dc.creator.ID |
LIMA, A. C. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4758321709253619 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIEIRA, M. F. Q. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este trabalho apresenta a adaptação de uma abordagem metodológica, e de um protocolo
experimental, para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade desenvolvidos para
que indivíduos portadores de deficiências visuais, em diferentes níveis, possam utilizar o
computador de forma simples e eficaz; fomentando sua inclusão social. Visando validar a
metodologia e o protocolo, adaptados, foi realizado um estudo a partir do qual foram
avaliados os recursos: leitores de tela e teclado Braille, tipicamente utilizados pela
comunidade de usuários com limitações visuais. O estudo também objetivou confrontar a
eficácia dos métodos de avaliação da usabilidade adotados, quando aplicados ao contexto da
acessibilidade. Os métodos adotados na avaliação foram: (i) inspeção de conformidade de
produtos a padrão; (ii) teste de usabilidade com base na mensuração do desempenho); (iii)
aplicação de heurísticas; (iv) realização de percurso cognitivo; (v) grupo focal e; (vi)
levantamento da satisfação subjetiva do usuário. O estudo se fundamentou na verificação de
um conjunto de hipóteses, tecidas sobre a adequação dos recursos de acessibilidade à esta
comunidade de usuários, independentemente do gênero, idade ou experiência prévia no uso
do recurso. As tarefas realizadas durante os testes, pela comunidade de 30 usuários, foram
categorizadas em: lúdica, de aprendizado e de inclusão social. Os dados obtidos com o
experimento possibilitaram o teste das hipóteses, levando à constatação de que a abordagem
metodológica e o protocolo adaptado são eficazes para o propósito; além de destacar quais
métodos são mais eficazes na localização de categorias específicas de problemas de
usabilidade. O texto também apresenta o resultado da avaliação dos recursos de
acessibilidade, sob diferentes pontos de vista de avaliação de produtos: do usuário, do
especialista, e da aplicação de normas e recomendações disponíveis na literatura. Considera-
se, que a principal contribuição deste trabalho é a disponibilização do protocolo e da
metodologia, adaptados para o uso nas avaliações de produtos e dispositivos de acessibilidade
disponíveis à comunidade de invisuais. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Abordagem metodológica híbrida para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade para deficientes visuais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-03 |
|
dc.description.abstract |
This paper presents the adaptation of a methodological approach, and an experimental
protocol, to evaluate the usability of accessibility features developed to help individuals with
visual impairments, at different levels, use the computer in a simple and effective way;
promoting their social inclusion. To validate the adapted methodology and protocol, a study
was conducted which evaluated the following aids: screen readers and Braille keyboard,
typically used by the user community, with limited vision. The study also aimed to compare
the effectiveness of the usability evaluation methods adopted, when applied to the context of
accessibility. The adopted methods were: (i) standard inspection, (ii) usability testing, (iii)
application of heuristics, (iv) cognitive walkthrough, (v) focus group and (vi) user satisfaction
survey. The study was based on the verification of a set of assumptions made about the
appropriateness of the accessibility features to the user community, regardless of gender, age
or previous experience in the use of the specific aid. The tasks carried out by the community
of 30 users were categorized as leisure, learning and social inclusion activities. The data
obtained from the experiment allowed the testing of the assumptions, leading to the
conclusion that the adapted methodology and protocol are effective for the purpose, in
addition to highlighting which methods are most effective in locating specific categories of
usability problems. The text also presents the results of the usability evaluation of the
accessibility aids under different product evaluation points of view of: the user, the expert,
and the application of standards available in the literature. It is considered that the main
contribution of this paper is to provide the protocol and methodology, adapted for use in
evaluations of accessibility products and devices, for the blind community. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18184 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-19T17:54:14Z |
|
dc.date.available |
2021-04-19 |
|
dc.date.available |
2021-04-19T17:54:14Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos de acessibilidade - deficientes visuais |
pt_BR |
dc.subject |
Deficientes visuais - recursos de acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação da usabilidade - recursos de acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Usabilidade de recursos de acessibilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Acessibilidade e usabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Protocolo experimental |
pt_BR |
dc.subject |
Abordagem híbrida |
pt_BR |
dc.subject |
Teste de usabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility features - visually impaired |
pt_BR |
dc.subject |
Visually impaired - accessibility features |
pt_BR |
dc.subject |
Usability assessment - accessibility features |
pt_BR |
dc.subject |
Usability of accessibility features |
pt_BR |
dc.subject |
Accessibility and usability |
pt_BR |
dc.subject |
Experimental protocol |
pt_BR |
dc.subject |
Hybrid approach |
pt_BR |
dc.subject |
Usability test |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Ana Carolina Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Hybrid methodological approach for assessing the usability of accessibility features for the visually impaired. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Ana Carolina Oliveira. Abordagem metodológica híbrida para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade para deficientes visuais. 2012. 208f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18184 |
pt_BR |