DSpace/Manakin Repository

Abordagem metodológica híbrida para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade para deficientes visuais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LIMA, A. C. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4758321709253619 pt_BR
dc.contributor.advisor1 VIEIRA, Maria de Fátima Queiroz.
dc.contributor.advisor1ID VIEIRA, M. F. Q. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1459797138770378 pt_BR
dc.description.resumo Este trabalho apresenta a adaptação de uma abordagem metodológica, e de um protocolo experimental, para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade desenvolvidos para que indivíduos portadores de deficiências visuais, em diferentes níveis, possam utilizar o computador de forma simples e eficaz; fomentando sua inclusão social. Visando validar a metodologia e o protocolo, adaptados, foi realizado um estudo a partir do qual foram avaliados os recursos: leitores de tela e teclado Braille, tipicamente utilizados pela comunidade de usuários com limitações visuais. O estudo também objetivou confrontar a eficácia dos métodos de avaliação da usabilidade adotados, quando aplicados ao contexto da acessibilidade. Os métodos adotados na avaliação foram: (i) inspeção de conformidade de produtos a padrão; (ii) teste de usabilidade com base na mensuração do desempenho); (iii) aplicação de heurísticas; (iv) realização de percurso cognitivo; (v) grupo focal e; (vi) levantamento da satisfação subjetiva do usuário. O estudo se fundamentou na verificação de um conjunto de hipóteses, tecidas sobre a adequação dos recursos de acessibilidade à esta comunidade de usuários, independentemente do gênero, idade ou experiência prévia no uso do recurso. As tarefas realizadas durante os testes, pela comunidade de 30 usuários, foram categorizadas em: lúdica, de aprendizado e de inclusão social. Os dados obtidos com o experimento possibilitaram o teste das hipóteses, levando à constatação de que a abordagem metodológica e o protocolo adaptado são eficazes para o propósito; além de destacar quais métodos são mais eficazes na localização de categorias específicas de problemas de usabilidade. O texto também apresenta o resultado da avaliação dos recursos de acessibilidade, sob diferentes pontos de vista de avaliação de produtos: do usuário, do especialista, e da aplicação de normas e recomendações disponíveis na literatura. Considera- se, que a principal contribuição deste trabalho é a disponibilização do protocolo e da metodologia, adaptados para o uso nas avaliações de produtos e dispositivos de acessibilidade disponíveis à comunidade de invisuais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Abordagem metodológica híbrida para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade para deficientes visuais. pt_BR
dc.date.issued 2012-03
dc.description.abstract This paper presents the adaptation of a methodological approach, and an experimental protocol, to evaluate the usability of accessibility features developed to help individuals with visual impairments, at different levels, use the computer in a simple and effective way; promoting their social inclusion. To validate the adapted methodology and protocol, a study was conducted which evaluated the following aids: screen readers and Braille keyboard, typically used by the user community, with limited vision. The study also aimed to compare the effectiveness of the usability evaluation methods adopted, when applied to the context of accessibility. The adopted methods were: (i) standard inspection, (ii) usability testing, (iii) application of heuristics, (iv) cognitive walkthrough, (v) focus group and (vi) user satisfaction survey. The study was based on the verification of a set of assumptions made about the appropriateness of the accessibility features to the user community, regardless of gender, age or previous experience in the use of the specific aid. The tasks carried out by the community of 30 users were categorized as leisure, learning and social inclusion activities. The data obtained from the experiment allowed the testing of the assumptions, leading to the conclusion that the adapted methodology and protocol are effective for the purpose, in addition to highlighting which methods are most effective in locating specific categories of usability problems. The text also presents the results of the usability evaluation of the accessibility aids under different product evaluation points of view of: the user, the expert, and the application of standards available in the literature. It is considered that the main contribution of this paper is to provide the protocol and methodology, adapted for use in evaluations of accessibility products and devices, for the blind community. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18184
dc.date.accessioned 2021-04-19T17:54:14Z
dc.date.available 2021-04-19
dc.date.available 2021-04-19T17:54:14Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Recursos de acessibilidade - deficientes visuais pt_BR
dc.subject Deficientes visuais - recursos de acessibilidade pt_BR
dc.subject Avaliação da usabilidade - recursos de acessibilidade pt_BR
dc.subject Usabilidade de recursos de acessibilidade pt_BR
dc.subject Acessibilidade e usabilidade pt_BR
dc.subject Protocolo experimental pt_BR
dc.subject Abordagem híbrida pt_BR
dc.subject Teste de usabilidade pt_BR
dc.subject Accessibility features - visually impaired pt_BR
dc.subject Visually impaired - accessibility features pt_BR
dc.subject Usability assessment - accessibility features pt_BR
dc.subject Usability of accessibility features pt_BR
dc.subject Accessibility and usability pt_BR
dc.subject Experimental protocol pt_BR
dc.subject Hybrid approach pt_BR
dc.subject Usability test pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Ana Carolina Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Hybrid methodological approach for assessing the usability of accessibility features for the visually impaired. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Ana Carolina Oliveira. Abordagem metodológica híbrida para avaliação da usabilidade de recursos de acessibilidade para deficientes visuais. 2012. 208f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18184 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta