DSpace/Manakin Repository

A presença do gênero conto na Coleção Síntesis.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID CABRAL, J. R. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MILREU, Isis.
dc.contributor.advisor1ID MILREU, I. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 pt_BR
dc.contributor.referee1 NASCIMENTO, Allyson Raonne Soares do.
dc.contributor.referee2 VIANA , Júlio César.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença do conto nos três volumes da coleção Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada em 2010 pela editora Ática e selecionada pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD). Assim, verificamos se a referida coleção apresenta uma pluralidade cultural significativa através do levantamento da nacionalidade dos contistas. Também examinamos as propostas didáticas sobre os contos discutindo se promovem a competência leitora ou se estão relacionadas a exercícios gramaticais. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre a história do ensino de espanhol e do livro didático de língua espanhola em nosso país. Depois discutimos alguns tópicos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e do PNLD no que diz respeito aos objetivos do ensino de espanhol. A seguir, fazemos algumas considerações sobre o conto e analisamos como o relato breve está presente na coleção Síntesis. Para realizar este trabalho nos apoiamos em alguns teóricos como Guimarães e Freitas (2018), os quais fazem um levantamento bibliográfico do livro didático para o ensino de Espanhol no Brasil; Paraquett (2018) que apresenta dados sobre a produção de pesquisas na área de materiais didáticos de língua espanhola e da formação de professores no país, e Silva (2018), a qual reflete sobre os desafios à entrada do livro didático de Espanhol no PNLD, entre outros. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018
dc.date.accessioned 2021-04-09T18:09:15Z
dc.date.available 2021-04-09
dc.date.available 2021-04-09T18:09:15Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de literatura - aulas de espanhol pt_BR
dc.subject Espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Orientações Curriculares para o Ensino Médio pt_BR
dc.subject Livro didático de espanhol no Brasil pt_BR
dc.subject Programa Nacional do Livro Didático pt_BR
dc.subject Pluralidade cultural - ensino de espanhol pt_BR
dc.subject Conto - gênero literário pt_BR
dc.subject Gênero literário - conto pt_BR
dc.subject Leitura literária pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media - Brasil pt_BR
dc.subject Programa Nacional del Libro Didáctico PNLD - Brasil pt_BR
dc.subject Enseñanza del idioma español pt_BR
dc.subject Lectura literaria pt_BR
dc.subject Enseñanza de ELE pt_BR
dc.subject Electrical Engineering Internship pt_BR
dc.subject Enseñanza de la literatura - lecciones de español pt_BR
dc.subject Español como lengua extranjera pt_BR
dc.subject Pautas curriculares para la escuela secundaria pt_BR
dc.subject Libro de texto de español en Brasil pt_BR
dc.subject Programa Nacional de Libros de Texto pt_BR
dc.subject Pluralidad cultural - Enseñanza del español pt_BR
dc.subject Cuento corto - género literario pt_BR
dc.subject Género literario - cuento corto pt_BR
dc.subject Lectura literaria pt_BR
dc.subject Enseñanza del idioma español pt_BR
dc.subject Lineamientos curriculares para Enseñanza Media - Brasil pt_BR
dc.subject Programa Nacional del Libro Didáctico del PNLD - Brasil pt_BR
dc.subject Lectura literaria pt_BR
dc.subject HE educación pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator CABRAL, José Roberto da Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative La presencia del genero cuento en la Colecction Síntesis. pt_BR
dc.identifier.citation CABRAL, José Roberto da Silva. A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene por objetivo principal analizar la presencia del cuento en los tres volúmenes de la colección Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada en 2010 por la editorial Ática y seleccionada por el Programa Nacional del Libro Didáctico (PNLD). Así, verificamos si la referida colección presenta una pluralidad cultural significativa a través de la relación de la nacionalidad de los cuentistas. También examinamos las propuestas didácticas sobre los cuentos discutiendo si promueven la competencia lectora o si están relacionadas a ejercicios gramaticales. Inicialmente, presentamos un breve panorama sobre la historia de la enseñanza del español y del libro didáctico de lengua española en nuestro país. Después discutimos algunos tópicos de las Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media (2006) y del PNLD en lo que se refiere a los objetivos de la enseñanza de español. A continuación, hacemos algunas consideraciones sobre el cuento y analizamos cómo el relato breve está presente en la colección Síntesis. Para realizar este trabajo nos apoyamos en algunos teóricos como Guimarães y Freitas (2018), los cuales hacen un levantamiento bibliográfico del libro didáctico para la enseñanza de Español en Brasil; Paraquett (2018) quien presenta datos sobre la producción de investigaciones en el área de materiales didácticos de lengua española y de la formación de profesores en el país, y Silva (2018) quien reflexiona sobre los desafíos por la entrada del libro didáctico del Español en el PNLD, entre otros. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta