DSpace/Manakin Repository

Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, E. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7369830523115566 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Ana Maria da.
dc.contributor.advisor1ID DA SILVA, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3886623380855225 pt_BR
dc.contributor.advisor-co1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor-co1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor-co1ID LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 CHAVES, Márcio Frazão.
dc.contributor.referee2 PAULA, José Carlos de Freitas.
dc.contributor.referee3 ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de.
dc.description.resumo Com o propósito voltado ao ensino de Biologia, foi de interesse abrir as portas a uma possível reflexão e discussão a respeito das atividades práticas, um componente muito presente e discutido no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa tem como objetivo saber o que os alunos pensam ou sabem à respeito das atividades práticas desenvolvidas durante o processo de formação. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de Licenciatura em Biologia do CES, realizada através de um formulário com quatorze questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva no período de 15 a 30 de outubro de 2010. O formulário é dividido em três momentos, abrangendo informações e questões sobre a caracterização do sujeito da pesquisa, sobre o processo de formação dos alunos no curso e a futura atuação dos alunos como professor. A pesquisa foi desenvolvida com uma amostra de 104 alunos distribuídos nos 2o, 4o, So, 6o, 7o e 8o períodos e o desenvolvimento dos formulários ocorreu de acordo com a disponibilidade de encontros com os alunos nas aulas em que os professores disponibilizavam espaços para o desenvolvimento dos formulários. Foi de interesse da pesquisa observar se ocorreu ou não transformações nas concepções dos alunos. Diante dos resultados obtidos, as atividades práticas precisam de uma reavaliação e reflexão por parte dos componentes que estão em processo de formação e também, dos que contribuem para que esse processo aconteça. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia. pt_BR
dc.date.issued 2010-12-01
dc.description.abstract With the purpose of teaching Biology, it was of interest to open the doors to a possible reflection and discussion about practical activities, a very important component present and discussed in Science and Biology teaching. This research aims to know what students think or know about the practical activities developed during the training process. The research was developed with students from the Degree in Biology from CES, carried out using a form with fourteen multiple choice questions and a subjective question from 15 to 30 October 2010. The form is divided into three stages, covering information and questions about the characterization of the research subject, about the training process of students in the course and the future performance of students as a teacher. The research was developed with a sample of 104 students distributed in the 2nd, 4th, So, 6th, 7th and 8th periods and the development of the forms took place according to the availability meetings with students in classes where teachers provided spaces for the development of the forms. It was of interest of the research to observe if there have been changes or not in the students' conceptions. In view of the results obtained, the practical activities need a re-evaluation and reflection on the part of the components that are in the process of formation and also, of those that contribute to let this process happen. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958
dc.date.accessioned 2021-05-21T12:18:40Z
dc.date.available 2021-05-21
dc.date.available 2021-05-21T12:18:40Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de ciências pt_BR
dc.subject Formação de Professores pt_BR
dc.subject Formação de professores - biologia pt_BR
dc.subject Atividades práticas - ensino pt_BR
dc.subject Science teaching pt_BR
dc.subject Teacher training pt_BR
dc.subject Teacher training - biology pt_BR
dc.subject Practical activities - teaching pt_BR
dc.subject Enseñanza de la ciencia pt_BR
dc.subject Formación de profesores pt_BR
dc.subject Formación de profesores - biología pt_BR
dc.subject Actividades prácticas - docencia pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Elisângela da Costa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions of biology graduates about practical activities in science and biology teaching. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de los graduados en biología sobre las actividades prácticas en la enseñanza de las ciencias y la biología. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Elisângela da Costa. Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades praticas no ensino de ciencias e biologia. 2010. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. pt_BR
dc.description.resumen Con el propósito de enseñar Biología, fue de interés abrir las puertas a una posible reflexión y discusión sobre actividades prácticas, un componente muy importante presente y discutido en la docencia de Ciencias y Biología. Esta investigación tiene como objetivo saber lo que piensan o saben los alumnos sobre las actividades prácticas desarrolladas durante el proceso de formación. La investigación se desarrolló con estudiantes de la Licenciada en Biología por el CES, realizada a través de un formulario con catorce preguntas de opción múltiple y una pregunta subjetiva del 15 al 30 de octubre 2010. El formulario se divide en tres etapas, que abarcan información y preguntas sobre la caracterización del sujeto de investigación, sobre el proceso de formación de los estudiantes en el curso y el desempeño futuro de los estudiantes como docente. La investigación fue desarrollado con una muestra de 104 alumnos distribuidos en los grados 2, 4, Entonces, 6, 7 y 8 períodos y el desarrollo de las formas se llevó a cabo de acuerdo con la disponibilidad reuniones con estudiantes en clases donde los profesores proporcionaron espacios para el desarrollo de las formas. Fue de interés de la investigación observar si ha habido cambios o no en las concepciones de los estudiantes. A la vista de los resultados obtenidas, las actividades prácticas necesitan una reevaluación y reflexión por parte del componentes que se encuentran en proceso de formación y también, de los que contribuyen a deja que este proceso suceda. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta