DSpace/Manakin Repository

Controle e monitoramento: as amarras distópicas na série Black Mirror.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BERNARDO, L. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3252800162710715 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERREIRA JÚNIOR, Nelson Eliezer
dc.contributor.advisor1ID FERREIRA JÚNIOR, NELSON ELIEZER pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4132315893586224 pt_BR
dc.contributor.referee1 QUEIROGA, Marcílio Garcia de
dc.contributor.referee2 CASTRO, Luciana Paranaíba de
dc.description.resumo O propósito desse TCC é apontar, em três dos episódios da série Black Mirror (Queda Livre, Odiados pela Nação e Arkangel), características de controle e monitoramento vinculadas ao gênero de narrativas distópicas. Para tanto, foise utilizado como base teórica, os escritos do sociólogo polonês Zygmunt Bauman (2001 e 2014) referentes às questões de liquidez na modernidade e na vigilância, do escritor e filósofo italiano Umberto Eco (1986 e 1994) que tratam dos temas ficção científica e verossimilhança, de escritores, como Queiroga e Liebig (2008) e Hilário (2013), os quais auxiliam na delimitação das características referentes à distopia, além de outras produções culturais, as quais estabeleceram ligações com o tema, como Jogos Vorazes (COLLINS, 2010), 1984 (ORWELL, 2003), etc. Nesse quesito, o conceito de modernidade líquida, de Bauman, funciona como ferramenta analítica, a qual viabiliza um olhar mais amplo sobre as pontes verossímeis presentes em ficções científicas, como é o caso da produção Black Mirror. Além disso, os estudos relacionados a mecanismos de vigilância, controle e seu exponencial processo de propagação são de suma importância para destacar a crítica presente nos episódios. Desse modo, depreende-se, através das análises realizadas, que existe nas narrativas pontos nos quais elas convergem (a presença de ferramentas que viabilizam a vigilância e o controle do indivíduo, por exemplo), porém sem necessariamente reproduzir o mesmo olhar sobre eles. Por fim, faz-se mister salientar a dimensão do caráter crítico dos episódios, que apresentam, ao longo de suas narrativas, esses mecanismos de vigilância e controle – alguns baseados em mecanismo já existentes– e suas consequências, tanto para a sociedade, quanto para o indivíduo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras - Língua Inglesa. pt_BR
dc.title Controle e monitoramento: as amarras distópicas na série Black Mirror. pt_BR
dc.date.issued 2021-12-04
dc.description.abstract The focus of this TCC is to point out, in three of the episodes of the Black Mirror series (Nosedive, Hated in the Nation and Arkangel), control and monitoring characteristics linked to the genre of dystopian narratives. Therefore, were used as a theoretical basis, the writings of the Polish sociologist Zygmunt Bauman (2001 and 2014) referring to the issues of liquidity in modernity and surveillance, of the Italian writer and philosopher Umberto Eco (1986 and 1994), which deal with the themes of science fiction and verisimilitude, by writers such as Queiroga and Liebig (2008) and Hilário (2013), which assist in the delimitation of characteristics related to dystopia, in addition to other cultural productions, that established links with the theme, such as Hunger Games (COLLINS, 2010), 1984 (ORWELL, 2003), etc. Concerning this, Bauman's concept of liquid modernity works as an analytical tool, which enables a broader look at the credible bridges present in science fiction, such as the Black Mirror production. Furthermore, studies related to surveillance, control mechanisms and their exponential propagation process are of paramount importance to highlight the criticism present in the episodes. For that reason, it appears, through the analyzes carried out, that there are points in the narratives in which they converge (the presence of tools that enable the individual's surveillance and control, for example), but without necessarily reproducing the same look on them. At last, it is necessary to emphasize the dimension of the critical character of the episodes, which present, throughout their narratives, these surveillance and control mechanisms some based on existing mechanisms and their consequences, both for society and for the individual. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18294
dc.date.accessioned 2021-04-25T00:47:05Z
dc.date.available 2021-04-24
dc.date.available 2021-04-25T00:47:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Black Mirror pt_BR
dc.subject Distopia pt_BR
dc.subject Modernidade líquida pt_BR
dc.subject Vigilância líquida pt_BR
dc.subject Dystopia pt_BR
dc.subject Liquid modernity pt_BR
dc.subject Liquid surveillance pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BERNARDO, Lucas Alves
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Control and monitoring: dystopian ties in the Black Mirror series. pt_BR
dc.identifier.citation BERNARDO, Lucas Alves. Controle e monitoramento: as amarras distópicas na série Black Mirror. 2020. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Inglesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta