dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Israel Soares de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, ISRAEL SOARES. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0363652061692234 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMILO, Janaína Valéria Pinto. |
|
dc.contributor.referee2 |
NASCIMENTO, Uelba Alexandre do. |
|
dc.description.resumo |
O referido trabalho tem como tema a relação entre ensino de História e Música e foi
desenvolvido com a finalidade de discutir suas possibilidades e limitações.
Compreendemos que pode haver um melhor entendimento da relação existente entre
passado/presente e do que é ensinado em sala de aula, a partir da construção de pontes
com a música. Com isso, vale mencionar que as letras das músicas podem proporcionar
ao educando uma melhor contextualização em relação aos elementos indicados
mediante o período histórico trabalhado em aula. Partimos do pressuposto que o
ambiente educativo é um campo de desafios para o andamento do ofício de professor.
Diante desse desafio, propomos um trabalho que refletisse questões relacionadas à
relação ensino de História e música e buscamos assim, contextualizar como a música
surgiu e influenciou nas relações sociais e históricas; discutir questões teóricas que
apontam limitações e possibilidades do uso da música no ensino e propor atividades
pedagógicas para o uso da música no ensino de História. Assim, esta pesquisa é de suma
importância para refletirmos a construção da identidade do aluno que atuam na nossa
sociedade como agente histórico crítico-reflexivo, tendo da mesma forma o saber de que
a escola se torna o lugar de descoberta e significado, e o conhecimento ocorre de fora
para dentro facilitando a formação dos alunos mediante uma relação contínua, esclarecida por meio de discussões fundamentadas em função de circunstâncias
determinadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Música e ensino de história. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2020-12-04 |
|
dc.description.abstract |
This work has as its theme the relationship between History and Music teaching and
was developed with the purpose of discussing its possibilities and limitations. We
understand that there may be a better understanding of the relationship between past /
present and what is taught in the classroom, based on the construction of bridges with
music. Thus, it is worth mentioning that the lyrics of the songs can provide the student
with a better context in relation to the elements indicated through the historical period
worked in class. We start from the assumption that the educational environment is a
field of challenges for the progress of the teaching profession. Faced with this
challenge, we propose a work that reflects issues related to the relationship between
history and music teaching and we seek, in this way, to contextualize how music
emerged and influenced social and historical relations; discuss theoretical issues that
point out limitations and possibilities of using music in teaching and propose
pedagogical activities for the use of music in history teaching. Thus, this research is of
paramount importance to reflect the construction of the student's identity who work in
our society as a criticalreflective historical agent, having in the same way the
knowledge that the school becomes the place of discovery and meaning, and the
knowledge it occurs from the outside in, facilitating the training of students through a
continuous relationship, clarified through reasoned discussions based on determined
circumstances |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18396 |
|
dc.date.accessioned |
2021-04-28T17:38:39Z |
|
dc.date.available |
2021-04-28 |
|
dc.date.available |
2021-04-28T17:38:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de história |
pt_BR |
dc.subject |
Música |
pt_BR |
dc.subject |
Relações sociais |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Construção da identidade |
pt_BR |
dc.subject |
Agente histórico |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente educativo |
pt_BR |
dc.subject |
Linguagem musical |
pt_BR |
dc.subject |
History |
pt_BR |
dc.subject |
History teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Song |
pt_BR |
dc.subject |
Social relationships |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical activities |
pt_BR |
dc.subject |
Identity construction |
pt_BR |
dc.subject |
Historical agent |
pt_BR |
dc.subject |
Educational environment |
pt_BR |
dc.subject |
Musical language |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
QUARESMA, Benício Duarte. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Music and history teaching. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
QUARESMA, Benício Duarte. Música e ensino de história. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. |
pt_BR |