dc.creator.ID |
DINIZ, M. M. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3949236909370468 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
TASET, Idelso Espinosa. |
|
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2636005288639730 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARTOS, Secundino Vigón. |
|
dc.contributor.referee2 |
MILREU, Isis. |
|
dc.description.resumo |
A demanda por cursos que promovam o ensino de uma língua estrangeira em contextos de natureza específica cresceu a partir dos anos oitenta. Considerando o aumento das atividades científicas nas universidades brasileiras e o fato de que quem reproduz intuitivamente o discurso acadêmico da cultura estrangeira obtêm, geralmente, uma melhor qualificação se comparado aos que apenas demonstram um bom conhecimento linguístico, este trabalho tem
como objetivo realizar uma análise crítica do ensino de ELE para fins específicos descrevendo a experiência relativa à regência de um curso voltado para competências interculturais no contexto acadêmico de língua espanhola e outro para o espanhol como língua internacional, ambos ministrados dentro do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) nos
anos de 2017 e 2018, bem como das opiniões dos alunos a respeito do seu próprio desenvolvimento ao longo das aulas. A pesquisa caracteriza-se como sendo de natureza qualitativa, com levantamento de informações com base nas avaliações diagnósticas e avaliações finais aplicadas em ambos os cursos. O referencial teórico desta pesquisa é
integrado por sua base conceitual, isto é, os conceitos básicos de mobilidade acadêmica e internacionalização (LEMOS, 2016, e BERDUGO, 2013), Ensino de Línguas para Fins Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012; STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR.,1999, e BELTRÁN, 1998), o Espanhol para Fins Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, e PÉREZ, 1992), espanhol para fins acadêmicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, e GASTALDI, 2017). Concluiu-se que há uma busca por parte da comunidade acadêmica por aulas que desenvolvam as competências necessárias para o estudante atuar em universidades estrangeiras e que o Idiomas sem Fronteiras, é um ambiente fértil para o desenvolvimento de
cursos que promovam um ensino da língua espanhola no contexto acadêmico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Humanidades - CH |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Letras. |
pt_BR |
dc.title |
La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2019-07-30 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-12T20:49:48Z |
|
dc.date.available |
2021-04-12 |
|
dc.date.available |
2021-04-12T20:49:48Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de língua espanhola |
pt_BR |
dc.subject |
Língua espanhola - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol como língua estrangeira |
pt_BR |
dc.subject |
Espanhol para fins acadêmicos |
pt_BR |
dc.subject |
Mobilidade acadêmica e internacionalização - espanhol |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza del idioma español |
pt_BR |
dc.subject |
Lengua española - enseñanza |
pt_BR |
dc.subject |
Español como lengua extranjera |
pt_BR |
dc.subject |
Español para fines académicos |
pt_BR |
dc.subject |
Movilidad académica e internacionalización - español |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish language - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish as a foreign language |
pt_BR |
dc.subject |
Spanish for Academic Purposes |
pt_BR |
dc.subject |
Academic mobility and internationalization - Spanish |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
spa |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Ensino de espanhol para fins específicos: experiências relacionadas à mobilidade acadêmica e internacionalização. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DINIZ, Milena Maria dos Santos. La enseñanza de ELE para fines específicos: experiencias vinculadas a la movilidad académica e internacionalización. 2019. 58f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Letras: Língua Espanhola, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18052 |
pt_BR |
dc.description.resumen |
La demanda de cursos que promuevan la enseñanza de una lengua extranjera en contextos
específicos ha aumentado desde los años ochenta. Teniendo en cuenta el aumento de las
actividades científicas en las universidades brasileñas y el hecho de que aquellos que
reproducen intuitivamente el discurso académico de la cultura extranjera generalmente
obtienen una mejor calificación en comparación con aquellos que solo demuestran un buen
conocimiento lingüístico, esta investigación tiene como objetivo realizar un análisis crítico de
la enseñanza de ELE con fines específicos describiendo la experiencia de impartir clases en
un curso vuelto a las competencias interculturales en el contexto académico de lengua
española y otro para el español como lengua internacional, ambos impartidos en el programa
Idiomas sem Fronteiras (ISF) en 2017 y 2018, así como las opiniones de los estudiantes
sobre su propio desarrollo a lo largo de las clases. La investigación se caracteriza por ser de
naturaleza cualitativa, con recopilación de información basada en evaluaciones diagnósticas y
evaluaciones finales aplicadas en ambos cursos. El marco teórico de esta investigación está
integrado por su base conceptual, es decir, los conceptos básicos de movilidad académica e
internacionalización (LEMOS, 2016, y BERDUGO, 2013), Enseñanza de Lenguas para Fines
Específicos (Instituto Cervantes, 2019; GUIMARÃES, 2014; BELTRÁN, 2012;
STREVENS, 1988; DUDDLEY-EVANS, 1998; VIAN JR., 1999, y BELTRÁN, 1998);
Español para Fines Específicos (ALCALÁ; ANTUÑA, 2009; BELTRÁN, 2005, y PÉREZ,
1992); Español para Fines Académicos (VÁZQUEZ, 2005; WILDNER, 2012, y GASTALDI,
2017). Se concluyó que hay una búsqueda por parte de la comunidad académica de clases que
desarrollan las habilidades necesarias para que el estudiante trabaje en universidades
extranjeras y que el Idiomas sem Fronteiras es un ambiente fértil para el desarrollo de cursos
que promueven la enseñanza del español en contexto académico |
pt_BR |