dc.creator.ID |
SILVA, E. C. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7369830523115566 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Ana Maria da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DA SILVA, A. M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3886623380855225 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
LINHEIRA, Caroline Zabendzala. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
LINHEIRA, C.Z. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1ID |
LINHEIRA, CAROLINE ZABENDZALA |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CHAVES, Márcio Frazão. |
|
dc.contributor.referee2 |
PAULA, José Carlos de Freitas. |
|
dc.contributor.referee3 |
ATAÍDE, Jair Stefanini Pereira de. |
|
dc.description.resumo |
Com o propósito voltado ao ensino de Biologia, foi de interesse abrir as portas a uma
possível reflexão e discussão a respeito das atividades práticas, um componente muito
presente e discutido no ensino de Ciências e Biologia. Essa pesquisa tem como objetivo
saber o que os alunos pensam ou sabem à respeito das atividades práticas desenvolvidas
durante o processo de formação. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos do curso de
Licenciatura em Biologia do CES, realizada através de um formulário com quatorze
questões de múltipla escolha e uma questão subjetiva no período de 15 a 30 de outubro
de 2010. O formulário é dividido em três momentos, abrangendo informações e
questões sobre a caracterização do sujeito da pesquisa, sobre o processo de formação
dos alunos no curso e a futura atuação dos alunos como professor. A pesquisa foi
desenvolvida com uma amostra de 104 alunos distribuídos nos 2o, 4o, So, 6o, 7o e 8o
períodos e o desenvolvimento dos formulários ocorreu de acordo com a disponibilidade
de encontros com os alunos nas aulas em que os professores disponibilizavam espaços
para o desenvolvimento dos formulários. Foi de interesse da pesquisa observar se
ocorreu ou não transformações nas concepções dos alunos. Diante dos resultados
obtidos, as atividades práticas precisam de uma reavaliação e reflexão por parte dos
componentes que estão em processo de formação e também, dos que contribuem para
que esse processo aconteça. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Educação e Saúde - CES |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Ciências Biológicas |
pt_BR |
dc.title |
Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades práticas no ensino de ciências e biologia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2010-12-01 |
|
dc.description.abstract |
With the purpose of teaching Biology, it was of interest to open the doors to a
possible reflection and discussion about practical activities, a very important component
present and discussed in Science and Biology teaching. This research aims to
know what students think or know about the practical activities developed
during the training process. The research was developed with students from the
Degree in Biology from CES, carried out using a form with fourteen
multiple choice questions and a subjective question from 15 to 30 October
2010. The form is divided into three stages, covering information and
questions about the characterization of the research subject, about the training process
of students in the course and the future performance of students as a teacher. The research was
developed with a sample of 104 students distributed in the 2nd, 4th, So, 6th, 7th and 8th
periods and the development of the forms took place according to the availability
meetings with students in classes where teachers provided spaces
for the development of the forms. It was of interest of the research to observe if
there have been changes or not in the students' conceptions. In view of the results
obtained, the practical activities need a re-evaluation and reflection on the part of the
components that are in the process of formation and also, of those that contribute to
let this process happen. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18958 |
|
dc.date.accessioned |
2021-05-21T12:18:40Z |
|
dc.date.available |
2021-05-21 |
|
dc.date.available |
2021-05-21T12:18:40Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de Professores |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores - biologia |
pt_BR |
dc.subject |
Atividades práticas - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Science teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher training - biology |
pt_BR |
dc.subject |
Practical activities - teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Enseñanza de la ciencia |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores |
pt_BR |
dc.subject |
Formación de profesores - biología |
pt_BR |
dc.subject |
Actividades prácticas - docencia |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Elisângela da Costa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Conceptions of biology graduates about practical activities in science and biology teaching. |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Concepciones de los graduados en biología sobre las actividades prácticas en la enseñanza de las ciencias y la biología. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Elisângela da Costa. Concepções dos licenciados em biologia sobre atividades praticas no ensino de ciencias e biologia. 2010. 65 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2010. |
pt_BR |
dc.description.resumen |
Con el propósito de enseñar Biología, fue de interés abrir las puertas a una
posible reflexión y discusión sobre actividades prácticas, un componente muy importante
presente y discutido en la docencia de Ciencias y Biología. Esta investigación tiene como objetivo
saber lo que piensan o saben los alumnos sobre las actividades prácticas desarrolladas
durante el proceso de formación. La investigación se desarrolló con estudiantes de la
Licenciada en Biología por el CES, realizada a través de un formulario con catorce
preguntas de opción múltiple y una pregunta subjetiva del 15 al 30 de octubre
2010. El formulario se divide en tres etapas, que abarcan información y
preguntas sobre la caracterización del sujeto de investigación, sobre el proceso de formación
de los estudiantes en el curso y el desempeño futuro de los estudiantes como docente. La investigación fue
desarrollado con una muestra de 104 alumnos distribuidos en los grados 2, 4, Entonces, 6, 7 y 8
períodos y el desarrollo de las formas se llevó a cabo de acuerdo con la disponibilidad
reuniones con estudiantes en clases donde los profesores proporcionaron espacios
para el desarrollo de las formas. Fue de interés de la investigación observar si
ha habido cambios o no en las concepciones de los estudiantes. A la vista de los resultados
obtenidas, las actividades prácticas necesitan una reevaluación y reflexión por parte del
componentes que se encuentran en proceso de formación y también, de los que contribuyen a
deja que este proceso suceda. |
pt_BR |