Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Israel Soares de.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, ISRAEL SOARES. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMILO, Janaína Valéria Pinto.
dc.contributor.referee2 NASCIMENTO, Uelba Alexandre do.
dc.description.resumo O referido trabalho tem como tema a relação entre ensino de História e Música e foi desenvolvido com a finalidade de discutir suas possibilidades e limitações. Compreendemos que pode haver um melhor entendimento da relação existente entre passado/presente e do que é ensinado em sala de aula, a partir da construção de pontes com a música. Com isso, vale mencionar que as letras das músicas podem proporcionar ao educando uma melhor contextualização em relação aos elementos indicados mediante o período histórico trabalhado em aula. Partimos do pressuposto que o ambiente educativo é um campo de desafios para o andamento do ofício de professor. Diante desse desafio, propomos um trabalho que refletisse questões relacionadas à relação ensino de História e música e buscamos assim, contextualizar como a música surgiu e influenciou nas relações sociais e históricas; discutir questões teóricas que apontam limitações e possibilidades do uso da música no ensino e propor atividades pedagógicas para o uso da música no ensino de História. Assim, esta pesquisa é de suma importância para refletirmos a construção da identidade do aluno que atuam na nossa sociedade como agente histórico crítico-reflexivo, tendo da mesma forma o saber de que a escola se torna o lugar de descoberta e significado, e o conhecimento ocorre de fora para dentro facilitando a formação dos alunos mediante uma relação contínua, esclarecida por meio de discussões fundamentadas em função de circunstâncias determinadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Música e ensino de história. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-04
dc.description.abstract This work has as its theme the relationship between History and Music teaching and was developed with the purpose of discussing its possibilities and limitations. We understand that there may be a better understanding of the relationship between past / present and what is taught in the classroom, based on the construction of bridges with music. Thus, it is worth mentioning that the lyrics of the songs can provide the student with a better context in relation to the elements indicated through the historical period worked in class. We start from the assumption that the educational environment is a field of challenges for the progress of the teaching profession. Faced with this challenge, we propose a work that reflects issues related to the relationship between history and music teaching and we seek, in this way, to contextualize how music emerged and influenced social and historical relations; discuss theoretical issues that point out limitations and possibilities of using music in teaching and propose pedagogical activities for the use of music in history teaching. Thus, this research is of paramount importance to reflect the construction of the student's identity who work in our society as a criticalreflective historical agent, having in the same way the knowledge that the school becomes the place of discovery and meaning, and the knowledge it occurs from the outside in, facilitating the training of students through a continuous relationship, clarified through reasoned discussions based on determined circumstances pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396
dc.date.accessioned 2021-04-28T17:38:39Z
dc.date.available 2021-04-28
dc.date.available 2021-04-28T17:38:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História pt_BR
dc.subject Ensino de história pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Relações sociais pt_BR
dc.subject Atividades pedagógicas pt_BR
dc.subject Construção da identidade pt_BR
dc.subject Agente histórico pt_BR
dc.subject Ambiente educativo pt_BR
dc.subject Linguagem musical pt_BR
dc.subject History pt_BR
dc.subject History teaching pt_BR
dc.subject Song pt_BR
dc.subject Social relationships pt_BR
dc.subject Pedagogical activities pt_BR
dc.subject Identity construction pt_BR
dc.subject Historical agent pt_BR
dc.subject Educational environment pt_BR
dc.subject Musical language pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator QUARESMA, Benício Duarte.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Music and history teaching. pt_BR
dc.identifier.citation QUARESMA, Benício Duarte. Música e ensino de história. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta