DSpace/Manakin Repository

Planejamento do ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado de letras: as articulações entre os eixos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALMEIDA, L. M. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4524682974970416 pt_BR
dc.contributor.advisor1 REINALDO, Maria Augusta Gonçalves de Macedo.
dc.contributor.advisor1ID REINALDO, M. A. G. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0323008945925363 pt_BR
dc.contributor.referee1 XAVIER, Manassés Morais.
dc.contributor.referee2 RODRIGUES, Linduarte Pereira.
dc.description.resumo As competências de ler, produzir textos e analisar a língua têm sido foco de muitos estudos no âmbito da educação principalmente no ensino de línguas. Isso porque a dimensão do ensinar e do aprender é complexa e singular. Para dar conta dessas duas dimensões, é no estágio supervisionado que o graduando deve associar os conhecimentos teóricos com a vivência em sala de aula. A fim de organizar as ações e objetivos, além de buscar prever particularidades para minimizar os imprevistos, o estagiário deve elaborar o planejamento, atividade por meio da qual se estabelecem os parâmetros, metas e métodos de um período de ensino. Nesta dissertação discute-se sobre a importância do ensino de Língua Portuguesa com foco no gênero e nas articulações entre os eixos de leitura, análise linguística e escrita. As questões norteadoras da pesquisa foram: 1) Como os licenciandos em estágio compreendem planejamento de ensino? 2) Como planejam o trabalho de ensino de língua portuguesa? 3) De que modo se dá a articulação entre os eixos desse ensino? O objetivo geral da pesquisa foi investigar a articulação entre os eixos de ensino de língua em planos de aula elaborados por discentes em estágio supervisionado do curso de Letras – Língua Portuguesa. Como objetivos específicos, a pesquisa pretendeu: 1) Confrontar a(s) concepção(ões) de planejamento de ensino subjacente(s) aos dizeres desses estagiários nos planos de ensino e nos relatórios por eles redigidos. 2) Comparar a(s) concepção(ões) de ensino dos eixos de Língua Portuguesa subjacente(s) aos dizeres desses estagiários, nos respectivos planos de ensino e relatórios. 3) Verificar nos planos se há articulação e como ela se dá entre os eixos de ensino. As bases teóricas são interdisciplinares, e estão constituídas por dois campos: 1. campo educacional, reunindo contribuições dos estudos de didática geral, com destaque para noção de planejamento de ensino (VASCONCELLOS, 2002, LUCKESI, 2011, LIBÂNEO, 2013; MENEGOLLA; SANT‘ANNA, 2014), e dos estudos sobre formação inicial de professores, com ênfase no estágio supervisionado, componente curricular da licenciatura (FILHO, 2001, DIDONE, 2007); 2. campo dos estudos aplicados com destaque para a didática de línguas (DOLZ, 2016; RAFAEL, 2019) e para o ensino de Língua Portuguesa na educação básica (FRANCHI, 1987, GERALDI, 1997, TRAVAGLIA, 2001, BEZERRA; REINALDO, 2019). Os procedimentos metodológicos para coleta e geração de dados foram entrevistas semiestruturadas com três licenciandos de Letras – Língua Portuguesa, matriculados no componente curricular Estágio Supervisionado; recolha dos planos de ensino e dos relatórios individuais de estágio supervisionado. Os resultados das análises mostram que, embora os colaboradores pertençam a uma mesma instituição formadora, apresentam visão diferente sobre a relevância do planejamento enquanto escrita praxiológica, revelando certa incoerência entre a concepção de planejamento manifestada na entrevista e a manifestada nos planos e relatórios. Os resultados mostram a tendência dos estagiários a se aproximarem das práticas da leitura e da análise linguística, e se distanciarem da prática da escrita e sua articulação com a análise linguística. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGEM E ENSINO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Linguagem pt_BR
dc.title Planejamento do ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado de letras: as articulações entre os eixos. pt_BR
dc.date.issued 2021-02-23
dc.description.abstract The competences of reading, producing texts and analyzing language have been the focus of many studies in education, especially in language teaching. This is because the teaching and learning dimensions are complex and unique. In order to deal with these two dimensions, it is in the supervised internship that the student must associate theoretical knowledge with classroom experience. In order to organize the actions and objectives, in addition to trying to predict particularities to minimize the unforeseen events, the trainee must prepare the planning, an activity through which the parameters, goals and methods of a teaching period are established. In this Thesis discusses the importance of teaching Portuguese Language with a focus on genre and on the articulations between the axes of reading, linguistic analysis, and writing. The guiding questions of the research were: 1) How do undergraduate students in internship understand the planning of teaching? 2) How do they plan the work of teaching Portuguese? 3) How is the articulation between the axes of this teaching? The general objective of the research was to investigate the articulation between the axes of language teaching in lesson plans developed by students in supervised internship in the course of Letras - Portuguese Language. As specific objectives, the research intended to: 1) Confront the conception(s) of teaching planning underlying the words of these trainees in the teaching plans and reports they wrote. 2) Compare the conception(s) of teaching of the axes of the Portuguese Language underlying the words of these trainees in their respective teaching plans and reports. 3) To verify if there is articulation in the plans and how it occurs among the teaching axes. The theoretical bases are interdisciplinary, and are constituted by two fields: 1. the educational field, bringing together contributions from general didactic studies, with emphasis on the notion of teaching planning (VASCONCELLOS, 2002, LUCKESI, 2011, LIBÂNEO, 2013; MENEGOLLA; SANT'ANNA, 2014), and from studies on initial teacher training, with emphasis on the supervised internship, a curricular component of the undergraduate degree (FILHO, 2001, DIDONE, 2007); 2. field of applied studies with emphasis on language didactics (DOLZ, 2016; RAFAEL, 2019) and on the teaching of Portuguese Language in basic education (FRANCHI, 1987, GERALDI, 1997, TRAVAGLIA, 2001, BEZERRA; REINALDO, 2019). The methodological procedures for data collection and generation were semi-structured interviews with three undergraduates of Letras - Portuguese Language, enrolled in the curricular component Supervised Internship; collection of teaching plans and individual reports of supervised internship. The results of the analysis show that, although the collaborators belong to the same educational institution, they have different views about the relevance of planning as a praxeological writing, revealing a certain incoherence between the conception of planning expressed in the interview and the one manifested in the plans and reports. The results show the tendency of the trainees to approach the practices of reading and linguistic analysis, and to distance themselves from the practice of writing and its articulation with linguistic analysis. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18163
dc.date.accessioned 2021-04-16T18:52:59Z
dc.date.available 2021-04-16
dc.date.available 2021-04-16T18:52:59Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Planejamento de Ensino pt_BR
dc.subject Eixos do Ensino de Língua Portuguesa pt_BR
dc.subject Estágio Supervisionado pt_BR
dc.subject Teaching Planning pt_BR
dc.subject Axes of Portuguese Language Teaching pt_BR
dc.subject Supervised Internship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Larissa Marcelly Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Portuguese language teaching planning in the supervised letter training: the articulations between the axes. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, L. M. F. Planejamento do ensino de língua portuguesa no estágio supervisionado de letras: as articulações entre os eixos. 2021. 112 f. Dissertação (Mestrado em Linguagem e Ensino) – Programa de Pós-Graduação em Linguagem e Ensino, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18163 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta