DSpace/Manakin Repository

La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID DINIZ, M. M. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3949236909370468 pt_BR
dc.contributor.advisor1 TASET, Idelso Espinosa.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARTOS, Secundino Vigón.
dc.contributor.referee2 MILREU, Isis.
dc.description.resumo A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. pt_BR
dc.date.issued 2019-07-30
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052
dc.date.accessioned 2021-04-12T20:49:48Z
dc.date.available 2021-04-12
dc.date.available 2021-04-12T20:49:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de língua espanhola pt_BR
dc.subject Língua espanhola - ensino pt_BR
dc.subject Espanhol como língua estrangeira pt_BR
dc.subject Espanhol para fins acadêmicos pt_BR
dc.subject Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol pt_BR
dc.subject Enseñanza del idioma español pt_BR
dc.subject Lengua española - enseñanza pt_BR
dc.subject Español como lengua extranjera pt_BR
dc.subject Español para fines académicos pt_BR
dc.subject Movilidad académica e internacionalización - español pt_BR
dc.subject Spanish language teaching pt_BR
dc.subject Spanish language - teaching pt_BR
dc.subject Spanish as a foreign language pt_BR
dc.subject Spanish for Academic Purposes pt_BR
dc.subject Academic mobility and internationalization - Spanish pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DINIZ, Milena Maria dos Santos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language spa pt_BR
dc.title.alternative Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização. pt_BR
dc.identifier.citation DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 pt_BR
dc.description.resumen La demanda de cursos que promuevan la enseñanza de una lengua extranjera en contextos específicos ha aumentado desde los años ochenta. Teniendo en cuenta el aumento de las actividades científicas en las universidades brasileñas y el hecho de que aquellos que reproducen intuitivamente el discurso académico de la cultura extranjera generalmente obtienen una mejor calificación en comparación con aquellos que solo demuestran un buen conocimiento lingüístico, esta investigación tiene como objetivo realizar un análisis crítico de la enseñanza de ELE con fines específicos describiendo la experiencia de impartir clases en un curso vuelto a las competencias interculturales en el contexto académico de lengua española y otro para el español como lengua internacional, ambos impartidos en el programa Idiomas sem Fronteiras (ISF) en 2017 y 2018, así como las opiniones de los estudiantes sobre su propio desarrollo a lo largo de las clases. La investigación se caracteriza por ser de naturaleza cualitativa, con recopilación de información basada en evaluaciones diagnósticas y evaluaciones finales aplicadas en ambos cursos. El marco teórico de esta investigación está integrado por su base conceptual, es decir, los conceptos básicos de movilidad académica e internacionalización (LEMOS, 2016, y BERDUGO, 2013), Enseñanza de Lenguas para Fines Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR., 1999, y BELTRÁN, 1998); Español para Fines Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, y PÉREZ, 1992); Español para Fines Académicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, y GASTALDI, 2017). Se concluyó que hay una búsqueda por parte de la comunidad académica de clases que desarrollan las habilidades necesarias para que el estudiante trabaje en universidades extranjeras y que el Idiomas sem Fronteiras es un ambiente fértil para el desarrollo de cursos que promueven la enseñanza del español en contexto académico pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta