DSpace/Manakin Repository

Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LINS, R. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0007720995984934 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Onireves Monteiro de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, O. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3485957168495828 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES, Luiza de Marilac Ramos.
dc.contributor.referee2 SILVA, Leilane Ramos da.
dc.description.resumo O presente trabalho científico tem como objetivo a apresentação de algumas reflexões sobre os processos de leitura e escrita com enfoque na produção textual realizada em sala de aula, levando em consideração o trabalho com os gêneros textuais como possibilidade didática de se desenvolver tais habilidades nos alunos do ensino fundamental. Faz uma breve explanação sobre as concepções teóricas que envolvem as habilidades de produção textual na sala de aula. Apresenta várias reflexões sobre os conceitos de leitura, escrita, texto, letramento, gêneros textuais e sequências didáticas, sob a perspectiva interacionista e a noção de leitura enquanto processo de compreensão e atividade interativa de produção de sentidos, que se realiza com base em elementos linguísticos na superfície textual. Com isso, propõe reflexões sobre o trabalho de produção textual, nos aspectos de leitura e escrita, como eixo norteador das aulas de língua portuguesa. Ao final, procura apontar algumas possibilidades didáticas de abordagem da produção textual em sala de aula, a partir do trabalho com sequência didática do texto instrucional ‘receita’, de modo a dar enfoque àqueles gêneros que fazem parte do contexto no qual os alunos estão inseridos. Tais reflexões propostas buscam auxiliar a tarefa do professor no que tange ao ensino da produção textual na escola, tomando como viés orientador o trabalho com sequências didáticas com textos instrucionais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2015-06-17
dc.description.abstract This scientific work aims to present some reflections on the reading and writing processes with a focus on textual production carried out in the classroom, taking into consideration the work with genres as didactic possibility of developing such skills in students elementary School. A brief explanation of the theoretical concepts that involve text production skills in the classroom. It presents several reflections on the concepts of reading, writing, text, literacy, genres and didactic sequences under the interactionist perspective and the notion of reading as a process of understanding and interactive activity of production of meaning, which takes place on the basis of linguistic elements in the textual surface. Thus, we propose reflections on the textual production work, the aspects of reading and writing, as a guiding principle of the Portuguese language classes. In the end, we try to point out some didactic possibilities of textual production approach in the classroom, from the work with didactic sequence of instructional text 'recipe' so as to give focus to those genres that are part of the context in which students are entered . Such reflections proposals is to assist the teacher's task in relation to the teaching of text production at school, taking as guiding bias work with didactic sequences with instructional texts. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/185
dc.date.accessioned 2017-12-18T20:52:37Z
dc.date.available 2017-12-18
dc.date.available 2017-12-18T20:52:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Produção textual pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.subject Text production pt_BR
dc.subject Textual genre pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LINS, Rogenia Maciel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Textual production in the classroom: resizing the pedagogical practice in elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation LINS, Rogenia Maciel. Produção textual na sala de aula: redimensionando a prática pedagógica no ensino fundamental. 2015. 88f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras: PROFLETRAS), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande,Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta