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Propaganda na internet: leitura, textualidade e sentido - uma proposta para o 8º ano.

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dc.creator.ID SANTOS, M. E. M. D. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0992328945317772 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4839768107713545 pt_BR
dc.contributor.referee1 BARBOSA, Maria Vanice Lacerda de Melo.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Hérica Paiva.
dc.description.resumo O objetivo principal desta pesquisa é propor estratégias de leitura e análise textual que venham contribuir para a promoção do multiletramento, no 8º ano do ensino fundamental, a partir de um trabalho voltado para o gênero multimodal propaganda, com base na sequência didática de Dolz e Schneuwly (2004) e na adaptação desse sequência proposta por CostaHubes e Simion (2014). O interesse pela elaboração da proposta surgiu da reflexão acerca da dificuldade que os alunos apresentam quanto à leitura, que se encontra muito limitada ao processo de decodificação, assim como ao tratamento dado por alguns professores quanto às práticas leitoras em sala de aula, que ainda permanecem muito arraigadas aos métodos tradicionais, ou seja, a um estudo descontextualizado, o que leva apenas a análise de partes do texto, reduzindo o ensino de línguas ao mero estudo de regras gramaticais. Além disso, nessas aulas, costumeiramente, são utilizados apenas textos impressos, que priorizam tão somente os aspectos verbais, deixando de lado a análise de outros elementos não verbais, tão importantes quanto àqueles, para o entendimento e para a produção de sentido. A metodologia aqui utilizada consiste na realização de uma pesquisa de cunho bibliográfico acerca do tema, aliada à proposta de uma sequência didática, em torno do gênero propaganda, com a finalidade de auxiliar, de forma mais dinâmica, o processo que envolve as práticas de leitura, análise e, consequentemente, produção textual, as quais abordem questões relativas à textualidade, desenvolvidas pela Linguística Textual, buscando, desse modo, ressignificar antigas práticas de leitura, sob a perspectiva inovadora dos multiletramentos, que possibilitem o desenvolvimento e/ou aprimoramento das competências linguísticas e discursivas dos alunos. A escolha pelo gênero propaganda deu-se por causa da sua massiva circulação social, através das mais variadas mídias, inclusive as digitais, e por sua multimodalidade, ou seja, por agregar variadas semioses num único texto, fator importante para o seu entendimento. Essa proposta de trabalhar com um gênero da esfera publicitária é uma forma de provocar no aluno a curiosidade investigativa e a capacidade de análise em relação à leitura crítica de textos multimodais que são produzidos socialmente. Para a realização desta pesquisa, alguns autores foram consultados para a fundamentarem teoricamente. São eles: Solé (1998), Leffa (1996, 1999), Koch (1997, 2009, 2012, 2013, 2014), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2012), Dolz e Schneuwly (2004), Antunes (2005, 2010), Rojo (2015), Dionísio (2011), entre outros. Também consultamos as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Língua Portuguesa (1998) e de outras fontes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN) pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Letras. pt_BR
dc.title Propaganda na internet: leitura, textualidade e sentido - uma proposta para o 8º ano. pt_BR
dc.date.issued 2016-02-24
dc.description.abstract The main objective of this research is to propose strategies of reading and textual analysis that will contribute to the promotion of multiletration in the 8th year of elementary school, starting from a work oriented to the multimodal propaganda genre, based on the didactic sequence of Dolz and Schneuwly (2004) and in the adaptation of this sequence proposed by Costa-Hubes and Simion (2014). The interest in preparing the proposal arose from the reflection about the difficulty that the students present in reading, which is very limited to the decoding process, as well as the treatment given by some teachers regarding the reading practices in the classroom, which still remain very much rooted in traditional methods, that is, a decontextualized study, which leads only to the analysis of parts of the text, reducing the teaching of languages to the mere study of grammatical rules. Moreover, in these classes, usually only printed texts are used, which prioritize only the verbal aspects, leaving aside the analysis of other non verbal elements, as important as those, for the understanding and the production of meaning. The methodology used here consists of the accomplishment of a bibliographic research about the theme, together with the proposal of a didactic sequence, around the propaganda genre, with the purpose of helping, in a more dynamic way, the process that involves reading practices, analysis and, consequently, textual production, which deal with issues related to textuality, developed by Textual Linguistics, thus seeking to resignify old reading practices, under the innovative perspective of multiliteracy, that enable the development and / or enhancement of competences Linguistic and discursive the students. The choice for the propaganda genre was due to its massive social circulation, through the most varied media, including the digital ones, and for its multimodality, that is, to add several semioses in a single text, an important factor for their understanding. This proposal to work with a genre of the advertising sphere is a way to provoke in the student the investigative curiosity and the capacity of analysis in relation to the critical reading of multimodal texts that are produced socially. For the accomplishment of this research, some authors were consulted to base it theoretically. They are: Solé (1998), Leffa (1996, 1999), Koch (1997, 2009, 2012, 2013, 2014), Bakhtin (2011), Marcuschi (2008, 2012), Dolz and Schneuwly , 2010), Rojo (2015), Dionísio (2011), among others. We also consulted the guidelines of the National Curricular Parameters (PCNs) of Portuguese Language (1998) and other sources. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/189
dc.date.accessioned 2017-12-27T17:10:27Z
dc.date.available 2017-12-27
dc.date.available 2017-12-27T17:10:27Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Textualidade pt_BR
dc.subject Análise textual pt_BR
dc.subject Gênero textual pt_BR
dc.subject Multiletramento pt_BR
dc.subject Sequencia didática pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Textuality pt_BR
dc.subject Textual Analysis pt_BR
dc.subject Textual Genre pt_BR
dc.subject Didactic Sequence pt_BR
dc.subject Linguística textual pt_BR
dc.subject Competência linguística discursiva pt_BR
dc.subject Propaganda na internet pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Maria Edineuma Martins Dantas dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Internet advertising: reading, textuality and meaning - a proposal for the 8th grade. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Maria Edineuma Martins Dantas dos. Propaganda na internet: leitura, textualidade e sentido - uma proposta para o 8º ano. 97f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras), Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande - Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


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