dc.creator.ID |
MORAES, V. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1525818155121850 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Jalberth Fernandes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAÚJO, J. F |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 |
pt_BR |
dc.description.resumo |
O presente trabalho é motivado pela problemática de implementação de políticas
de otimização da manutenção preventiva e estudos de confiabilidade em equipamentos,
presentes no subsistema de acionamento das portas de vagões do sistema metroviário.
Todos equipamentos avaliados são sujeitos à manutenção, ou seja, são equipamentos
reparáveis, que após falharem, podem ser recuperados e retomados às suas funções
primárias. Um plano de manutenção adequado, garante que os equipamentos funcionem
com risco de falha controlado, além de promover a redução de custos dispendiosos com
políticas inadequadas de manutenção. Portanto será objetivo deste trabalho avaliar a
confiabilidade dos equipamentos, bem como identificar qual melhor momento para
executar ações de manutenção preventiva em três equipamentos, motor elétrico,
pantógrafo e fuso. Ao fim deste trabalho foi possível avaliar, a confiabilidade de todos os
objetos de estudo, assim como definir uma política ótima de manutenção e comparar com
as sugeridas pelos fabricantes. Além disso, foi possível estabelecer um custo médio para
as ações de manutenção preventiva, que configuram uma encomia de pelo menos 2,7
vezes em relação a corretiva, ou seja, a diferença entre realizar a manutenção no tempo
proposto e simplesmente deixar que o equipamento falhe. Portanto com os valores
obtidos, foi possível justificar o emprego da metodologia proposta. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Confiabilidade e otimização da manutenção em equipamentos: estudo de caso. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2017 |
|
dc.description.abstract |
The present work is motivated by the problem of the implementation of preventive
maintenance optimization policies and reliability studies in equipment, there is no
subsystem for the activation of the wagon doors of the subway system. All equipment is
subject to maintenance, ie repairable equipment which, after failure, can be recovered and
resumed from its primary functions. An adequate maintenance plan ensures that the
equipment operates at a risk of controlled failure, as well as reducing costly costs with
inadequate maintenance policies. Therefore, one objective of this work was a reliability
of the equipment, as well as identifying the best time to perform preventive maintenance
actions in three equipments, electric motor, pantograph and spindle.The purpose of this
work is to evaluate the reliability of all objects of study, as well as to define a maintenance
policy and maintenance. In addition, it was possible to establish an average control for
the preventive maintenance actions, which constitute an offer of at least 2.7 times in
relation to the corrective, or a selection between performing a maintenance without time
design and simply letting the equipment, With the values obtained, it was possible to
justify the use of the proposed methodology. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18823 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-14T21:19:08Z |
|
dc.date.available |
2021-05-14 |
|
dc.date.available |
2021-05-14T21:19:08Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Manutenção industrial - confiabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Otimização da manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Confiabilidade e otimização da manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Manutenção preventiva |
pt_BR |
dc.subject |
Manutenção corretiva |
pt_BR |
dc.subject |
Minitab |
pt_BR |
dc.subject |
Weibull ++ |
pt_BR |
dc.subject |
Políticas de otimização da manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Confiabilidade em equipamentos |
pt_BR |
dc.subject |
Portas de vagões - manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Sistema metroviário - manutenção de portas de vagões |
pt_BR |
dc.subject |
Pantógrafo - manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Fuso - manutenção |
pt_BR |
dc.subject |
Falhas - tipos e classificação |
pt_BR |
dc.subject |
Medidas de confiabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Distribuições de probabilidade |
pt_BR |
dc.subject |
Teste de Aderência de Anderson Darling |
pt_BR |
dc.subject |
Anderson Darling - teste de aderência |
pt_BR |
dc.subject |
Estimação de parâmetros |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos de estimação de parâmetros |
pt_BR |
dc.subject |
Método dos mínimos quadrados |
pt_BR |
dc.subject |
Método da Máxima verossimilhança |
pt_BR |
dc.subject |
Industrial maintenance - reliability |
pt_BR |
dc.subject |
Maintenance optimization |
pt_BR |
dc.subject |
Maintenance reliability and optimization |
pt_BR |
dc.subject |
Preventive maintenance |
pt_BR |
dc.subject |
Corrective maintenance |
pt_BR |
dc.subject |
Maintenance optimization policies |
pt_BR |
dc.subject |
Equipment reliability |
pt_BR |
dc.subject |
Wagon doors - maintenance |
pt_BR |
dc.subject |
Subway system - maintenance of wagon doors |
pt_BR |
dc.subject |
Pantograph - maintenance |
pt_BR |
dc.subject |
Spindle - maintenance |
pt_BR |
dc.subject |
Failures - types and classification |
pt_BR |
dc.subject |
Reliability measures |
pt_BR |
dc.subject |
Probability distributions |
pt_BR |
dc.subject |
Anderson Darling's Grip Test |
pt_BR |
dc.subject |
Anderson Darling - grip test |
pt_BR |
dc.subject |
Estimation of parameters |
pt_BR |
dc.subject |
Parameter estimation methods |
pt_BR |
dc.subject |
Minimum squares method |
pt_BR |
dc.subject |
Maximum likelihood method |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
MORAES, Vinicius Siqueira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reliability and optimization of equipment maintenance: case study. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
MORAES, Vinicius Siqueira. Confiabilidade e otimização da manutenção em equipamentos: estudo de caso. 2017. 57f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2017. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18823 |
pt_BR |