dc.creator.ID |
GUIMARÃES, R. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5820604448930625 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAUJO, Jalberth Fernandes de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, J. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6903049112797651 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SILVA, Célio Anésio da. |
|
dc.contributor.referee1ID |
SILVA, C. A. |
pt_BR |
dc.description.resumo |
Devido à importância das instalações elétricas, a disciplina é abordada em cursos
técnicos e graduações em bacharel na área da eletricidade. Geralmente, os conhecimentos
em Instalações Elétricas são expostos em aulas teóricas e práticas. Porém, atividades
práticas em laboratórios demandam tempo e espaço físico, que muitas vezes
impossibilitam sua utilização pelos alunos, seja pela grande demanda de usuários ou por
horários disponíveis para utilização do mesmo. Para resolver este problema, os
laboratórios virtuais desempenham um papel importante como ferramenta no processo de
ensino de aprendizagem, criando e conduzindo experimentos simulados. Neste trabalho
foi desenvolvido um ambiente virtual para auxiliar o aprendizado de instalações elétricas.
O ambiente permite o estudante treinar os seus conhecimentos sobre instalações elétricas,
assim como melhorar a prática de ensino e aprendizagem do professor e do estudante.
Além disso, o ambiente virtual permite que o estudante tenha a flexibilidade de realizar
tarefas práticas fora do espaço acadêmico. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Engenharia Elétrica. |
pt_BR |
dc.title |
Ambiente virtual para auxílio do aprendizado de instalações elétricas prediais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018 |
|
dc.description.abstract |
Due to the importance of electrical installations, the discipline is approached in
technical courses and graduations in bachelor in the area of electricity. Generally, the
knowledge in Electrical Installations is exposed in theoretical and practical classes.
However, practical activities in laboratories require time and physical space, which often
make it impossible for students to use it, either due to the great demand of users or the
timetables available to use it. To solve this problem, virtual labs play an important role as
a tool in the learning teaching process, creating and conducting simulated experiments.
In this work, a virtual environment was developed to assist the learning of electrical
installations. The environment allows the student to train their knowledge about electrical
installations, as well as improving the teaching and learning practice of the teacher and
the student. In addition, the virtual environment allows the student to have the flexibility
to perform practical tasks outside of academic space. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18943 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-20T20:18:58Z |
|
dc.date.available |
2021-05-20 |
|
dc.date.available |
2021-05-20T20:18:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ambiente virtual de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Instalações elétricas prediais |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratórios virtuais de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Serious games |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.subject |
Jogos didáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning environment |
pt_BR |
dc.subject |
Building electrical installations |
pt_BR |
dc.subject |
Virtual learning labs |
pt_BR |
dc.subject |
Serious games |
pt_BR |
dc.subject |
Gamification |
pt_BR |
dc.subject |
Educational games |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GUIMARÃES, Rodrigo Torres. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Virtual environment to aid the learning of building electrical installations. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GUIMARÃES, Rodrigo Torres. Ambiente virtual para auxílio do aprendizado de instalações elétricas prediais. 2018. 34f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18943 |
pt_BR |