DSpace/Manakin Repository

Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAÚJO, M. J. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARTOS, Secundino Vigón.
dc.contributor.advisor1ID ARTOS, S. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9777041327467174 pt_BR
dc.contributor.referee1 FARIAS, Aline Carolina Ferreira.
dc.contributor.referee2 VIANA, Júlio Cesar Vasconcelos.
dc.description.resumo Esta investigação tem como objetivo discutir e analisar a grande relevância que as canções desempenham no ensino-aprendizagem de ELE. As canções têm suscitado grande interesse, uma vez que se apresentam como um material legítimo de características linguísticas e culturais da língua meta. O objetivo geral será apresentar duas propostas didáticas destinadas a estudantes brasileiros de ELE, centradas no gênero textual canção. Também verificaremos a importância dada ao texto musicado em trabalhos anteriores, trabalhos estes que nos direcionam ao ensino lúdico, como em CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque baseado em gêneros textuais:); ou outros como BORDINI; CARLOS (2012); MARCHUSCHI(2008).Apoiaremo-nos também em outros teóricos que destacam a importância do gênero canção para o ensino de línguas: LOPES (2011); OLIVEIRA (2010); Além disso, também verificaremos como e tratado este gênero nos principais documentos oficiais que orientam o ensino, em particular, o ensino de línguas como os PCNs, as OCEM, o PCIC e o MCER. Também descreveremos e analisaremos a presença de nosso objeto de estudo em dois manuais de espanhol aprovados pelo PNLD (2015-2017). E por último, para intensificar ainda mais a grande relevância do gênero canção em aulas de ELE, propuseremos uma série de explorações didáticas com canções nos diferentes níveis linguísticos, focalizando os aspectos léxico/gramatical e cultural, desde uma perspectiva com fins comunicativos de ensino de línguas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. pt_BR
dc.date.issued 2018-04-05
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022
dc.date.accessioned 2021-04-09T20:44:05Z
dc.date.available 2021-04-09
dc.date.available 2021-04-09T20:44:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino lúdico de espanhol pt_BR
dc.subject Gênero textual - canção pt_BR
dc.subject Competência comunicativa pt_BR
dc.subject Manual didáctico pt_BR
dc.subject Explotación didáctica con canciones pt_BR
dc.subject Guía de los Libros Didácticos - lengua extranjera moderna - PNLD 2015 pt_BR
dc.subject Canções no ensino aprendizagem pt_BR
dc.subject Música na educação pt_BR
dc.subject Espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Canção - gênero textual pt_BR
dc.subject Manual didático pt_BR
dc.subject Playful Spanish teaching pt_BR
dc.subject Textual genre - song pt_BR
dc.subject Communicative competence pt_BR
dc.subject Didactic manual pt_BR
dc.subject Didactic exploitation with songs pt_BR
dc.subject Didactic Books Guide - modern foreign language - PNLD 2015 pt_BR
dc.subject Songs in teaching learning pt_BR
dc.subject Music in education pt_BR
dc.subject Spanish as a foreign language pt_BR
dc.subject Song - textual genre pt_BR
dc.subject Textbook pt_BR
dc.subject Enseñanza de español lúdica pt_BR
dc.subject Género textual - canción pt_BR
dc.subject Competencia comunicativa pt_BR
dc.subject Canciones en la enseñanza del aprendizaje pt_BR
dc.subject Música en la educación pt_BR
dc.subject Español como lengua extranjera pt_BR
dc.subject Canción - género textual pt_BR
dc.subject Libro de texto pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAÚJO, Maria José Ramos de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative Songs as textual genre: proposals for didactic exploitation for the ELE class. pt_BR
dc.identifier.citation ARAÚJO, Maria José Ramos de. Las canciones como género textual: propuestas de explotación didáctica para la classe de ELE. 2018. 42f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18022 pt_BR
dc.description.resumen Esta investigación tiene como objetivo discutir y analizar la gran relevancia que las canciones desempeñan para la enseñanza y aprendizaje de ELE. Las canciones han suscitado gran interés, una vez que se presentan como un material legítimo de rasgos lingüísticos y culturales de la lengua meta. El objetivo general será presentar dos propuestas didácticas destinadas a estudiantes brasileños de ELE, centradas en el género textual canción. También verificaremos la importancia dada al texto musicado en trabajos anteriores, trabajos estos que nos dirigen a la enseñanza lúdica, como en CERROLLAZA (1997); NEVADO FUENTES (2008); enfoque basado en géneros textuales: BORDINI; CARLOS (2012); Marchuschi (2008). Nos apoyaremos también en otros teóricos que destacan la importancia del género canción para la enseñanza de lenguas: LOPES (2011) OLIVEIRA (2010); Además de eso, por otro lado verificaremos como es tratado este género en los principales documentos oficiales que orientan la enseñanza, en particular, la enseñanza de lenguas como los PCNs, Las OCEM, el PCIC y el MCER. También describiremos y analizaremos la presencia de nuestro objeto de estudio en dos manuales de español aprobados por el PNLD (2015-2017). Y por último, para intensificar aún más la gran relevancia del género canción en clases de ELE, propondremos una serie de explotaciones didácticas con canciones en los diferentes niveles lingüísticos, focalizando los aspectos léxico/gramatical y cultural, desde una perspectiva con fines comunicativos de enseñanza de lenguas. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta