DSpace/Manakin Repository

Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, F. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3687865555226305 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Iranilson Buriti de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, I. B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6085569185105786 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
dc.contributor.referee2 CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
dc.description.resumo Durante o século XIX, as práticas assistenciais de cuidado para com o corpo, desenvolvidas pela enfermeira Florence Nightingale favoreceram o surgimento de um campo científico e de uma profissão: a enfermagem. Dessa forma, a partir da institucionalização da profissão, o ensino de história da enfermagem passou a compor as estruturas curriculares dos cursos de graduação em vários países. Assim, a presente pesquisa tem por objetivo investigar o ensino de História da Enfermagem e a formação da identidade profissional no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Nordeste – URNe, no período de 1974 a 1988. A escolha pela instituição se deve ao fato da URNe ser pioneira na disponibilização do curso na cidade de Campina Grande-PB. Para tanto, como fontes de pesquisa laçamos mão dos projetos políticos pedagógicos; planos curriculares; portarias do curso, jornais do Diário da Borborema e entrevistas realizadas com docentes e discentes do período. Como aporte teórico-metodológico utilizamos os conceitos de leitura, apropriação e representação postulados por Roger Chartier (2002), de currículo exposto por Tomaz Tadeu da Silva (2002) e de cultura escolar apresentado por Juliá (2001), bem como buscamos problematizar a construção da identidade profissional dialogando com Stuart Hall (2006). A análise das fontes foi realizada através do método da Análise do Discurso apresentado por Foucault (2008). pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História pt_BR
dc.title Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). pt_BR
dc.date.issued 2020-05-22
dc.description.abstract During the 19th century, care practices for body care, developed by nurse Florence Nightingale, favored the emergence of a scientific field and a profession: nursing. Thus, from the institutionalization of the profession, the teaching of nursing history became part of the curricular structures of undergraduate courses in several countries. Thus, this research aims to investigate the teaching of Nursing History and the formation of professional identity in the Nursing course at the Regional University of the Northeast - URNe, from 1974 to 1988. The choice for the institution is due to the fact of the URNe be a pioneer in providing the course in the city of Campina Grande-PB. For that, as research sources we use political pedagogical projects; curricular plans; course ordinances, newspapers from Diário da Borborema and interviews with teachers and students of the period. As a theoretical-methodological contribution, we use the concepts of reading, appropriation and representation postulated by Roger Chartier (2002), of the curriculum exposed by Tomaz Tadeu da Silva (2002) and of school culture presented by Juliá (2001), as well as we seek to problematize the construction professional identity dialoguing with Stuart Hall (2006). The analysis of the sources was carried out through the Discourse Analysis method presented by Foucault (2008). pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710
dc.date.accessioned 2021-05-12T14:35:09Z
dc.date.available 2021-05-12
dc.date.available 2021-05-12T14:35:09Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Ensino Superior pt_BR
dc.subject Ensino de História da Enfermagem pt_BR
dc.subject Identidade Profissional pt_BR
dc.subject URNe pt_BR
dc.subject Nursing History Teaching pt_BR
dc.subject Professional Identity pt_BR
dc.subject Higher Education pt_BR
dc.subject História da Enfermagem - ensino
dc.subject Profissionais de Enfermagem - identidades
dc.subject Curso de Enfermagem - Brasil
dc.subject Roger Chartier - representações simbólicas
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Flávia Gomes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Lamp for my feet: teaching nursing history, curricular educational practices and professional identities in the URNe nursing course (1974-1988). pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, F. G. Lâmpada para os meus pés: o ensino de história da enfermagem, práticas educativas curriculares e identidades profissionais no curso de enfermagem da URNe (1974-1988). 2020. 146 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2021. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18710 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta