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dc.creator.ID MAIA, I. D. C. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5157505463222348 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARROS, Péricles Rezende.
dc.contributor.advisor1ID BARROS, P. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0722445222056063 pt_BR
dc.contributor.referee1 ACIOLI JUNIOR, George.
dc.description.resumo Automóveis com tecnologia embarcada estão, cada vez mais, ganhando espaço no mercado, pelo conforto e principalmente segurança. Pesquisa do Insurance Institute for Highway Safety (IIHS) – órgão de segurança de seguradoras nos Estados Unidos – indica que o número de acidentes fatais com veículos individuais caiu 50% no país, graças à aplicação de sistemas de controle de estabilidade [1]. Para o desenvolvimento de tais sistemas de controle veiculares faz-se necessário o estudo da dinâmica e modelagem do automóvel. Um dos sistemas diretamente relacionados a acidentes no trânsito é o sistema de freio. Com o desenvolvimento do Sistema de freios Anti- Travamento (ABS) esse processo de frenagem tem sido facilitado, permitindo o completo controle do veículo, pelo motorista, durante a frenagem, sendo possível o desvio de obstáculos assim como uma redução no tempo de parada. No trabalho é abordado a modelagem do movimento longitudinal do veículo tendo como foco a do sistema de freio e implementação do sistema ABS. Resultados da dinâmica do modelo estudado é verificado utilizando Matlab. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Modelagem e simulação de dinâmica veicular. pt_BR
dc.date.issued 2016-06
dc.description.abstract Nowadays vehicles with embedded technology are becoming more popular for comfort and mainly for safety. A research from the Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), USA, verifies that the number of car accidents, related do death, has reduced 50% in the country since implementation of stability control systems [1]. The development of this kind of systems requires a study about the vehicle dynamics and modeling. One of the systems related to car accidents is the braking system. Antilock brake systems (ABS) facilitate braking allowing the driver to keep the control of the vehicle and avoid obstacles during the braking process and also allow a reduction in the stopping distance. This project presents a study about the vehicle longitudinal movement model focusing on braking and the development and implementation of an ABS system. Results are obtained using the software Matlab. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648
dc.date.accessioned 2021-05-07T17:30:19Z
dc.date.available 2021-05-07
dc.date.available 2021-05-07T17:30:19Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dinâmica veicular - modelagem e simulação pt_BR
dc.subject Modelagem e simulação - dinâmica veicular pt_BR
dc.subject Sistemas ABS pt_BR
dc.subject Sistemas de freios pt_BR
dc.subject Dinâmica da roda - veículo pt_BR
dc.subject Modelagem longitudinal do veículo pt_BR
dc.subject Resistência aerodinâmica pt_BR
dc.subject Resistência de aclive pt_BR
dc.subject Resistência de rolamento pt_BR
dc.subject Modelagem de pneu / roda pt_BR
dc.subject Sistema de freios - modelagem pt_BR
dc.subject Vehicle dynamics - modeling and simulation pt_BR
dc.subject Modeling and simulation - vehicle dynamics pt_BR
dc.subject ABS systems pt_BR
dc.subject Brake systems pt_BR
dc.subject Wheel dynamics - vehicle pt_BR
dc.subject Longitudinal modeling of the vehicle pt_BR
dc.subject Aerodynamic resistance pt_BR
dc.subject Slope resistance pt_BR
dc.subject Rolling resistance pt_BR
dc.subject Tire / wheel modeling pt_BR
dc.subject Braking system - modeling pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Modeling and simulation of vehicle dynamics. pt_BR
dc.identifier.citation MAIA, Isabelle Dias de Carvalho Dantas. Modelagem e simulação de dinâmica veicular. 2016. 76f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18648 pt_BR


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