DSpace/Manakin Repository

Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio?

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, A. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1 MIRANDA, Maria da Conceição Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID MIRANDA, M. C. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3255658356923420 pt_BR
dc.contributor.referee1 OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.
dc.contributor.referee2 TOSCANO, Geovânia da Silva.
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1
dc.identifier.doi http://dx.doi.org/10.52446/PROFSOCIOCDSA.2021.D.SANTOS1
dc.description.resumo A presente pesquisa é voltada para a investigação sobre o que é ser pessoa com deficiência no Ensino Médio. Se essa etapa de ensino produz certos ritos de passagem para uma outra fase de vida social, pessoal e de escolarização, então pressupomos que os sujeitos que vivenciam o Ensino Médio acabam elaborando certas sociabilidades que revelam visões de mundo. Quando discutimos esse fato contextualizando para as pessoas com deficiência nos deparamos com sentidos e significados de (in)visibilidades que são produzidas dentro da escola. O ensino de Sociologia torna-se um instrumento de análise sociológica capaz de desvelar, denunciar e propor formas de sociabilidades, haja visto que ele é, em si mesmo, uma potência de formação crítica e social de sujeitos. Assim, o objetivo deste trabalho é conhecer como o ensino de Sociologia na escola regular influencia as sociabilidades das pessoas com deficiência no contexto da sala de aula no ensino Médio. Propomos enquanto metodologia a revisão bibliográfica. A partir das reflexões acerca da deficiência em Erving Goffman (1980), vamos percebendo a construção social do estigma. Em Pierre Bourdieu (1984) encontramos a escola como uma instituição posicionada e localizada, ideologicamente. Desse modo, torna-se importante disputar o espaço escolar enquanto potencializador da diversidade humana. As contribuições de Boaventura de Sousa Santos (2002) sobre a sociologia das ausências e das emergências nos possibilitam repensar a pessoa com deficiência no Ensino Médio a partir da produção de sua inviabilização. Ao estamos em um movimento de pesquisa social comprometida com a luta anticapacitista, nos deparamos com a emergência das sociabilidades das pessoas com deficiências no Ensino Médio. Vamos encontrar em Simmel (1983) o suporte teórico para compreender como essas sociabilidades são produzidas. Por fim, somos levados a pensar em uma sociologia das deficiências enquanto uma contribuição para o campo sociológico e também para a área de ensino. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.program MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA EM REDE NACIONAL - SUMÉ pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? pt_BR
dc.date.issued 2021-03-16
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265
dc.date.accessioned 2021-04-22T20:40:58Z
dc.date.available 2021-04-22
dc.date.available 2021-04-22T20:40:58Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Sociologia das deficiências pt_BR
dc.subject Sociabilidades na escola pt_BR
dc.subject Ensino de Sociologia pt_BR
dc.subject Educação inclusiva pt_BR
dc.subject Educação especial pt_BR
dc.subject Políticas de inclusão pt_BR
dc.subject Inclusão na educação pt_BR
dc.subject Invisibilidade – pessoa com deficiência pt_BR
dc.subject Deficiência no contexto escolar pt_BR
dc.subject Portadores de Necessidades Especiais – Educação pt_BR
dc.subject Sociology of Disabilities pt_BR
dc.subject Sociabilities at school pt_BR
dc.subject Sociology Teaching pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Special education pt_BR
dc.subject Inclusion policies pt_BR
dc.subject Inclusion in education pt_BR
dc.subject Invisibility - disabled person pt_BR
dc.subject Disability in the school context pt_BR
dc.subject People with Special Needs - Education pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Alan Araújo dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Sociology of disabilities: what does it mean to be a person with disabilities in high school? pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Alan Araújo dos. Sociologia das deficiências: o que é ser pessoa com deficiência no ensino médio? 2021. 121f. Dissertação (Mestrado Profissional de Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18265 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta