dc.creator.ID |
SARMENTO, E. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4590446967156262 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, João Batista Morais dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, J. B. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4011086761146410 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Este projeto é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado junto
ao Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande.
Consiste na implementação de um módulo de controle veicular de câmbios CVT,
utilizando o método de desenvolvimento Model-Based Design com procedimento Vcycle.
Este trabalho traz grande valia para a unidade acadêmica abordando um tema
diferente dos usuais, além de possuir uma visão que atende às urgências mais recentes do
mercado automotivo. Foram utilizados dois controladores PD numa estratégia de controle
da razão, permitindo então que o motor opere em velocidade rotacional constante e possa
trabalhar no ponto de maior torque sempre que o controle estiver operando. A folga
máxima encontrada na correia durante a atuação do controlador foi de 0,02% e o estresse
máximo foi de 0,1%. Com esta proposta de controle foi verificada a convergência ao valor
de referência da razão de transmissão requisitado pelo motorista. O módulo desenvolvido
teve como alvo um processador genérico, consistindo em 130 Kb de código. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015 |
|
dc.description.abstract |
This project is a result of a Senior Design Project held at the Department of
Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. It is the
implementation of a vehicle control module that commands a CVT transmission system,
using the development method Model-Based Design with a V-Cycle Procedure. This
work carries great value to the Academic Unit covering a different theme from the usually
approached, allied to its vision that meets one of the latest emergency in the automotive
market. Two PD controllers were used in the Ratio Control strategy, therefore allowing
the engine to operate at constant rotational speed and to work at the point of maximum
torque whenever the control is engaged. The maximum slack found on the belt during
controller’s actuation was 0.02% and the maximum stress was 0.1%. With this proposed
control strategy, it was analyzed the convergence to the reference value of the
transmission ratio required by the driver. The module was designed to a generic processor
as target, consisting of 130 Kb of code. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18512 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-03T17:27:09Z |
|
dc.date.available |
2021-05-03 |
|
dc.date.available |
2021-05-03T17:27:09Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Controle de câmbio CVT |
pt_BR |
dc.subject |
Máximo torque |
pt_BR |
dc.subject |
Desenvolvimento baseado em modelos |
pt_BR |
dc.subject |
Controle veicular de câmbios CVT |
pt_BR |
dc.subject |
V-cycle |
pt_BR |
dc.subject |
Model-Based Design |
pt_BR |
dc.subject |
Controladores PID |
pt_BR |
dc.subject |
Controle da razão |
pt_BR |
dc.subject |
Continuously Variable Transmission - CVT |
pt_BR |
dc.subject |
Transmissão continuamente variável |
pt_BR |
dc.subject |
Motor à combustão interna |
pt_BR |
dc.subject |
CVT exchange control |
pt_BR |
dc.subject |
Maximum torque |
pt_BR |
dc.subject |
Model-based development |
pt_BR |
dc.subject |
Vehicle control of CVT exchanges |
pt_BR |
dc.subject |
PID controllers |
pt_BR |
dc.subject |
Control of the reason |
pt_BR |
dc.subject |
Continuously Variable Transmission - CVT |
pt_BR |
dc.subject |
Continuously variable transmission |
pt_BR |
dc.subject |
Internal combustion engine |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SARMENTO, Everton de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Implementation of CVT exchange control: obtaining maximum torque by applying model-based development. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SARMENTO, Everton de Oliveira. Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos. 2015. 156f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: |
pt_BR |