Repositorio Dspace/Manakin

Obstáculos à efetivação do ensino-aprendizagem em Genética: percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG Campus Cajazeiras-PB.

Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.creator.ID GONÇALVES, M. H. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3814595372135451 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Udson.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8715098938592033 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Veralucia S.
dc.contributor.referee2 COÊLHO, Raimunda de Fátima Neves.
dc.description.resumo A Genética é uma área da Biologia cujos conhecimentos produzidos estão intimamente ligados ao cotidiano das pessoas, uma vez que estes proporcionaram grandes avanços biotecnológicos como o exame de DNA, edição gênica e alimentos geneticamente modificados, por exemplo. Além disso, a Genética também proporcionou grandes transformações na maneira como os seres ­vivos são classificados, isto é, através do parentesco e não mais por semelhanças morfológicas. Mesmo tendo um forte impacto na sociedade, a Genética ainda é uma disciplina em que grande parte dos alunos tem dificuldades de compreensão, devido à complexidade dos conteúdos. Este trabalho teve como objetivo primeiro avaliar os principais desafios enfrentados pelos alunos para o processo de ensino ­aprendizagem na disciplina de Genética. Diante disso, foram entrevistados 58 alunos vinculados e egressos ao curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, do Centro de Formação de Professores, da Universidade Federal de Campina Grande; através de um formulário online com dez questões discursivas. Segundo os entrevistados, as principais dificuldades enfrentadas para o aprendizado de temas relacionados à Genética são: resolver questões que envolvam cálculos ou raciocínio lógico, dificuldade de abstração e compreensão do conteúdo e falta de uma base teórica de temas que são abordados na disciplina Biologia no Ensino Médio. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Licenciatura em Ciências Biológicas. pt_BR
dc.title Obstáculos à efetivação do ensino-aprendizagem em Genética: percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG Campus Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-12-01
dc.description.abstract Genetics is an area of Biology, the knowledge of which is closely linked to the daily lives of people, since it has provided major biotechnological advances, such as the examination of DNA, gene editing, and genetically modified foods. Furthermore, genetics has also provided great transformations regarding the way via which living beings are classified; that is, through kinship and no longer through logical similarities. Even though it has a strong impact on society, genetics is still a course that most students find difficult, due to the complexity of its contents. The main objective of this work was to evaluate the main challenges faced by the students in the teaching­learning process in the subject of Genetics. In view of this, 58 students enrolled and engaged in the degree course of Biological Sciences in the Teacher Training Center, Federal University of Campina Grande were interviewed through an online form with ten discursive questions. According to the interviewees, the main difficulties faced in learning the themes related to Genetics are the following: solving questions involving calculations or logical thinking, difficulties in understanding the abstract content of the course, and a lack of a theoretical basis regarding themes that were addressed in High School. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18593
dc.date.accessioned 2021-05-05T17:28:46Z
dc.date.available 2021-04-05
dc.date.available 2021-05-05T17:28:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de genética pt_BR
dc.subject Dificuldades de aprendizagem pt_BR
dc.subject Resolução de problemas pt_BR
dc.subject Genetics teaching pt_BR
dc.subject Learning difficulties pt_BR
dc.subject Problem solving pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GONÇALVES, Maria Helena Pinto.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Obstacles to the effectiveness of teaching-learning in Genetics: perceptions of students in the Biological Sciences Degree course at UFCG Campus Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation GONÇALVES, Maria Helena Pinto. Obstáculos à efetivação do ensino-aprendizagem em Genética: percepções dos alunos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFCG Campus Cajazeiras-PB. 2020. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Ficheros en el ítem

Este ítem aparece en la(s) siguiente(s) colección(ones)

Mostrar el registro sencillo del ítem

Buscar en DSpace


Búsqueda avanzada

Listar

Mi cuenta