DSpace/Manakin Repository

Interface digital: a sociologia das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, K. M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.
dc.contributor.advisor1ID ARAÚJO, B. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8199691841936178 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Walberto Barbosa da.
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS2
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/profsocioCDSA.2023.dissertacao.santos
dc.description.resumo Na pós-modernidade, novos valores fundamentam as formas sociais de existir e de transformar o mundo. Esses valores estão presentes na escola enquanto Instituição social que (re)produz normas, significados e ações que direcionam o agir, o sentir e o pensar dos sujeitos na pós-modernidade. Nesse sentido, uma das formas de existência na escola, assim como na sociedade pós-moderna, é dada pela mediação das tecnologias. Essa mediação constrói sentidos outros de se perceber, perceber o outro e estar no mundo. Chamamos essa mediação de aparelhamento digital, onde os sujeitos existem e produzem sentidos de mundo através do uso de tecnologias digitais da informação e comunicação. Em sala de aula, o aparelhamento digital nos leva a questionar os processos de ensino e de aprendizagem. Assim, como problema de pesquisa, trouxemos: quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio? Nosso objetivo foi compreender quais as implicações do aparelhamento digital para o ensino de Sociologia no Ensino Médio. Propomos, enquanto caminho teórico-metodológico, o uso da Análise Sociológica do Discurso, visto que entendemos os discursos enquanto formas sociais que são internalizados e são modulados pela realidade social, pela construção dos sentidos e significados que estruturam a existência social e que são apreendidos pelos sujeitos nos processos de subjetivação e de socialização. Nosso objeto de pesquisa foi ganhando contornos a partir das contribuições teóricas de Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) e Pierre Lévy (1989; 1998). Pelos constructos sociológicos de tais autores, percebemos a necessidade de investigar os processos de aprendizagem no ensino de Sociologia, no Ensino Médio, através do aparelhamento digital. A pesquisa permitiu perceber a necessidade de discutir as implicações do aparelhamento digital no ensino de Sociologia, visto que o que está em evidência é a própria formação humana. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Interface digital: a sociologia das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. pt_BR
dc.date.issued 2021-03-16
dc.description.abstract In postmodernity, new values underlie the social ways of existing and transforming the world. These values are present at school as a social institution that (re) produces norms, meanings and actions that guide the actions, feelings and thinking of subjects in postmodernity. In this sense, one of the forms of existence at school, as well as in postmodern society, is given by the mediation of technologies. This mediation builds other meanings of perceiving oneself, perceiving the other and being in the world. We call this mediation digital apparatus, where subjects exist and produce meanings of the world through the use of digital technologies of information and communication. In the classroom, digital equipment leads us to question the teaching and learning processes. So, as a research problem, we bring: what are the implications of digital equipment for the teaching of Sociology in High School? Our objective was to understand the implications of digital equipment for the teaching of Sociology in High School. We propose, as a theoretical-methodological path, the use of Sociological Discourse Analysis, since we understand discourses as social forms that are internalized and are modulated by social reality, by the construction of the senses and meanings that structure social existence and that are apprehended by subjects in the processes of subjectivation and socialization. Our research object was gaining contours from the theoretical contributions of Zygmunt Bauman (2001; 2007; 2009), Pierre Bourdieu (1998; 2000; 2011) and Pierre Lévy (1989; 1998). Through the sociological constructs of such authors, we perceive the need to investigate the learning processes in the teaching of Sociology, in High School, through digital equipment. The research made it possible to perceive the need to discuss the implications of digital equipment in the teaching of Sociology, since what is in evidence is the human formation itself. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18143
dc.date.accessioned 2021-04-16T16:53:54Z
dc.date.available 2021-04-16
dc.date.available 2021-04-16T16:53:54Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia – Ensino Médio pt_BR
dc.subject Metodologias de ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Tecnologias da informação e comunicação pt_BR
dc.subject Sociologia das comunicações digitais pt_BR
dc.subject Redes sociais e ensino de sociologia pt_BR
dc.subject Aparelhamento digital – escolas pt_BR
dc.subject Tecnologia e educação pt_BR
dc.subject Sociology Teaching - High School pt_BR
dc.subject Sociology teaching methodologies pt_BR
dc.subject Information and communication technologies pt_BR
dc.subject Sociology of digital technologies pt_BR
dc.subject Social networks and sociology teaching pt_BR
dc.subject Digital devices - schools pt_BR
dc.subject Technology and education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Kátia Maria de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Digital interface: the sociology of digital information and communication technologies at school. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Kátia Maria de Oliveira. Interface digital: a sociologia das tecnologias digitais de informação e comunicação na escola. 2021. 145f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18143 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta