DSpace/Manakin Repository

“Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 CEBALLOS, Viviane Gomes de.
dc.contributor.advisor1ID CEBALLOS, V. G. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0486267299077533 pt_BR
dc.contributor.referee1 UHLE, Ana Rita.
dc.contributor.referee2 MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumo Partindo da crítica à história local oficial através do projeto de extensão “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, a presente pesquisa tem como objetivo a discussão da historiografia local em multiplicidade, tomando como base as narrativas das loiceiras do bairro São José, atravessando a cidade mediante a cultura do barro. Nesse sentido, problematizamos os “mitos de origem” por trás de algumas comunicações simbólicas presentes em Cajazeiras e os interesses que circundam essa alegoria. Em contrapartida, dentro do cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre as táticas que possibilitam outras existências neste lugar. A partir dos diários etnográficos sobre a produção das louças de barro e entrevistas aos passantes da feira livre aos sábados, aliamos a criação e as interações na comercialização das peças para perceber as mudanças e permanências no local e no ofício de loiceira caracterizando esses processos, através de Canclini (2019), como “híbridos”. Ao compreender essas questões e as disparidades de vivências narradas nesse espaço, tratamos sobre o “tempo do barro”, uma temporalidade que corre à contramão da “reprodutibilidade técnica da arte”, conceituada por Benjamin (2019), na qual as concepções artísticas são maquinadas e normatizadas a outro ritmo, o imediato. Para tanto, discutimos as técnicas, heranças e reinvenções dentro da prática desse grupo. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title “Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-02
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18498
dc.date.accessioned 2021-05-02T01:27:59Z
dc.date.available 2021-05-01
dc.date.available 2021-05-02T01:27:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject História local pt_BR
dc.subject Cultura do barro pt_BR
dc.subject Artesanato pt_BR
dc.subject Cultura material pt_BR
dc.subject Memória pt_BR
dc.subject Historiografia pt_BR
dc.subject Loiceiras pt_BR
dc.subject Produção de louças pt_BR
dc.subject Feiras livres pt_BR
dc.subject Heranças pt_BR
dc.subject Recipientes de memórias pt_BR
dc.subject Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Local history pt_BR
dc.subject Clay culture pt_BR
dc.subject Craftsmanship pt_BR
dc.subject Material culture pt_BR
dc.subject Memory pt_BR
dc.subject Historiography pt_BR
dc.subject Dispensers pt_BR
dc.subject Crockery production pt_BR
dc.subject Free fairs pt_BR
dc.subject Inheritance pt_BR
dc.subject Memory containers pt_BR
dc.subject Cajazeiras-Paraíba pt_BR
dc.subject Louças de barro
dc.subject Panelas de barro - Cajazeiras - PB
dc.subject Barro - artesanato
dc.subject Artesanato Paraibano - barro
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative “Dealing with clay is like dealing with people”: local history and the management of time by the loiceiras of São São neighborhood José in the city of Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation OLIVEIRA, Mirian Jossette de Sousa. “Lidar com o barro é que nem lidar com gente”: história local e o manejo do tempo pelas mãos das loiceiras do bairro São José na cidade de Cajazeiras – PB. 2020. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR
dc.description.resumen Partiendo de la crítica a la história local oficial a través del proyecto de extención “Produzindo história(s) local(is): Cultura material e memória na perspectiva dos moradores da cidade de Cajazeiras PB”, la presente pesquisa tiene como objetivo la discución de la historiografia local en multiplicidad, tomando como base las narrativas de las artesanias del barrio São José, cruzando la ciudad mediante la cultura con el barro. En ese sentido, problematizamos los “mitos de origen” por detrás de algunas omunicaciones simbólicas presentes en Cajazeiras y los intereses que rodean esa alegoria. En contrapartida, adentro del cotidiano, recorrendo a Certeau (2007), pensamos sobre las tácticas que posibilitan otras existencias en ese lugar. A partir de los diarios etnográficos a cerca de la producción de las lozas de barro y entrevistas a los pasantes de la feria libre a los sábados, aliamos la criación y las interaciones en la comercialización de las piezas para percibir los cambios y permanencias en el local y en el ofício de lozera caracterizando eses processos, a través de Canclini (2019), como “híbridos”. Comprendiendo esas cuestiones y las disparidades de vivencias narradas em ese espacio, tratamos a cerca del “tiempo del barro”, una temporalidad que corre en contra de la “reproducibilidad técnica del arte”, conceptuada por Benjamin (2019), en la cual las concepciones artísticas son maquinadas y normatizadas a otro ritmo, el imediato. Para tanto, discutimos las técnicas, herancias y reinvenciones dentro de la práctica de ese grupo. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta