dc.creator.ID |
SANTOS, A. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
MIRANDA, M. C. G. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. |
|
dc.contributor.referee2 |
TOSCANO, Geovânia da Silva. |
|
dc.identifier.doi |
http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1 |
|
dc.identifier.doi |
http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1 |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa é voltada para a investigação sobre o que é ser pessoa com deficiência no Ensino Médio. Se essa etapa de ensino produz certos ritos de passagem para uma outra fase de vida social, pessoal e de escolarização, então pressupomos que os sujeitos que vivenciam o Ensino Médio acabam elaborando certas sociabilidades que revelam visões de mundo. Quando discutimos esse fato contextualizando para as pessoas com deficiência nos deparamos com sentidos e significados de (in)visibilidades que são produzidas dentro da escola. O ensino de Sociologia torna-se um instrumento de análise sociológica capaz de desvelar, denunciar e propor formas de sociabilidades, haja visto que ele é, em si mesmo, uma potência de formação crítica e social de sujeitos. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer como o ensino de Sociologia na escola regular influencia as sociabilidades das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula no ensino Médio. Propomos enquanto metodologia a revisão bibliográfica. A partir das reflexões acerca da deficiência em Erving Goffman (1980), vamos percebendo a construção social do estigma. Em Pierre Bourdieu (1984) encontramos a escola como uma instituição posicionada e localizada, ideologicamente. Desse modo, torna-se importante disputar o espaço escolar enquanto potencializador da diversidade humana. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2002) sobre a sociologia das ausências e das emergências nos possibilitam repensar a pessoa com deficiência no Ensino Médio a partir da produção de sua inviabilização. Ao estamos em um movimento de pesquisa social comprometida com a luta anticapacitista, nos deparamos com a emergência das sociabilidades das pessoas com deficiências no Ensino Médio. Vamos encontrar em Simmel (1983) o suporte teórico para compreender como essas sociabilidades são produzidas. Por fim, somos levados a pensar em uma sociologia das deficiências enquanto uma contribuição para o campo sociológico e também para a área de ensino. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA |
pt_BR |
dc.publisher.program |
MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? |
pt_BR |
dc.date.issued |
2021-03-16 |
|
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-22T20:40:58Z |
|
dc.date.available |
2021-04-22 |
|
dc.date.available |
2021-04-22T20:40:58Z |
|
dc.type |
Dissertação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociologia das deficiências |
pt_BR |
dc.subject |
Sociabilidades na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Educação inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Educação especial |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de inclusão |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusão na educação |
pt_BR |
dc.subject |
Invisibilidade – pessoa com deficiência |
pt_BR |
dc.subject |
Deficiência no contexto escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Portadores de Necessidades Especiais – Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology of Disabilities |
pt_BR |
dc.subject |
Sociabilities at school |
pt_BR |
dc.subject |
Sociology Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Special education |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion policies |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusion in education |
pt_BR |
dc.subject |
Invisibility - disabled person |
pt_BR |
dc.subject |
Disability in the school context |
pt_BR |
dc.subject |
People with Special Needs - Education |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Alan Araújo dos. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Sociology of disabilities: what does it mean to be a person with disabilities in high school? |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Alan Araújo dos. Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 |
pt_BR |