DSpace/Manakin Repository

Uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação: no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de São José de Piranhas PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALEXANDRE, A. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7249307094827923 pt_BR
dc.contributor.advisor1 MACHADO, Viviane Guidotti.
dc.contributor.advisor1ID GUIDOTTI, Viviane. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3021482192977577 pt_BR
dc.contributor.referee1 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Rozilene Lopes de.
dc.description.resumo A pesquisa é voltada para o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação, partindo do seguinte problema: Como é realizado o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental uma escola pública no município de São José de Piranhas PB? Compreender o uso pedagógico das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino e aprendizagem nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. E os objetivos específicos: Refletir acerca da importância das Tecnologias da Informação e da Comunicação no processo de ensino na escola selecionada para a pesquisa; Analisar quais as Tecnologias da Informação e da Comunicação mais utilizados pelos professores sujeitos da pesquisa; Investigar como as Tecnologias da Informação e da Comunicação podem potencializar possibilidades de aprendizagem aos estudantes da escola selecionada para a pesquisa. A pesquisa de campo foi realizada em uma escola pública municipal de São José de Piranhas PB. O referencial teórico foi fundamentado nos seguintes autores: Cox (2008), Gomes (2014), Gómez (2015), Kenski (2007), Libânio (2008), Moita (2007), Moran (2000), Oliveira (1997), Restivo e Chouzal (2014 e Tajra (2012). A pesquisa seguiu os princípios de uma abordagem metodológica qualitativa e explicativa, o instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário elaborado no Google Forms e enviado via WhatsApp para os sujeitos, que neste caso são os professores. A pesquisa foi bastante produtiva, tendo em vista que possibilitou-­me conhecer um pouco sobre o uso pedagógico das tecnologias na escola escolhida, bem como o planejamento e os desafios enfrentados pelos professores mediante o cenário pandêmico. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação: no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de São José de Piranhas PB. pt_BR
dc.date.issued 2020-11-27
dc.description.abstract The research is focused on the use of Information and Communications Technology, starting from the question problem: Comprehending the pedagogical use of Information and Communications Technology in the teaching and learning process on the Early Years of Elementary Education, how is the pedagogical use of Information and Communications Technology carried out, in the Early Years of Elementary Education in a public school in the city of São José de Piranhas­PB? The specific objectives are: Thinking on the importance of Information and Communications Technology in the teaching process in the school selected for the research; Analyze which Information and Communication Technologies are most used by the teachers who are subject to the research; Investigate how the Information and Communication Technology can enhance learning possibilities for students at the school selected for the research. The field research was carried out in a public public school in São José de Piranhas PB. The theoretical framework was based on the following authors: Cox (2008), Gomes (2014), Gómez (2015), Kenski (2007), Libânio (2008), Moita (2007), Moran (2000), Oliveira (1997), Restivo and Chouzal (2014 and Tajra (2012). The research followed the principles of a qualitative and explanatory methodological approach, the data collection instrument used was a questionnaire prepared trhough Google Forms and sent via WhatsApp to the subjects, which in this case are the teachers. The research was very productive, given that it enabled me to know a little about the pedagogical use of technologies in the chosen school as well as the planning and the challenges faced by teachers through the pandemic scenario. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/18983
dc.date.accessioned 2021-05-24T12:06:56Z
dc.date.available 2021-05-24
dc.date.available 2021-05-24T12:06:56Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Tecnologias da Informação e da Comunicação pt_BR
dc.subject Ensino-aprendizagem pt_BR
dc.subject Ensino fundamental pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Ferramentas pedagógicas pt_BR
dc.subject Information and Communication Technologies pt_BR
dc.subject Teaching-learning pt_BR
dc.subject Elementary School pt_BR
dc.subject Early years pt_BR
dc.subject Pedagogical tools pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALEXANDRE, Aline Batista.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Pedagogical use of information and communication technologies: in the teaching and learning process in the early years of elementary school in a public school in the city of São José de Piranhas PB. pt_BR
dc.identifier.citation ALEXANDRE, Aline Batista. Uso pedagógico das tecnologias da informação e da comunicação: no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola pública no município de São José de Piranhas PB. 2020. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2020. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta