dc.creator.ID |
CABRAL, J. R. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MILREU, Isis. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MILREU, I. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8660552379109188 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NASCIMENTO, Allyson Raonne Soares do. |
|
dc.contributor.referee2 |
VIANA , Júlio César. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo principal analisar a presença do conto nos três
volumes da coleção Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan Martin, publicada
em 2010 pela editora Ática e selecionada pelo Programa Nacional de Livro Didático (PNLD).
Assim, verificamos se a referida coleção apresenta uma pluralidade cultural significativa
através do levantamento da nacionalidade dos contistas. Também examinamos as propostas
didáticas sobre os contos discutindo se promovem a competência leitora ou se estão
relacionadas a exercícios gramaticais. Inicialmente, apresentamos um breve panorama sobre a
história do ensino de espanhol e do livro didático de língua espanhola em nosso país. Depois
discutimos alguns tópicos das Orientações Curriculares para o Ensino Médio (2006) e do
PNLD no que diz respeito aos objetivos do ensino de espanhol. A seguir, fazemos algumas
considerações sobre o conto e analisamos como o relato breve está presente na coleção
Síntesis. Para realizar este trabalho nos apoiamos em alguns teóricos como Guimarães e
Freitas (2018), os quais fazem um levantamento bibliográfico do livro didático para o ensino
de Espanhol no Brasil; Paraquett (2018) que apresenta dados sobre a produção de pesquisas
na área de materiais didáticos de língua espanhola e da formação de professores no país, e
Silva (2018), a qual reflete sobre os desafios à entrada do livro didático de Espanhol no
PNLD, entre outros. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-09T18:09:15Z |
|
dc.date.available |
2021-04-09 |
|
dc.date.available |
2021-04-09T18:09:15Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de literatura - aulas de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Orientações Curriculares para o Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de espanhol no Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional do Livro Didático |
pt_BR |
dc.subject |
Pluralidade cultural - ensino de espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Conto - gênero literário |
pt_BR |
dc.subject |
Gênero literário - conto |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura literária |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional del Libro Didáctico PNLD - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del idioma español |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de ELE |
pt_BR |
dc.subject |
Electrical Engineering Internship |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la literatura - lecciones de español |
pt_BR |
dc.subject |
Español como lengua extranjera |
pt_BR |
dc.subject |
Pautas curriculares para la escuela secundaria |
pt_BR |
dc.subject |
Libro de texto de español en Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional de Libros de Texto |
pt_BR |
dc.subject |
Pluralidad cultural - Enseñanza del español |
pt_BR |
dc.subject |
Cuento corto - género literario |
pt_BR |
dc.subject |
Género literario - cuento corto |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura literaria |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del idioma español |
pt_BR |
dc.subject |
Lineamientos curriculares para Enseñanza Media - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Nacional del Libro Didáctico del PNLD - Brasil |
pt_BR |
dc.subject |
Lectura literaria |
pt_BR |
dc.subject |
HE educación |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
CABRAL, José Roberto da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
La presencia del genero cuento en la Colecction Síntesis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
CABRAL, José Roberto da Silva. A presença do gênero conto na Coleção Síntesis. 2018. 27f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18018 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Esta investigación tiene por objetivo principal analizar la presencia del cuento
en los tres volúmenes de la colección Síntesis - Curso de Lengua Española, escrita por Ivan
Martin, publicada en 2010 por la editorial Ática y seleccionada por el Programa Nacional del
Libro Didáctico (PNLD). Así, verificamos si la referida colección presenta una pluralidad
cultural significativa a través de la relación de la nacionalidad de los cuentistas. También
examinamos las propuestas didácticas sobre los cuentos discutiendo si promueven la
competencia lectora o si están relacionadas a ejercicios gramaticales. Inicialmente,
presentamos un breve panorama sobre la historia de la enseñanza del español y del libro
didáctico de lengua española en nuestro país. Después discutimos algunos tópicos de las
Orientaciones Curriculares para la Enseñanza Media (2006) y del PNLD en lo que se refiere
a los objetivos de la enseñanza de español. A continuación, hacemos algunas consideraciones
sobre el cuento y analizamos cómo el relato breve está presente en la colección Síntesis. Para
realizar este trabajo nos apoyamos en algunos teóricos como Guimarães y Freitas (2018), los
cuales hacen un levantamiento bibliográfico del libro didáctico para la enseñanza de Español
en Brasil; Paraquett (2018) quien presenta datos sobre la producción de investigaciones en el
área de materiales didácticos de lengua española y de la formación de profesores en el país, y
Silva (2018) quien reflexiona sobre los desafíos por la entrada del libro didáctico del Español
en el PNLD, entre otros. |
pt_BR |