DSpace/Manakin Repository

Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROSNER, M. A. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2739498007021071 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, Hyggo Oliveira de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, H. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4993914550234923 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor2ID PERKUSICH, A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.referee1 MORAIS, Marcos Ricardo Alcântara.
dc.contributor.referee2 SILVA, Leandro Dias da.
dc.description.resumo Nos últimos anos tem-se observado a popularização do uso de smartphones e, aliado a isso, o crescimento do acesso à banda larga via smartphone. É nesse cenário que, com base na Computação Pervasiva, surge a Publicidade Pervasiva, a qual faz uso de dispositivos móveis e sensores para obter informações do contexto do usuário visando entregar o anúncio publicitário mais adequado. Contudo, a obtenção das informações de contexto utilizadas para recomendar anúncios de maneira oportunista, ou seja, o anúncio mais adequado para um usuário, tem como base o seu perfil e as suas preferências. Identificar estas preferências demanda interação do usuário, o que vai de encontro ao conceito de transparência da computação pervasiva. Neste trabalho propõe-se uma infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados de forma a encontrar o anúncio publicitário mais adequado ao consumidor, levando em conta estatísticas de consumo, o perfil do usuário e o contexto no qual está inserido. A utilização de estatísticas de consumo permite inferir o perfil do usuário baseado em um conjunto restrito de informações, reduzindo a necessidade de interação do usuário para identificação de seu perfil. Para avaliar a infraestrutura, foi desenvolvido um protótipo aplicado a um estudo de caso com professores, funcionários e estudantes da Universidade Federal de Alagoas, os quais receberam anúncios em dispositivos portáteis e indicaram quais desses anúncios eram de seu interesse. Durante o estudo, a solução proposta apresentou resultados melhores que as abordagens existentes na recomendação de anúncios oportunistas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação. pt_BR
dc.title Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. pt_BR
dc.date.issued 2012-03-15
dc.description.abstract In recent years, the use of smartphones has been popularized and, beside of that, there are the growth of broadband access via smartphone. In this scenario, based on Pervasive Computing, Pervasive Advertising appears. The pervasive advertising make use mobile devices and sensors for obtain user context information to delivery ad. So, in this work is proposed a infra-structure for delivery pervasive ads in way to find the more suitable ad for consumer, using consumption statistics, user profile and context. The feasibility of this infra-structure was established through development of a case study where the prototype was available for teachers, workers and students of UFAL - Federal University of Alagoas - for they receive ads and verify that ads was interesting. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860
dc.date.accessioned 2018-10-01T14:54:33Z
dc.date.available 2018-10-01
dc.date.available 2018-10-01T14:54:33Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Engenharia de Software pt_BR
dc.subject Publicidade Pervasiva pt_BR
dc.subject Anúncios On-Line pt_BR
dc.subject Estatística de Consumo - Publicidade pt_BR
dc.subject Computação Pervasiva pt_BR
dc.subject Anúncio Publicitário pt_BR
dc.subject Informações de Contexto - Publicidade On-Line pt_BR
dc.subject Publicidade Pervasiva Personalizada pt_BR
dc.subject Pervasive Advertising pt_BR
dc.subject Online Ads pt_BR
dc.subject Custom Pervasive Advertising pt_BR
dc.subject Consumer Statistics - Advertising pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROSNER, Marco Antonio Cavalcante.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Infrastructure for delivery of personalized pervasive advertising ads based on consumption statistics. pt_BR
dc.identifier.citation ROSNER, Marco Antonio Cavalcante. Infraestrutura para entrega de anúncios de publicidade pervasiva personalizados baseada em estatística de consumo. 2012. 76 f. (Dissertação de Mestrado em Ciência da Computação) Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraiba - Brasil, 2012. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1860 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta