DSpace/Manakin Repository

Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SCHRAMM, Fernando.
dc.contributor.advisor1ID SCHRAMM, F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3122316792974996 pt_BR
dc.contributor.referee1 SILVA, Itamar Ferreira da.
dc.contributor.referee2 GONÇALVES, Helen Silva.
dc.description.resumo Em face de transformações socioeconómicas apresentadas nas últimas décadas, mais precisamente pós-Guerra Fria, o papel do designer tem sido debatido. Fenómenos relacionados a Globalização, como a desglobalização e glocalização, tem pressionado ao exercício do designer uma abordagem mais responsável, que atenda aos anseios sociais contemporâneos, sobretudo de respeito a diversidade cultural (BONFIM, 1990). Portanto em meio a estas novas demandas, frente ao processo projetual de novos produtos, este estudo visa qualificar e promover o debate relacionado ao processo de tomada de decisão voltado ao desenvolvimento de objetos que venham a atender estas novas prerrogativas identitárias e simbólicas. Considerando o benefício de como impor e expor localidade a estes em seu processo de desenvolvimento, ou seja, estabelecer parâmetros para a análise do apelo identitário por parte de seu projetista, na escolha de protótipos que mais se adequem aos atributos identitários pré-estabelecidos. Contando com o plausível meio de auxílio, uma vez que o mesmo se traduz em um conjunto de métodos e técnicas perduráveis de subsídio a tomada de decisão com maior respaldado, a área de Apoio Multicritério à Decisão. Quanto à metodologia utilizada, realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, descritivo e quali-quantitativo (mista), utilizando-se de caso único e decisivo, com múltiplas unidades de análise, como principal meio de validação do modelo multicritério de análise identitária, estabelecido. Os resultados obtidos evidenciaram a operacionalização positiva do modelo multicritério de análise identitária de produtos com atributos locais, viabilizada pela exploração bibliográfica referente a tríade "design x cultura x identidade local" atrelada a abordagem multicritério de apoio a decisão. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia do Produto pt_BR
dc.subject.cnpq Desenho de Produto pt_BR
dc.title Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério. pt_BR
dc.date.issued 2018-07-31
dc.description.abstract In the face of socioeconomic transformations presented in the last decades, more precisely post-Cold War, the role of the designer has been debated. Globalizationrelated phenomena, such as de-globalization and glocalization, have pushed the designer's approach to a more responsible approach that meets contemporary social concerns, especially respect for cultural diversity (BONFIM, 1990). Therefore, in the midst of these new demands, in the face of the design process of new products, this study aims to qualify and promote the debate related to the decision-making process focused on the development of objects that will meet these new identity and symbolic prerogatives. Considering the benefit of how to impose and expose locality to them in their development process, that is, to establish parameters for the analysis of the identity appeal by their designer, in the choice of prototypes that best fit the preestablished identity attributes. Counting on the plausible means of aid, since it translates into a set of enduring methods and techniques for grant decision making with greater support, the area of Multicriteria Support to Decision. As for the methodology used, a research was exploratory, descriptive and quali-quantitative (mixed), using a single and decisive case, with multiple units of analysis, as the main means of validation of the multicriteria model of identity analysis, established. The results obtained evidenced the positive operation of the multicriteria model of identity analysis of products with local attributes, made possible by the bibliographic exploration referring to the triad "design x culture x local identity", linked to the multicriteria approach to decision support. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1844
dc.date.accessioned 2018-09-28T17:01:43Z
dc.date.available 2018-09-28
dc.date.available 2018-09-28T17:01:43Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Avaliação identitária pt_BR
dc.subject Modelo multicritério pt_BR
dc.subject Design pt_BR
dc.subject Cultura pt_BR
dc.subject Identidade local pt_BR
dc.subject (MCDM) pt_BR
dc.subject Produtos pt_BR
dc.subject Products pt_BR
dc.subject Identity assessment pt_BR
dc.subject Multicriteria model pt_BR
dc.subject Culture pt_BR
dc.subject Local Identity pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Rafael Gomes da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, R. G. da. Avaliação identitária de produtos com atributos locais, a partir de um modelo multicritério. 2018. 122 f. Dissertação (Mestrado em Design), Programa de Pós-graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta