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Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica.

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dc.creator.ID TAVARES, T. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9390316143498356 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Ronimack Trajano de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, R. T. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/0855145610768901 pt_BR
dc.contributor.referee1 GERMANO, André Dantas.
dc.contributor.referee1ID GERMANO, A. D. pt_BR
dc.description.resumo O motor síncrono a ímãs permanentes com partida direta a rede elétrica (Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM) é uma máquina síncrona que apresenta uma gaiola-de-esquilo no rotor onde estão alocados os ímãs permanentes. Esse motor combina características do motor de indução trifásico quando funcionando abaixo da velocidade síncrona e ainda características do motor síncrono a ímã permanente convencional quando atinge a velocidade síncrona. Por se tratar de um motor síncrono a ímã permanente, o motor a ímã LS-PMSM apresenta a característica de elevada relação potência/volume e eficiência, apresentando-se como alternativa para aplicações industriais que utilizem o motor de indução trifásico, resultando em economia de energia da rede de alimentação. Neste cenário, é importante o estudo de estratégias de controle de velocidade do motor síncrono a ímã permanente LS-PMSM. Este trabalho tem por objetivo realizar o estudo de um sistema de acionamento do motor a ímã permanente LS-PMSM. Resultados de simulação do sistema de acionamento do motor LS-PMSM são apresentados para operação de partida a rede elétrica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.title Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica. pt_BR
dc.date.issued 2018
dc.description.abstract Rotor position estimation for Permanent-Magnet Synchronous Motors (PMSM) is important investigation area due to the increasing application of synchronous machines in industrial environment, hybrid vehicles, electric vehicles and wind-energy generation. Highperformance applications of AC machines demand the knowledge or estimation of parameters such as magnetic flux, speed and rotor position. For this scenario, it is important the study of strategies for rotor position/speed estimation aiming the self-sensing control of the motor. This Project presents the study of speed control system for a PMSM motor. A preliminary study of rotor position estimation techniques based on high-frequency injection is addressed suitable for low-speed applications. Simulation results for speed control operation and mechanical load variation are presented. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957
dc.date.accessioned 2021-05-20T21:42:44Z
dc.date.available 2021-05-20
dc.date.available 2021-05-20T21:42:44Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Sistema de acionamento de motor síncrono pt_BR
dc.subject Motor síncrono a ímã permanente pt_BR
dc.subject Controle de máquinas elétricas pt_BR
dc.subject Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor – LSPMSM pt_BR
dc.subject Máquinas de indução pt_BR
dc.subject Modelo matemático do motor síncrono pt_BR
dc.subject Modelo matemático do motor de indução pt_BR
dc.subject Synchronous motor drive system pt_BR
dc.subject Permanent magnet synchronous motor pt_BR
dc.subject Control of electrical machines pt_BR
dc.subject Line-Start Permanent-Magnet Synchronous Motor - LSPMSM pt_BR
dc.subject Induction machines pt_BR
dc.subject Mathematical model of synchronous motor pt_BR
dc.subject Mathematical model of induction motor pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator TAVARES, Thales de Aguiar.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Study of the synchronous motor drive system with permanent magnet with direct start to the power grid. pt_BR
dc.identifier.citation TAVARES, Thales de Aguiar. Estudo do sistema de acionamento do motor síncrono a ímã permanente com partida direta a rede elétrica. 2018. 49f. (Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia), Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba - Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18957 pt_BR


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