dc.contributor.advisor1 |
MILREU, Isis. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
COSTA JÚNIOR, José Veranildo Lopes |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Leandra de Farias Ribeiro. |
|
dc.description.resumo |
A poesia canção é uma grande fonte de aprendizagens para o ensino de um idioma e o
autoconhecimento, uma vez que a partir da sua leitura podemos refletir sobre o mundo ao
nosso redor. De acordo com vários pesquisadores, em geral, a presença da literatura em
aulas de língua estrangeira é limitada e, muitas vezes, inexistente. É importante ressaltar
que isso também ocorre no ensino da língua materna, segundo alguns estudiosos. Por isso, sentimos a necessidade de abordar esta temática, considerando que os poemas canções possibilitam a prática do pensamento crítico, e podem facilitar a compreensão de
elementos históricos e culturais. Para realizar este trabalho, escolhemos analisar e
elaborar uma proposta didática com o poema canção “Como a Cigarra”, de María Elena
Walsh, o qual se tornou o hino de muitos exilados e militantes progressistas argentinos
durante a última ditadura argentina. Inicialmente, apresentaremos a biografia de Walsh,
as características de seus poemas canções para adultos e o seu contexto histórico. A
seguir, discutimos algumas questões sobre o ensino de literatura e da história latino americana nas aulas de Espanhol como Língua Estrangeira (ELE), analisamos o poema
canção “Como a cigarra” e propomos uma sequência didática para ser aplicada em aulas
de língua espanhola no Ensino Médio. O objetivo principal deste estudo é promover a
leitura literária e a discussão de importantes acontecimentos históricos ocorridos no nosso continente nas aulas de ELE. Também objetivamos identificar e mostrar o papel de María Elena Walsh e sua canção “Como a cigarra” na luta pela democracia na Argentina. Outra meta do nosso trabalho é a divulgação da produção de Walsh para o público adulto em nosso país. Nosso suporte teórico está baseado em NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) e GONZÁLEZ (2015), entre outros. Esperamos
contribuir com o ensino de ELE a partir de nossa proposta didática, provocando reflexões
sobre as possibilidades de abordagem dos poemas canções e sua relação com a história
latino-americana. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-08-09 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-09T17:56:49Z |
|
dc.date.available |
2021-04-09 |
|
dc.date.available |
2021-04-09T17:56:49Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Poema canción em aulas de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Propoesta didáctica |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de Español |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e historia latinoamericanas |
pt_BR |
dc.subject |
Poema canção |
pt_BR |
dc.subject |
Proposta didática |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Maria Elena Walsh |
pt_BR |
dc.subject |
Escritoras argentinas |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia e ensino de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Poema Cancion en clases de español |
pt_BR |
dc.subject |
Propuesta didáctica |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Español como lengua extranjera |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura e historia latinoamericanas |
pt_BR |
dc.subject |
Poema de la canción |
pt_BR |
dc.subject |
Propuesta didáctica |
pt_BR |
dc.subject |
María Elena Walsh |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura argentina |
pt_BR |
dc.subject |
Democracia y enseñanza del español |
pt_BR |
dc.subject |
Cancion poem in Spanish classes |
|
dc.subject |
Didactic proposal |
|
dc.subject |
Spanish teacher |
|
dc.subject |
Spanish as a foreign language |
|
dc.subject |
Latin American Literature and History |
|
dc.subject |
Song poem |
|
dc.subject |
Didactic proposal |
|
dc.subject |
Spanish teaching |
|
dc.subject |
Maria Elena Walsh |
|
dc.subject |
Argentine Literature |
|
dc.subject |
Argentine Writers |
|
dc.subject |
Democracy and Spanish teaching |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Anna Cecília Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
spa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A democracia cantada por María Elena Walsh em aulas de espanhol como língua estrangeira. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Anna Cecília Alves de. La democracia cantada por María Elena Walsh en las classes de ELE. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18017 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La poesía canción es una gran fuente de aprendizajes para la enseñanza de un idioma y el autoconocimiento, una vez que a partir de su lectura podemos reflexionar sobre el mundo a nuestro alrededor. De acuerdo con varios investigadores, en general, la presencia de la literatura en clases de lengua extranjera es limitada y, muchas veces, inexistente. Es importante resaltar que eso también ocurre en la enseñanza de lengua materna, según algunos estudiosos. Por eso, sentimos la necesidad de abordar esta temática, considerando que los poemas canciones posibilitan la práctica del pensamiento crítico y pueden facilitar la comprensión de elementos históricos y culturales. Para realizar este trabajo, elegimos analizar y elaborar una propuesta didáctica con el poema canción “Como la cigarra”, de María Elena Walsh, lo cual se tornó el himno de muchos exiliados y militantes progresistas argentinos durante la última dictadura argentina. Inicialmente, presentamos la biografía de Walsh, las características de sus poemas canciones para los adultos y su contexto histórico. A seguir, discutimos algunas cuestiones sobre la enseñanza de literatura y de la historia latinoamericana en clases de Español Lengua Extranjera (ELE), analizamos el poema canción “Como la cigarra” y proponemos una secuencia didáctica para ser aplicada en clases de lengua española en la Enseñanza Media. El objetivo principal de este estudio es promover la lectura literaria y la discusión de importantes acontecimientos históricos ocurridos en nuestro continente en clases de ELE. También objetivamos identificar y mostrar el papel de María Elena Walsh y su canción “Como la cigarra” en la lucha por la democracia en Argentina. Otra meta de nuestro trabajo es divulgar la producción de Walsh para el público adulto en Brasil. Nuestro aporte teórico se basa en NASCIMENTO; TROUCHE (2008), ALMARÁ (2011), ZANI (2015) yGONZÁLEZ (2015), entre otros. Esperamos contribuir con la enseñanza de ELE a partir de nuestra propuesta didáctica, provocando reflexiones sobre las posibilidades de abordaje de los poemas canciones y su relación con la historia latinoamericana. |
pt_BR |