DSpace/Manakin Repository

La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 MILREU, Isis.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 pt_BR
dc.contributor.referee1 COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes
dc.contributor.referee2 SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro.
dc.description.resumo A poesia canção é uma grande fonte de aprendizagens para o ensino de um idioma e o autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes, inexistente. É importante ressaltar que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados e militantes progressistas argentinos durante a última ditadura argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh, as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e da história latino americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a leitura literária e a discussão de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) e GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história latino-americana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-09
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017
dc.date.accessioned 2021-04-09T17:56:49Z
dc.date.available 2021-04-09
dc.date.available 2021-04-09T17:56:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Poema canción em aulas de espanhol pt_BR
dc.subject Propoesta didáctica pt_BR
dc.subject Enseñanza de Español pt_BR
dc.subject Espanhol língua estrangeira pt_BR
dc.subject Literatura e historia latinoamericanas pt_BR
dc.subject Poema canção pt_BR
dc.subject Proposta didática pt_BR
dc.subject Ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Maria Elena Walsh pt_BR
dc.subject Escritoras argentinas pt_BR
dc.subject Democracia e ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Poema Cancion en clases de español pt_BR
dc.subject Propuesta didáctica pt_BR
dc.subject Ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Español como lengua extranjera pt_BR
dc.subject Literatura e historia latinoamericanas pt_BR
dc.subject Poema de la canción pt_BR
dc.subject Propuesta didáctica pt_BR
dc.subject María Elena Walsh pt_BR
dc.subject Literatura argentina pt_BR
dc.subject Democracia y enseñanza del español pt_BR
dc.subject Cancion poem in Spanish classes
dc.subject Didactic proposal
dc.subject Spanish teacher
dc.subject Spanish as a foreign language
dc.subject Latin American Literature and History
dc.subject Song poem
dc.subject Didactic proposal
dc.subject Spanish teaching
dc.subject Maria Elena Walsh
dc.subject Argentine Literature
dc.subject Argentine Writers
dc.subject Democracy and Spanish teaching
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Anna Cecília Alves de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative A democracia cantada por María Elena Walsh em aulas de espanhol como língua estrangeira. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Anna Cecília Alves de. La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017 pt_BR
dc.description.resumen La poesía canción es una gran fuente de aprendizajes para la enseñanza de un idioma y el autoconocimiento, una vez que a partir de su lectura podemos reflexionar sobre el mundo a nuestro alrededor. De acuerdo con varios investigadores, en general, la presencia de la literatura en clases de lengua extranjera es limitada y, muchas veces, inexistente. Es importante resaltar que eso también ocurre en la enseñanza de lengua materna, según algunos estudiosos. Por eso, sentimos la necesidad de abordar esta temática, considerando que los poemas canciones posibilitan la práctica del pensamiento crítico y pueden facilitar la comprensión de elementos históricos y culturales. Para realizar este trabajo, elegimos analizar y elaborar una propuesta didáctica con el poema canción “Como la cigarra”, de María Elena Walsh, lo cual se tornó el himno de muchos exiliados y militantes progresistas argentinos durante la última dictadura argentina. Inicialmente, presentamos la biografía de Walsh, las características de sus poemas canciones para los adultos y su contexto histórico. A seguir, discutimos algunas cuestiones sobre la enseñanza de literatura y de la historia latinoamericana en clases de Español Lengua Extranjera (ELE), analizamos el poema canción “Como la cigarra” y proponemos una secuencia didáctica para ser aplicada en clases de lengua española en la Enseñanza Media. El objetivo principal de este estudio es promover la lectura literaria y la discusión de importantes acontecimientos históricos ocurridos en nuestro continente en clases de ELE. También objetivamos identificar y mostrar el papel de María Elena Walsh y su canción “Como la cigarra” en la lucha por la democracia en Argentina. Otra meta de nuestro trabajo es divulgar la producción de Walsh para el público adulto en Brasil. Nuestro aporte teórico se basa en NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) yGONZÁLEZ (2015), entre otros. Esperamos contribuir con la enseñanza de ELE a partir de nuestra propuesta didáctica, provocando reflexiones sobre las posibilidades de abordaje de los poemas canciones y su relación con la historia latinoamericana. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta