DSpace/Manakin Repository

Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SARMENTO, E. O. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/4590446967156262 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, João Batista Morais dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, J. B. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4011086761146410 pt_BR
dc.description.resumo Este projeto é o resultado de um Trabalho de Conclusão de Curso realizado junto ao Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Campina Grande. Consiste na implementação de um módulo de controle veicular de câmbios CVT, utilizando o método de desenvolvimento Model-Based Design com procedimento Vcycle. Este trabalho traz grande valia para a unidade acadêmica abordando um tema diferente dos usuais, além de possuir uma visão que atende às urgências mais recentes do mercado automotivo. Foram utilizados dois controladores PD numa estratégia de controle da razão, permitindo então que o motor opere em velocidade rotacional constante e possa trabalhar no ponto de maior torque sempre que o controle estiver operando. A folga máxima encontrada na correia durante a atuação do controlador foi de 0,02% e o estresse máximo foi de 0,1%. Com esta proposta de controle foi verificada a convergência ao valor de referência da razão de transmissão requisitado pelo motorista. O módulo desenvolvido teve como alvo um processador genérico, consistindo em 130 Kb de código. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos. pt_BR
dc.date.issued 2015
dc.description.abstract This project is a result of a Senior Design Project held at the Department of Electrical Engineering at the Federal University of Campina Grande. It is the implementation of a vehicle control module that commands a CVT transmission system, using the development method Model-Based Design with a V-Cycle Procedure. This work carries great value to the Academic Unit covering a different theme from the usually approached, allied to its vision that meets one of the latest emergency in the automotive market. Two PD controllers were used in the Ratio Control strategy, therefore allowing the engine to operate at constant rotational speed and to work at the point of maximum torque whenever the control is engaged. The maximum slack found on the belt during controller’s actuation was 0.02% and the maximum stress was 0.1%. With this proposed control strategy, it was analyzed the convergence to the reference value of the transmission ratio required by the driver. The module was designed to a generic processor as target, consisting of 130 Kb of code. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18512
dc.date.accessioned 2021-05-03T17:27:09Z
dc.date.available 2021-05-03
dc.date.available 2021-05-03T17:27:09Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Controle de câmbio CVT pt_BR
dc.subject Máximo torque pt_BR
dc.subject Desenvolvimento baseado em modelos pt_BR
dc.subject Controle veicular de câmbios CVT pt_BR
dc.subject V-cycle pt_BR
dc.subject Model-Based Design pt_BR
dc.subject Controladores PID pt_BR
dc.subject Controle da razão pt_BR
dc.subject Continuously Variable Transmission - CVT pt_BR
dc.subject Transmissão continuamente variável pt_BR
dc.subject Motor à combustão interna pt_BR
dc.subject CVT exchange control pt_BR
dc.subject Maximum torque pt_BR
dc.subject Model-based development pt_BR
dc.subject Vehicle control of CVT exchanges pt_BR
dc.subject PID controllers pt_BR
dc.subject Control of the reason pt_BR
dc.subject Continuously Variable Transmission - CVT pt_BR
dc.subject Continuously variable transmission pt_BR
dc.subject Internal combustion engine pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SARMENTO, Everton de Oliveira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Implementation of CVT exchange control: obtaining maximum torque by applying model-based development. pt_BR
dc.identifier.citation SARMENTO, Everton de Oliveira. Implementação do controle de câmbio CVT: obtenção do máximo torque aplicando desenvolvimento baseado em modelos. 2015. 156f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2015. Disponível em: pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta