2012), ELEUTÉRIO (2017) CADERMATORI (2010), CAMPOS y GRIPPO (2016), COLOMER (1994), CUNHA (1991), DÍAZ (2011), PAIVA (2016), PIRES (2008), POTRONY (2006), PRADO y PELLEGRINO (2016), JAMIS (2015), MORAES (2016), MUÑOZ (2013), SILVA (2018) y ZOLIN (2009). pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta