DSpace/Manakin Repository

Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALBUQUERQUE JUNIOR, F. D. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2284531670321279 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.advisor1ID SALES NETO, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3836760295812952 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Laércio Teodoro da.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico busca problematizar a emergência histórica do rock ‘n’ roll na cidade de Cajazeiras, Paraíba, em finais do século XX. Investigamos a trajetória e as circunstâncias do rock ‘n’ roll na sociedade cajazeirense, observando mais especificamente a atuação e a produção cultural da banda Conspiração Apocalipse, entre 1989 (ano de fundação da banda) e 2005 (ano em que a banda deu uma pausa temporária em seus trabalhos). Fruto da complexa realidade sociocultural do Alto Sertão paraibano, a contrapelo da cultura regionalmente estabelecida, a banda Conspiração Apocalipse instrumentalizou a eclosão de uma cultura underground que estabeleceu pontos de diálogo e de distinções com a contracultura. Refletiremos, portanto, o fazer contracultural desse grupo musical, buscando compreender os mecanismos pelos quais a banda produziu novas representações culturais marcadas por posicionamentos sociais e políticos de crítica e resistência, sobretudo através do disco Trágica lógica do absurdo, lançado no ano de 2003, do qual analisaremos as canções e o projeto visual. Utilizaremos como fontes, ainda, outros registros relacionados à banda, tais como: vídeos das performances, publicações em blogs, panfletos de divulgação, matérias em jornais, registros fotográficos e entrevistas realizadas com os próprios integrantes da banda. Do ponto de vista teórico, a análise será ancorada nos conceitos de Canção Popular, instrumentalizado por Marcos Napolitano (2002) e Luiz Tatit (2012); rock ‘n’ roll, amplificado por Paulo Chacon (1982) e Elton John da S. Farias (2013); contracultura, estabelecido pelos historiadores Theodore Roszak (1972) e Carlos A. Messeder Pereira (1986). Além das investigações historiográficas que pensam as visualidades presentes nas capas e contracapas dos discos, discutidas por Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) e Heloísa de Araújo D. Valente (2013). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005). pt_BR
dc.date.issued 2020-12-04
dc.description.abstract This monographic work seeks to problematize the historical emergence of rock 'n' roll in the city of Cajazeiras, Paraíba, at the end of the 20th century. We will investigate the trajectory and circumstances of rock 'n' roll in Cajazeirense society, observing more specifically the performance and cultural production of the band Conspiração Apocalipse, between 1989 (the band's founding year) and 2005 (the year the band took a break temporary in their work). As a result of the complex sociocultural reality of Alto Sertão in Paraíba, in contrast to the regionally established culture, the band Conspiração Apocalipse instrumentalized the emergence of an underground culture that established points of dialogue and distinctions with the counterculture. We will reflect, therefore, the countercultural work of this musical group, seeking to understand the mechanisms by which the band produced new cultural representations marked by social and political positions of criticism and resistance, especially through the album Trágica lógica do absurdo, released in 2003, from which we will analyze the songs and the visual project. We will also use as sources, other records related to the band, such as: videos of the performances, publications in blogs, dissemination pamphlets, articles in newspapers, photographic records and interviews with the members of the band. From a theoretical point of view, the analysis will be anchored in the concepts of Popular Song, instrumentalized by Marco s Napolitano (2002) and Luiz Tatit (2012); Rock ‘n’ Roll, amplified by Paulo Chacon (1982) and Elton John da S. Farias (2013); Counterculture, established by historians Theodore Roszak (1972) and Carlos A. Messeder Pereira (1986). In addition to the historiographical investigations that think of the visualities present on the covers and back covers of the records, discussed by Heron Vargas, Mozahir Bruck (2018) and Heloísa de Araújo D. Valente (2013). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18404
dc.date.accessioned 2021-04-28T18:16:10Z
dc.date.available 2021-04-28
dc.date.available 2021-04-28T18:16:10Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Canção Popular pt_BR
dc.subject Rock ‘n’ roll pt_BR
dc.subject Contracultura pt_BR
dc.subject Conspiração Apocalipse pt_BR
dc.subject Cultura underground pt_BR
dc.subject Música pt_BR
dc.subject Cajazeiras-PB pt_BR
dc.subject Popular song pt_BR
dc.subject Rock n Roll pt_BR
dc.subject Counterculture pt_BR
dc.subject Apocalypse Conspiracy pt_BR
dc.subject Underground culture pt_BR
dc.subject Song pt_BR
dc.subject Cajazeiras-PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Apocalyptic songs and tensions: apocalypse conspiracy band and the emergence of rock 'n' roll in Cajazeiras-PB (1989-2005). pt_BR
dc.identifier.citation ALBUQUERQUE JUNIOR, Francisco Didier Guedes. Canções e tensões apocalípticas: banda conspiração apocalipse e a eclosão do rock ‘n’ roll em Cajazeiras-PB (1989-2005). 2020. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta